terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sínodo dos Bispos começa domingo

Data e horário: 
terça-feira, 02 Outubro 2012 - 13:13
Créditos: 
Redação com O SÃO PAULO
Começa no domingo, 7 de outubro, devendo estender-se até dia 28, a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé”. Trata-se de uma assembleia “ordinária”, uma vez que ocorre dentro do tempo previsto de quatro a cinco anos entre as assembleias ordinárias.
Sendo um organismo consultivo, bispos do mundo inteiro, escolhidos pelas conferências episcopais e aprovados pelo papa Bento 16, oferecem ao Supremo Pastor da Igreja uma ajuda mais eficaz. Após cada assembleia, o Papa, a partir das sugestões, das reflexões, das propostas dos padres sinodais, elabora uma carta pós-sinodal. A palavra “sínodo”, formada pelas palavras gregas “syn”, que significa “juntos” e “hodos” que significa “caminho”, mostra que o Papa e os bispos caminham realmente juntos, na condução da Igreja.

Leia também:

Cardeal fala dos preparativos para o Ano da Fé

Os bispos brasileiros eleitos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aprovados pelo Papa para participar da 13ª Assembleia do Sínodo são: dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília; dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG); dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo; dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB. Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, e dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foram escolhidos como substitutos.
Soma-se a eles, dom Bendito Beni dos Santos, bispo de Lorena (SP),  escolhido pelo papa Bento 16. Dom Beni participou da 2ª Assembleia Especial para a África.

“Um Sínodo de muitos frutos” prevê dom Odilo Scherer

Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que integra a delegação brasileira na 13ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, em recente entrevista ao Jornal de Opinião, da Arquidiocese de Belo Horizonte, explicou que a crise da Fé e da prática religiosa, o relativismo e o indiferentismo religioso, a superficialidade na adesão de Fé e a necessidade de retomar a evangelização diante de situações e desafios novos trazidos pelas mudanças culturais e religiosas atuais justificam a escolha do tema pelo papa Bento 16: “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé”.
Como mostra o instrumento de trabalho, “Instrumentum Laboris”, a Assembleia do Sínodo terá muito presente os 50 anos do Concílio Vaticano 2º e a partir de Jesus Cristo “Evangelho de Deus para o mundo” tratará dos vários cenários que missão evangelizadora da Igreja, missão permanente e sempre atual enfrenta hoje. Desse ponto de partida, segundo dom Odilo, a assembleia do sínodo partirá para os temas centrais: a transmissão e a revitalização da ação pastoral da Igreja. Uma consulta ampla às conferências episcopais de todo o mundo, ao próprio Conselho do Sínodo dos Bispos e a outros organismos de vida eclesial levou à definição dessas questões.
A Igreja quer a Nova Evangelização no mundo todo, lá onde se deu a “antiga evangelização”, como o Oriente Médio, o Norte da África e parte da Europa, e também nos lugares de evangelização recente, disse dom Odilo. Até porque, em nenhum lugar se pode dizer que a evangelização já está concluída. E essa Nova Evangelização também dirige-se às instituições da própria Igreja, às suas organizações pastorais, porque todas precisam de um sopro novo de evangelização.
Particularmente no Brasil e na América Latina, dom Odilo entende que a Nova Evangelização já está acontecendo, porque ela foi tema das Conferência de Santo Domingo (1992), do Sínodo para a América (1998) e da Conferência de Aparecida (2007).
Dom Odilo Pedro Scherer antevê muitos frutos dessa Assembleia do Sínodo, embora alerte que eles não serão automáticos. Dependerão do esforço unido à ação do Espírito Santo. Iniciativas missionárias, congregações religiosas e associações voltadas para esse fim, solidariedade missionária entre as comunidades da Igreja pelo mundo afora... são alguns desses frutos. “A Igreja espera e precisa de um novo e amplo despertar missionário” afirmou dom Odilo. E como tudo isso é obra da fé, a Igreja precisa renovar-se na fé. Daí, ao Sínodo da Nova Evangelização para a Transmissão da fé cristã, somar-se o Ano da Fé, a ser aberto pelo Papa no dia 11 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário