A palavra de Deus é exigente, exige entrega total, compromisso e fidelidade. A palavra de Deus nos oferece a esperança e nos fortalece diante das dificuldades. As novas perseguições vem através da calúnia e da ambição do poder. Ser fiel ao evangelho significa, também, sofrer todo tipo de perseguição. Mas o evangelho nos ensina a resistir pela fé e coragem. O cristão não veio ao mundo para ser estrela mas para servir da mesma forma que Jesus, como ele nos ensinou no lava-pés.
A posição de Jesus no lava-pés teve um caráter revolucionário para a época. Geralmente, as autoridades eram servidas e Jesus mostra como deve se comportar um discípulo seu. Deve imitar o seu mestre. A autoridade de Jesus é demonstrada no serviço aos necessitados. Ora, não é para fazer de conta que é discípulo de Jesus. Tem que ser na prática e na coragem. A mensagem de Jesus continua válida e universalizada.
A perseguição aos cristãos continua mas seus perseguidores caem porque não conseguem suportar a luz de Cristo. Uma coisa é certa, a Igreja continua a sua missão porque essencialmente ela é missionária. A aliança de Deus com o seu povo permanece firmemente porque Deus é fiel. Vamos lembrar aqui da saída do povo da escravidão do Egito. A intervenção divina foi necessária e autêntica. Mostrou também de que lado Deus está, do lado dos oprimidos. (Carlos: Catequista)