sábado, 26 de outubro de 2013

Papa Francisco: Bento XVI fez Teologia "de joelhos", seus livros despertam a fé



Cidade do Vaticano (RV) - Os livros sobre Jesus escritos por Bento XVI permitiram descobrir ou reforçar a fé em muitas pessoas e abriu uma nova estação de estudos sobre o Evangelho. Foi a consideração central expressa este sábado pelo Papa Francisco, que condecorou dois teólogos – um inglês e um alemão – com o "Prêmio Ratzinger". Promovido pela Fundação Vaticana "Joseph Ratzinger-Bento XVI", o Prêmio este ano chega à sua terceira edição.

Não há dúvida que fizeram bem a muitos, quer estudiosos ou pessoas simples, próximos ou distantes de Cristo. Esse é o resultado dos três livros sobre Jesus de Nazaré, escritos por Bento XVI entre 2007 e 2012, e em geral o bem feito por sua sabedoria teológica, antes fruto de oração que de empenho intelectual.

Francisco reconheceu isso e o celebrou publicamente no dia e no contexto mais apropriados, junto a dois teólogos – o inglês Richard Burridge e o alemão Christian Schaller – que receberam das mãos do Pontífice o Prêmio dedicado ao Papa emérito.

A entrega do chamado "Nobel da Teologia – como desde a sua instituição, em 2010, é considerado o Prêmio Ratzinger –, ofereceu ao Santo Padre a ocasião para uma reflexão pessoal sobre o valor da trilogia escrita por Bento XVI-Joseph Ratzinger.

Recordando a admiração de alguns diante de textos que não eram exatamente do magistério ordinário, o Papa Francisco observou:

"Certamente o Papa Bento se interrogou sobre a questão, mas também nesse caso, como sempre, ele seguiu a voz do Senhor em sua consciência iluminada. Com esses livros ele não fez um magistério em sentido próprio, e não fez um estudo acadêmico. Ofereceu à Igreja e a todos os homens o que tinha de mais precioso: seu conhecimento acerca de Jesus, fruto de anos e anos de estudo, de aprofundamento teológico e de oração – porque Bento XVI fazia teologia de joelhos, e todos sabemos disso –, e colocou esse conhecimento à disposição na forma mais acessível."

"Todos nós temos uma certa percepção, por ter ouvido muitas pessoas que graças aos livros sobre Jesus de Nazaré alimentaram a sua fé, a aprofundaram, ou até mesmo pela primeira vez se aproximaram de Jesus de modo adulto, conjugando as exigências da razão com as da busca do rosto de Deus.

Francisco parabenizou os vencedores do Prêmio Ratzinger 2013, e o fez também em nome de Bento XVI – com o qual disse ter-se encontrado "quatro dias atrás" –, despedindo-se deles com as seguintes palavras: "O Senhor abençoe sempre vocês e seu trabalho a serviço de Seu Reino".



Fonte: Rádio Vaticano 

Shalom

Shalom

Dá-nos, Senhor aquela
Paz inquieta que denuncia
a Paz dos cemitérios e a Paz dos lucros fartos.
Dá-nos a Paz que luta pela Paz! 

A Paz que nos sacode com a urgência do Reino.
A Paz que nos invade, com o vento do Espírito, 
a rotina e o medo, o sossego das praias 
e a oração de refúgio.
A Paz das armas rotas na derrota das armas.
A Paz da fome de Justiça,
a paz da Liberdade conquistada,
a Paz que se faz "nossa" sem cercas nem fronteiras,
Que tanto é "Shalom" como "Salam", 
perdão, retorno, abraço...
Dá-nos a tua Paz, essa Paz marginal que soletra
Em Belém e agoniza na Cruz e triunfa na Páscoa.
Dá-nos, Senhor, aquela Paz inquieta, 
que não nos deixa em paz!

Pedro Calasdáliga

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Para refletir

"Não é possível adorar a Deus numa escravidão. A relação com Deus é sempre uma libertação".

Frase do Papa Francisco


“É preciso deixar de lado tudo aquilo que nos distancia de Jesus Cristo e refazer tudo do início". 


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MINHA VISITA AO PARQUE DAS DUNAS

A minha visita no Parque das Dunas foi muito legal. Não foi a primeira vez que eu fui mas foi mais legal agora. No passeio da escola eu vi a casa em forma de uma mulher. Eu fui no centro de pesquisa, vi a maquete do Parque das Dunas. O Parque das Dunas só perde para Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Vi os animais empalhados e a xiloteca. Gostei muito. Prestei atenção que todos que trabalham ali tem muita consciência ambiental.
(R. 10 anos)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

domingo, 20 de outubro de 2013

Paróquia em renovação permanente

Não vamos muito longe para falar de renovação da paróquia. Desde que foi setorizada, pelo Padre Matias, que se investe na renovação da paróquia em São José de Mipibu. A paróquia tem um projeto de evangelização, sabe o caminho, conhece o caminho. Na condição de leigo na Igreja vejo a realidade como desafiadora mas tenho a esperança que a formação e a missão acontecendo simultaneamente vai nos levar à comunidade fermentada pela participação de todos.
(Carlos)

NOVENA MISSIONARIA 2013 - 4º DIA