sábado, 25 de agosto de 2012

VIOLÊNCIA É A NÚMERO 1
Hoje em dia só se fala em violência na cidade de São José de Mipibu. A situação está séria. A violência na escola também chama atenção com professores sendo alvo de agressões. Temos registros de duas agressões físicas sofrida por professores. O ano passado uma professora foi agredida fisicamente por uma mãe de aluno e, este ano, um professor foi agredido fisicamente, sendo agora por um aluno.  O que significa isso? Qual é a verdadeira função da escola?

Uma boa orientação espiritual

CIDADANIA E LIBERDADE
Ser um cidadão / consciente e responsável
Com boa educação / o respeito é inegável.
A saúde e o lazer / são direitos conquistados
A leitura dá prazer / conhecimentos respeitados.
Cidadãos com direitos e deveres / garantem a liberdade
Nesse campo de prazeres / viva a nossa cidade.
A certidão de nascimento / não garante cidadania
Melhor que pensamento / é sua moradia.
A educação de qualidade / é o sonho que nós temos
Junte-se à quantidade / competência, nós podemos.
Crescer com educação / o direito e a igualdade
Melhor é dá remoção / do abuso e crueldade.
O sonho da liberdade / do respeito e proteção
Organizem minha cidade / que venha a libertação.
A defesa do racismo / é pura covardia
O nosso individualismo / é semeado de noite e de dia.
O erro é discriminar / os pobres abandonados
O difícil é aceitar / escravos condenados.
A liberdade de expressão / me dá asas para voar
Escrever com precisão / o direito de falar.
Encerro a nossa fala / com direito a liberdade
Quem luta não se cala /  não esquece da verdade.
(Autores: alunos do 5º ano A e o Profº Carlos Alberto)
ANO: 2012


OPÇÃO PELOS POBRES
A vida pública de Jesus foi preferencialmente dedicada aos pobres e oprimidos. Havia sempre uma multidão de pessoas necessitadas procurando e ouvindo as palavras de Jesus Cristo. Ele comunica o Reino de Deus que traduz justiça, amor, paz. É preciso ser como Jesus: JUSTO. Jesus conta-nos uma parábola que deixa claro sua posição diante da realidade do mundo. Em Mt 25, 31-46, Jesus mostra que no mundo precisamos ter discernimento e acolher aquilo que é de Deus. Ele mesmo acolhe os pequenos e humilhados para o seu coração, a sua vida. Quem não acolhe Jesus também não acolhe os pequenos e quem não acolhe os pequenos não acolhe Jesus. Disse Jesus: "Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram". A opção do cristão é fazer o bem principalmente aos mais pobres e humilhados.
Com a setorização abrimos um novo jeito de evangelizar atendendo o pedido de Jesus: "Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a todos". A realidade aparece aos nossos olhos, uma realidade nunca vista por aqueles que se dizem "poderosos" mas que tem a colaboração dos mesmos. A realidade do pecado social é criada no modelo de sociedade excludente. Por isso mesmo os pobres são aquelas pessoas que o sistema cria na condição de empobrecidas sem voz e vez. 
Os excludentes vêem os pobres como aqueles que não tem vez nem voz mas tem o voto e os transforma em massa de manobra. Mas os cristãos tem a obrigação de ver como Jesus viu. "Felizes os pobres porque alcançarão o Reino de Deus". Continuemos a nossa missão em construção do Reino de Amor e Justiça.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SEMANA CATEQUÉTICA
Estamos encerrando, hoje, a semana catequética com um encontro com pais e padrinhos dos crismandos. Durante a semana foi trabalhado temas e oficinas com alunos das escolas públicas. Foi um trabalho muito positivo. Parabéns aos colaboradores. 

Boa reflexão!
PRECONCEITO
Devemos ter cuidado para não agredirmos os outros com os preconceitos. O preconceito nos bloqueia profundamente, devemos aprender com Jesus a amar o próximo. Pelo que parece, a igreja é a única instituição que vive a essência do amor preferencial pelos mais pobres. É uma Igreja sem preconceitos em sua natureza divina. Ela é perita na defesa da humanidade. Para que o mundo seja melhor, "não faças ao outro aquilo que não gostarias que fizestes contigo".

E SE NÃO PRODUZIR FRUTOS?
O investimento que está sendo feito com a setorização é necessário para o crescimento e fortalecimento do cristão. É como o adubo que se coloca na plantinha, ela se desenvolve com os cuidados que recebe diariamente. Aqueles poucos que acreditam na força do Evangelho conseguem produzir frutos na catequese do dia a dia. Mas se as lideranças não acreditarem no projeto, então, o projeto não sobreviverá."Quem sabe no futuro ela dará fruto! Se não der, então a cortarás"(cf Lc 13, 6-9). É importante saber o que estamos fazendo a serviço do povo. O povo está na fila de espera. Espera por educação de qualidade, justiça, saúde e segurança.
Um sistema que é cego para ver a realidade dos pobres é como a árvore estéril que não dá frutos. Não serve para suprir as necessidades dos mais humildes. Um sistema que protege os ricos e condena os pobres à miséria é do maligno se conforma com a exploração, com a fome e a miséria. Temos que despertar o espírito missionário nos setores para que a Palavra de Deus possa estar presente em todos os lugares. 
Mas, é importante lembrar que servir a Deus é um serviço gratuito e desinteressado. É preciso colocar os pés na base e conhecer a história do nosso povo.



COMUNIDADE DE BASE
No Evangelho de Mateus 13, 1 a 23, apresenta-nos Jesus como aquele que não se ausenta do meio do povo. "Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. Numerosas multidões se reuniram em volta dele". O povo estava com Jesus em inteira confiança no Senhor. Isso demonstra que Jesus conhecia o chão de sua terra. Ele não estava preso numa sinagoga falando ao povo como um rei. No meio do povo e com o povo anunciava a boa nova. Conhecia profundamente as necessidades do povo. Ao mesmo tempo despertava muitos para a missão de pregar pelo mundo a boa notícia do Reino de Deus.
Hoje, temos muitos contribuindo com a setorização da paróquia. Mas é preciso que alguns saiam da clausura e vá para onde o povo está e revelar a Palavra de Deus que conforta e liberta. Vá descobrir a presença de Jesus nos mais pobres e oprimidos. O modelo de cristão está no lava pés. Jesus se faz servo de todos. Faça a mesma coisa. Não deixe a setorização cair no esquecimento. Vamos viver aquilo que a Igreja pensou para todos.
NOSSA MISSÃO NA IGREJA
Nossa missão na Igreja é encaminhar nossos amigos para o discipulado na condição de leigo. É assim no Movimento Fé e Luz, na catequese e setor missionário. Quem se sentir chamado a cooperar que venha para servir e não para ser servido.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


FÉ E LUZ: COMUNIDADE DE ENCONTRO

O Movimento Fé e Luz é um movimento de encontro com o deficiente intelectual e sua família. A intenção é levá-lo ao coração da Igreja. Nesse segundo semestre temos que priorizar o movimento, é preciso apoiar para fazer crescer o movimento que não é tão visto na comunidade. Temos agora em setembro uma peregrinação para Cunhaú. Reuniremos as três comunidades: Mipibu, Macau e Natal.

domingo, 19 de agosto de 2012


SEMANA CATEQUÉTICA
A paróquia realiza de terça-feira até sexta-feira a semana catequética atendendo o público estudantil do ensino fundamental. De terça a quinta-feira, manhã e tarde, as escolas serão atendidas com oficinas, dinâmicas e mensagens que fortaleça a fraternidade na comunidade.
Também na sexta-feira, às 19 horas, acontecerá um momento de reflexão com os pais e padrinhos dos crismandos. Será uma semana de bênçãos.
QUEM RECONHECE A EDUCAÇÃO?
A educação é um serviço essencial mas com pouco reconhecimento. O fato ocorrido na Escola Estadual Francisco Barbosa não foi um fato isolado. A violência parece ser estrutural. Os espaços em que o mipibuense espera nunca acontecer é desrespeitado na essência. A perversidade se torna um golias diante do bem. 
Quais são as aspirações dos nossos jovens? O que pensam sobre a educação? Educação é um serviço essencial, tem como objetivo tornar o homem dotado de conhecimento. Nesse sentido temos necessidades de educadores em nossas vidas. O apetite natural do homem não é a violência mas a liberdade que o incorpora na civilização da paz, amor e justiça.

Tribuna do Norte | Ceará prioriza alfabetização e sobe na avaliação do Ideb

Tribuna do Norte | Ceará prioriza alfabetização e sobe na avaliação do Ideb
EDUCAÇÃO
Educação deve ser pensada por aqueles que estão na luta permanente por melhores condições. Sindicato que só se pronuncia para reivindicar salário é incompleto e defeituoso. Educação se faz também visando melhores estruturas para o ensino acontecer com qualidade. É muito fácil defender a educação sem criar as possibilidades para a mudança. Se a educação diz respeito a toda sociedade, então, que a luta contemple o direito de todos. Ainda existe uma luz, a luz é o bem comum.
POLÍTICA E CARIDADE
Política é a arte de fazer o bem comum, ela se torna completa quando é sustentada pela caridade. O que seria a caridade? A caridade, podemos dizer que seria o complemento da política com justiça social. Esta não pode faltar no contexto da América Latina, onde milhares de pessoas passam fome em terras agricultáveis. Não se iludam! A mentalidade dos que entram hoje nesse campo é de puro tradicionalismo e conservadorismo. O que está sendo respeitado? A tradição do desemprego, fome, miséria, violência e tantas outras coisas. "O justo vive da fé". O homem justo não colabora com a iniquidade do sistema que administra a desigualdade social.
Espero por 50 anos para acontecer uma leve mudança que eleve a dignidade do homem. Espero também que as camadas inferiores possam se autopromover a partir do conhecimento e conquistem a sua independência, a sua liberdade. Assim, sonharemos com uma sociedade justa e fraterna.