sábado, 23 de fevereiro de 2013

Encontro do Fé e Luz

Amanhã acontecerá o encontro do
Fé e Luz. A nossa comunidade se
encontra muito feliz por tudo que
vem acontecendo nesse tempo de quaresma. O Fé e Luz cresce muito em qualidade.
Posted by Picasa

O PROFESSOR

O professor do século XXI está sempre em busca de conhecimento, de atualização. É próprio do mundo globalizado a busca permanente de conhecimento, dessa forma reconhecemos o perfil do educador necessário. Nunca estaremos prontos. A escola não é uma ilusão, ela representa o caminho infinito com uma fonte inesgotável para quem está com sede. Se esta fonte é pública, todos precisam ter o maior zelo por ela, cuidar e proteger. Para isto, não basta ter só o professor em sala de   aula. É necessário todas as condições para o funcionamento. Isso vai da sala de aula ao laboratório de informática para pesquisa os assuntos relacionados aos conteúdos. Pois, o aluno de hoje representa uma geração diferente daquela última década. Ela é detentora de um conhecimento que exige manuseio e desenvolvimento intelectual.
A educação é importante porque capacita o homem para ser agente da transformação social. Podemos dizer que "a educação é um ato político". Através do ato político podemos construir um mundo com possibilidade para todos. Mas também é através de atos políticos que alguns prejudicam outros. Por isso podemos fazer uma distinção entre o educador que preza pela justiça, o respeito e a igualdade em relação aquele que se anula sufocado pela tentação do poder e nada faz por uma educação de qualidade. Pode até falar do assunto mas a prática diz de que lado está, do mais forte, podemos assim dizer.
O nosso caminho é por uma educação de qualidade com professores bem remunerados, felizes pelas conquistas e cheios de esperança. (Carlos: Professor)

Viva a vida

Nosso amigo fiel. Já criou laços com todos da casa.
Não faz parte dos Aristogatas mas representa um grande tesouro.
Ele nasceu em nossa casa.

Leitura reflexiva

Ser de Deus ou Ser do Mundo?
Estamos vivendo um tempo propício para um encontro pessoal com Cristo. E nesse encontro encontrarmos aquilo que é necessário para vivermos como filhos amados de Deus, num mundo onde prevalece corrupção, perseguição e tantas outras formas de degeneração do homem. Ainda assim é possível viver como Deus quer, como Deus deseja. Nos fortalece o que diz o Apóstolo Paulo aos filipenses sobre aqueles que apreciam as coisas do mundo: “O fim deles é a perdição: tem por deus o ventre, orgulham-se de sua vergonha e só apreciam as coisas terrenas”(3,19). De que vale ser amigo dos corruptos e poderosos e “perder a alma”? São Paulo está certíssimo, o fim deles é a perdição.
Quaresma é um tempo favorável para reflexão. O cristão é um ser no mundo para transformá-lo, é um ser no mundo para fazer a vontade de Deus. É aquele que recebe como herança em sua prática pastoral, perseguição, aflição e muito sofrimento. Mas tem consciência de sua vocação dada por Deus. Que a quaresma seja um exercício para o fortalecimento da fé de todos, principalmente, daqueles que estão envolvidos nos trabalhos missionários.
(Carlos: Setor I)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jornada Pedagógica do Barão de Mipibu

O tema do 2º dia da Jornada Pedagógica na Escola Barão de Mipibu foi desenvolvido pela Professora-Formadora Cilene Regis: "O PPP e o papel social da escola". Este foi o tema do encontro que acrescentou muito na vida da escola. A palestrante aprofundou a estrutura de um projeto político pedagógico e elevou o nível de reflexão que girou em torno da jornada. Nossos agradecimentos a Cilene pela colaboração em nossa jornada.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma percepção de Martin Luther King
Recentemente eu encontrei alguns termos bem fortes  ditos por Martin Luther King. Ele disse o seguinte: “Como é difícil para as pessoas viver sem alguém para ser menosprezado. – realmente olhar com desdém . Não é apenas sentir-se enganado por alguém que odeia. É que eles são compelidos a olhar mais atentamente para si próprios e para o que eles não gostam sobre eles mesmos.

Jean Vanier

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mensagem de Jean Vanier

Enfrentando a dor juntos

Quando ouvimos historias de dores terríveis e sabemos que nada podemos fazer a respeito, nós percebemos nossa própria vulnerabilidade. Nós ouvimos os gritos de dor, mas não sabemos como proceder. Nenhum de nós sabe o que fazer com a profunda incoerência do nosso mundo. Talvez esta realização possa trazer-nos de volta para a comunidade. Nada podemos fazer sozinhos. Precisamos estar sempre juntos em todos os momentos.

Jean Vanier
, "Living Gently in a Violent World," p. 67

Primeiro dia da Jornada Pedagógica na Escola Barão de Mipibu

 A coordenadora pedagógica, Andreia Trindade, apresentou o resultado 2012 do 1º ao 5º ano


A professora Sandra, representando a 2ª Dired, desenvolveu o tema: Os desafios da educação no século XXI
O primeiro dia da Jornada Pedagógica foi bem participativa, durante a palestra a professora Sandra enfatizou a importância das novas tecnologias no âmbito escolar. A escola não é mais a mesma de algumas décadas atrás, ela mudou bastante. Estamos numa nova época que exige desafios e a escola está presente na mudança de época. Ela, a escola, não está isenta das transformações. 
Os professores dos três turnos participaram e valorizaram o encontro de formação. A palestra ministrada pela professora Sandra criou uma boa expectativa para o ano letivo. Amanhã cumpriremos a pauta do 2º dia.
Boa noite meus amados em Cristo. Trago-lhes uma boa nova muito especial: no último domingo 17/02, o Conselho da Província Renascer (Nordeste do Brasil) se reuniu e definiu a data para a sua Assembléia Provincial, que deverá acontecer nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013, no Convento das Irmãs Terezinha em Aracaju/Se., onde teremos também, eleição para coordenador provincial. Maria Sílvia deverá confirmar a data. Pedimos a todos que nos orem para que o Espírito Santo suscite pessoas capazes e corajosas para assumir esta missão e que tenhamos uma Assembléia abençoada. Muitíssimo obrigado e que Deus derrame suas bênçãos em suas vidas e na vida de seus amados e derrame muitas bênçãos de graças também em suas comunidades.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Que Movimento é esse em Mipibu?

O Movimento Fé e Luz é um movimento de encontro que leva ao coração da Igreja a pessoa com deficiência intelectual e sua família. Temos dez anos de existência em São José de Mipibu com testemunho de alegria e paz. Esse mundo só será melhor quando respeitarmos todas as pessoas independente de sua condição social. Respeitar no sentido de ver no outro alguém com os mesmos direitos e deveres. A amizade construída a partir do Fé e Luz é em nossa compreensão a superação da exclusão que é tão comum na sociedade capitalista. O nosso projeto de vida é o roteiro universalizado. O roteiro está presente em todos os países onde existe o Fé e Luz. Aqui aprendemos a viver em comunidade, num verdadeiro espírito de solidariedade. (Carlos: Sou do Fé e Luz)
Posted by Picasa

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Reflexão do Documento de Aparecida

"Todos na Igreja somos chamados a ser discípulos e missionários. É necessário formar-nos e formar todo o Povo de Deus para cumprir com responsabilidade e audácia esta tarefa"(DAp). 
Posted by Picasa

Reflexão para as lideranças

"Jesus tinha discípulos não para servi-lo, mas para prepará-los para a missão"(Dom Benedito).

Rua Praia de Búzios em Mipibu


Formação como desafio

Estamos voltando ao tema da formação. Os desafios não são poucos, as mudanças são rápidas. A partir dessa constatação somos convocados a conhecer o que a Igreja fala aos nossos corações no contexto da América Latina. Se falta espírito missionário, falta formação. Tomando como ponto de partida o documento de Aparecida, ele nos mostra cinco aspectos importantes indispensáveis na formação do discípulo missionário: "O encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão". 
No encontro com a Palavra de Deus adquirimos significado para a nossa missão. Não tem sentido dizer que ama a Deus e não seguir o seu projeto salvífico. (Carlos)