sábado, 8 de dezembro de 2012

Homilia do D. Henrique Soares da Costa – II Domingo do Advento – Ano C

Br 5,1-9
Sl 125
Fl 1,4-6.8-11
Na segunda leitura da Liturgia da Palavra deste Domingo II do Advento, por duas vezes São Paulo refere-se ao Dia de Cristo: “Aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao Dia de Cristo”; “que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é melhor. Assim ficareis puros e sem defeito para o Dia de Cristo”. Para este Dia de Cristo, meus caros, estamos nos preparando no santo Tempo do Advento. Dia de Cristo é o Natal; Dia de Cristo é o “todo-dia”, quando sabemos reconhecer suas visitas; Dia de Cristo será a sua Vinda gloriosa no final dos tempos. Quem celebra piedosamente o Dia de Cristo no Natal e é atento pela vigilância ao Dia de Cristo de “todo-dia”, estará pronto na perfeição do amor, estará puro e sem defeito para o Dia de Cristo no final dos tempos!
É certo que não poderemos fugir do Cristo Jesus: diante dele todos nós estaremos um dia porque através dele e para ele fomos criados e somente nele nossa existência chegará à sua plenitude. A primeira leitura de hoje ilustra de modo comovente a situação da humanidade e também a situação da Igreja, pequeno resto peregrino e acabrunhado sobre esta terra: trata-se de uma humanidade sofrida, de uma Igreja em exílio, mas que será consolada pelo Senhor. Recordemos a palavra de Baruc profeta “Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus!” Que belo convite, que sonho, que felicidade, meus caros! Pensemos na nossa vida, pensemos nas ânsias da Mãe Igreja, e alegremo-nos com o consolo que Deus nos promete! “Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno. Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém, a todos os que estão debaixo do céu!” Vede, caríssimos, o nosso Deus como é: um Deus que promete, um Deus que abre a estrada da esperança, um Deus que consola, um Deus que nos prepara um futuro de bênção, de paz e de vida! Mas, quando será esta paz, de onde virá? Escutai, caríssimos: “Levanta-te, Jerusalém – levanta-te, irmão; levanta-te, irmã! Levanta-te, Mãe católica! – põe-te no alto e olha para o Oriente!” O Oriente, meus caros é o lugar da luz, o lado no qual o sol nasce e o dia começa; o Oriente é o próprio Cristo Jesus! Olhar para o Oriente é esperar o Dia de Cristo, o Dia sem fim, a Luz que não tem ocaso! Quem caminha sem olhar o Oriente, caminha sem saber para onde vai; quem avança noutra direção, não caminha para a luz, mas vai ao encontro das trevas: “des-orienta-se”! “Levanta-te, põe-te no alto e olha para o Oriente!” Olha para o Cristo, vai ao seu encontro! Então, tu verás a salvação de Deus; tu experimentarás que o Senhor não é Deus de longe, mas de perto; tu experimentarás o quanto o Senhor é capaz de consolar o que chorava, de acalmar o que estava aflito, de reconduzir o transviado: “Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel sua Igreja santa, seu povo eleito, caminhe com segurança sob a glória de Deus!”
Vede, caríssimos, que é de paz que o Senhor nos fala, é a salvação que nos promete! Se agora lançarmos as sementes da vida entre lágrimas, haveremos de colher com alegria; se agora muitas vezes na tristeza formos espalhando as sementes, um dia, no Dia de Cristo, nosso Oriente bendito, com alegria voltaremos carregados com os frutos em feixes! As promessas do Senhor, meus caros, fazem-nos compreender que nossa vida tem sentido, que tudo quanto nos acontece pode e deve ser vivido à luz de Deus! Uma das grandes misérias do nosso tempo é a solidão humana. Não se trata de uma solidão qualquer, mas de uma sensação mortal de viver a vida diante de ninguém, de caminhar a lugar nenhum, de gastar energia e sonho para produzir vazio… Mas, quando voltamos o rosto para o Oriente, quando nos deixamos banhar por sua luz que, como uma aurora bendita já começa a difundir seus raios, então tudo se enche de paz e de alegria, porque tudo ganha um novo sentido!
Caríssimos no Senhor, pensai na vossa vida concreta, nas vossas semanas e dias feitos de experiências bem reais e miúdas… Pois bem, Deus, em Cristo, visita a nossa vida! No Evangelho de hoje, quando São Lucas narra o aparecimento de João Batista, o precursor do Messias, ele começa mostrando como a palavra do Senhor, como a sua salvação nos atinge e nos encontra bem no concreto de nossa vida, no nosso aqui e no nosso agora. A salvação não é um mito, a vinda do Senhor até nós não é uma estória de trancoso… Escutai como é concreta a sua vinda, como tem uma história e uma geografia: “No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias, a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumo sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.” Vede, irmãos, e compreendei: a Palavra de Deus vem nós num “quando” e num “onde”. O “quando” é hoje, agora, neste período da nossa vida; o “onde” é aí onde você vive: na sua casa, no seu trabalho, nas suas relações, nos seus conflitos! É neste agora e neste aqui, neste “quando” e neste “onde” que Deus vem ao nosso encontro em Cristo Jesus! E o que devemos fazer para acolhê-lo? Como devemos proceder para que não venha na os em vão? Como agir para que a sua luz nos possa iluminar? Escutai ainda o Evangelho: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E toda carne verá a salvação de Deus”. Vê, meu irmão; presta atenção, minha irmã! É de ti que o Senhor fala; é à tua vida que ele se refere: queres ver a luz do Oriente? Queres dirigir-te para o Dia eterno? Queres realmente estar pronto para o Dia de Cristo no Natal, no “todo-dia” e no Último Dia? Então, endireita agora teus caminhos, abaixa as montanhas da soberba e do orgulho, aterá os vales do medo, da covardia e do vão temor, e endireita as tortuosas estradas de teus vícios e de teus pecados! Aí sim, tu e toda carne verão a salvação de Deus: na celebração do Natal vamos vê-la reclinada num pobre presépio, no “todo-dia” vamos experimentá-la de tantos modos e em tantos momentos e, no Último Dia, Dia de Cristo, iremos vê-la face a face como eterna delícia, alegria sem fim e vida imperecível! Vamos, irmãos, caminhemos com fé ao encontro do Senhor! E para que o nosso caminho não seja sem rumo e em vão, endireitemos desde agora as estradas de nossa vida! Levantemo-nos, ponhamo-nos no alto da virtude e vejamos: vem a nós a alegria do nosso Deus! A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

D. Henrique Soares da Costa

NOSSA SENHORA




Imaculada! Admiravelmente, Imaculada!

Maria, a Virgem!
Totalmente de Deus, em corpo e alma,
sem "se", sem "talvez", sem "porém"!
Maria, a Virgem: Virgem Maria, Maria Virgem,
totalmente: a Toda de Deus, a Toda Santa!

Desde a eternidade, antes das montanhas,
antes do brilho do sol, antes do encanto das estrelas,
sonhada pelo Pai, querida pelo Pai, amada pelo Pai:
Imaculada!

Toda a humanidade atolada no pecado,
toda criação marcada pelo pecado,
todo o universo sob um misterioso jugo
do misterioso e multipresente pecado.
Mas ela, a Virgem, a Amada,
foi pensada, foi querida, foi criada
Imaculada!

Nascida do amor humano,
concebida da semente de Joaquim e Ana;
nascida do amor eterno do Pai
e na hora da concepção,
no instante mesmo da conceição,
a surpresa,
a graça grande, abundante, generosa, inesperada:
Imaculada!

Nela, no embrião, no feto, na nascitura Maria,
a cadeia do pecado, a pecaminosidade humana,
a sedução de Satanás jamais tocou:
ela seria toda íntegra, toda inteira, toda centrada:
Imaculada!

E assim, por querer do Pai,
por Mérito do Filho,
por Dom do Espírito,
ei-la criada, ei-la concebida:
Imaculada!

Algo novo começou, luz nova brilhou neste mundo breu:
já a Aurora do Dia que nasceria em Belém,
já a Estrela d'Alva do Sol que não tem ocaso,
já o prenúncio da vitória da Luz sobre a treva,
Graça sobre o pecado,
da Vida sobre a morte:
prenúncio bendito,
anúncio virginal,
prelúdio todo puro,
alvura ofuscante:
a Imaculada!

Hoje a Igreja, na proclamação da Palavra bendita,
mostra Maria, a prometida de José,
Prometida de Deus,
com dois nomes, nomes que a definem,
nomes que dizem tudo dela e muito de nós:
"Toda Agraciada" - Gabriel a chama,
"Serva" - ela mesma se denomina!

"Toda Agraciada" porque tudo é graça de Deus:
ela é toda cheia do favor do Senhor,
nela não há espaço, mínimo que seja,
para a des-graça do pecado:
Toda-Santificada, Toda-Purificada, Toda-Agraciada:
Imaculada!

E ela, a Toda Virgem, a Toda-de-Deus,
correspondeu a graça,
não deixou que o presente fosse vão na sua vida:
a Toda Agraciada fez-se Toda Serva:
"Sou Dele, sou do Senhor, sou Toda-de-Deus,
Toda-Imaculada!

Santa Maria,
Maria Virgem, Maria, a Virgem,
Maria de hoje, da festa de agora,
roa por nós, também agraciados,
faze-nos servos, faze-nos de Deus,
ainda que, pobres, como tu não sejamos:
Imaculados!



Escrito por Dom Henrique
|

Assembleia da Infância e Adolescência Missionária recebe visita do Secretário Geral da CNBB



Os participantes da 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que acontece sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), iniciaram os trabalhos na manhã desta sexta-feira, 7, com uma missa presidida por dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
“Ser cristão, em primeiro lugar é ser seguidor e seguidora de Jesus, independentemente do serviço que prestamos na comunidade. O Evangelho nos mostra isso”, afirmou dom Leonardo.
Ao comentar sobre os símbolos do Advento, tempo litúrgico que prepara o Natal de Jesus, o bispo observou que, apesar da beleza do ambiente, “nós ainda não vimos o Menino”. Segundo ele, “existe algo próprio e extraordinário na experiência cristã que é ser tocado por Jesus, momento em que começamos a abrir os olhos. A sensação que temos é de que só conseguimos seguir Jesus de fato quando formos tocados por ele”.
Hoje a Igreja recorda Santo Ambrósio, bispo de Milão na Itália que batizou Santo Agostinho. “Agostinho esteve a caminho de Jesus por vários anos, mas somente quando foi tocado por ele na fala de Ambrósio é que começou ver algo extraordinário. Com isso, se torna um dos maiores pensadores da Igreja. Depois de ter sido tocado e educado pela mãe, Santo Mônica que rezava todos os dias. Talvez as nossas crianças e adolescentes ao entrar na dinâmica missionária, vão seguindo Jesus, mas em determinado momento, depois de tanto anunciar Jesus, de repente percebam como é extraordinário conhecê-Lo. Isso por que foram atingidos lá dentro do coração”, destacou dom Leonardo em sua reflexão.
Em nome da CNBB, dom Leonardo agradeceu aos coordenadores estaduais da IAM pelos serviços prestados à Igreja em todo o Brasil. “Onde o trabalho da IAM acontece, as crianças transformam o ambiente, são sinais, a comunidades se torna ativa. As crianças são uma presença mais tranquila, de paz e fraternidade também no ambiente da escola”, disse. “No serviço que prestamos, Jesus vai abrindo os nossos olhos para percebermos cada vez mais, a grandeza dessa experiência de estarmos numa relação profunda com Ele e com a Trindade Santa. Nossas crianças e adolescentes na experiência que fazem de anunciar Jesus abrem os olhos para essa grandeza tão estupenda de serem cristãos seguidores, discípulos de Jesus e por isso, missionários”, concluiu.
No restante da manhã os participantes da Assembleia tiveram um momento de espiritualidade orientado Dom Eduardo Zielski, bispo de Campo Maior (PI) e referencial para a dimensão missionária no estado do Piauí.
Fonte: CNBB
Por Fúlvio Costa   
Um momento de espiritualidade encerrou esta primeira manhã de atividades na 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que acontece na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília e reúne os coordenadores estaduais da Obra.
Dom Eduardo Zielski, bispo de Campo Maior (PI) e referencial para a dimensão missionária no Piauí, fez várias reflexões a cerca do sentido de ser missionário. A partir da Leitura Orante de João (4, 5-30) que relata a passagem de Jesus pela Samaria e seu encontro com a samaritana, os coordenadores da IAM fizeram a leitura, refletiram sobre o que quer dizer o texto, meditaram, partilharam, rezaram e fizeram contemplação.
“Jesus, nessa passagem, é a água que sacia a nossa sede. Ele vai a Samaria e deixa a sua mensagem através de uma necessidade: a água”, refletiu dom Zielski, que convidou os coordenadores a pensarem a passagem sob o aspecto missionário. No versículo 7, onde Jesus diz à samaritana, “dá-me de beber!”, o bispo continuou dizendo que trata-se de um momento que Jesus quer preencher a necessidade da pessoa. “Ele chega com água viva que é carregada de todo um simbolismo superior a dinheiro, a bens materiais. Naquele momento ele mostra o seu amor. É assim que deve ser o missionário”.
No versículo 18, “De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido”, dom Eduardo voltou a falar da postura do missionário. “Jesus vê que ela é pecadora, mas não se afasta. O missionário, da mesma forma, jamais deve se indignar com a vida desregrada das pessoas, pois todos somos iguais perante a Deus”, exortou.
Ainda com base na leitura, os participantes da Assembleia foram convidados a ser como Jesus à samaritana: um balde de água viva, com fé, que leva a salvação e propaga a Palavra de Deus, como a samaritana que “deixou a sua bilha e foi à cidade, dizendo às pessoas: vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz (Jo 4, 29)”.
No momento de meditação da leitura, o bispo de Campo Maior trouxe a passagem à realidade dos missionários que trabalham diretamente com a IAM. “Jesus é o balde na leitura e nós devemos carregar esse balde conosco. Como está seu balde hoje? Cheio, transbordando, ou furado? Devemos ser testemunhas do Cristo”.
O exemplo de Paulo
A conversão de Saulo foi outro ponto enfatizado na espiritualidade orientada por dom Eduardo. Em Atos dos Apóstolos (9, 1-19) ele destacou quatro pontos cruciais para a conversão daquele que foi o maior missionário do Cristianismo. “A conversão de Saulo acontece do encontro pessoal com Jesus Cristo. Quando Paulo conhece o Cristo, ele descobre que Jesus é autêntico e não um mero fundador de uma nova religião; descobre que Jesus ressuscita para nunca mais morrer; que Israel não é mais uma nação de um só povo, mas de todos os seguidores de Cristo por meio do batismo”.
Dom Eduardo ainda exortou os missionários a espalhar a Boa Nova, a fazerem como a samaritana que foi e anunciou o Cristo. O bispo confirmou também que o verdadeiro missionário é aquele que acredita naquilo que anuncia. “Missionários, anunciem o Evangelho a todos os povos, não guardem para si a mensagem de Jesus Cristo, façam como a samaritana e tenham convicção. Só pode ser missionário se acreditar no anúncio e só pode acreditar se você já teve um encontro pessoal com Ele”.
|

Nota do Conselho Episcopal do Regional Nordeste 2 da CNBB

Na manhã desta sexta-feira, 30 de novembro, o  Conselho Episcopal do Regional Nordeste 2 da CNBB divulgou nota em solidariedade com as famílias atingidas pela seca. 
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber”. (Mt 25,35)
Nós, Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, solidários com o povo sofrido, cujas amarguras se agravam por causa do longo período da falta das chuvas, nos unimos às vozes dos que sofrem, com um apelo veemente para que sejam tomadas, com a urgência que a situação exige, as providências necessárias a fim de minimizar as sequelas devastadoras da seca que, mais uma vez, assola o Nordeste. Lamentamos que, mesmo contando com os conhecimentos da ciência e os recursos da tecnologia, as autoridades competentes não tenham implementado as ações necessárias e possíveis para que a seca não se tornasse, outra vez, uma experiência devastadora.
Expressamos nossa solidariedade às famílias vitimadas por esta estiagem que se apresenta como a mais severa dos últimos 30 anos, enquanto buscamos o dialogo com as autoridades e a sociedade civil, numa linha de colaboração. Queremos contribuir com a formulação, execução e monitoramento de políticas públicas emergenciais que venham possibilitar o acesso à água para consumo das famílias e dos seus rebanhos. Em nossa condição de Pastores Diocesanos, não como técnicos, vimos solicitar aos Poderes Públicos competentes a necessária agilidade, eficiência e transparência na execução dessas políticas públicas emergenciais que possam amenizar a sede e a fome das pessoas e dos rebanhos, na cidade e no campo, em centenas de Municípios de nossos Estados. Alertamos para a necessidade de um vigilante exercício da cidadania, a fim de que não haja uma instrumentalização política e social dessa adversidade enfrentada pelo povo, para explorar, promover trocas ilícitas de favores, criar ou fortalecer relações de dependência. Estas práticas tornam a situação mais terrível e ferem a dignidade de nossos irmãos e irmãs mais diretamente atingidos pela seca. 
Em face da realidade da seca, consideramos serem necessários a concentração dos esforços necessários e o investimento dos recursos possíveis em iniciativas concretas que promovam a convivência com o semiárido nordestino, através de programas específicos do Estado, em parceria com as experiências da sociedade civil, entre as quais se incluem as da Igreja, valorizando, apoiando e incentivando projetos, desde os mais simples aos mais amplos, que garantam a captação, distribuição e uso racional da água. No contexto atual, os escassos recursos hídricos devem ser melhor aproveitados e estocados de forma eficaz, a fim de que nos próximos períodos de estiagem, não nos encontremos tão despreparados para conviver com este fenômeno que atinge 80% do nosso território. O problema da seca no Nordeste, todavia, exige intervenções estruturantes. Desde que adotadas, as ações estruturantes haverão de melhorar a qualidade de vida dos habitantes do semiárido, a médio e longo prazo. Dentre essas políticas estruturantes, destacamos como prioridade a conclusão das obras, em curso, para transposição de águas do Rio São Francisco para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Convocamos nossas comunidades cristãs, especialmente aquelas pertencentes à jurisdição das Arquidioceses e Dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB, a juntos enfrentarmos, com coragem, as provações do momento. Iluminados pela fé, além de enxergarmos as causas e consequências do que estamos vivendo, podemos vislumbrar “o novo que há de vir”.
Que as luzes e as esperanças do Natal de Jesus nos mantenham unidos aos nossos irmãos e irmãs, nesta adversidade da seca, através da força profética da solidariedade que pode e deve se manifestar de muitas formas, em nossas comunidades.

Recife, 30 de novembro de 2012
Memória do Apóstolo Santo André

Dom Genival Saraiva de França
Bispo de Palmares - PE
Presidente do Regional Nordeste 2
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo de Campina Grande - PB
Vice-Presidente
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira - PB
Secretário
Dom José Luiz Ferreira Salles, CSSR
Bispo de Pesqueira – PE
Bispo referencial da Comissão Regional de Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz
Fonte: Assessoria de imprensa - CNBB NE2

Um comentário:

Bela iniciativa dos nossos pastores em manifestar vossa preocupação com os filhos de Deus que passam por esta dificuldade da seca. Que haja uma política pública que de fato veja este problema como algo a ser discutido e resolvido para o bem de todos que sofrem com esta dificuldade. Que a graça de Deus seja nossa força!

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de MIpibu-RN
Exaltação da mulher é proclamação da santidade da vida e da grandeza do ser humano na fragilidade da criança. Estamos em Advento da Criança.(Dom Mauro Morelli)

Santo Ancelmo (século XII)escreve: "Deus gerou aquele por quem tudo foi feito, e Maria deu à luz aquele por quem tudo foi salvo".


  






No Compasso do Brasil: os festivais



RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) – Em plena ditadura militar, os festivais eram uma válvula de escape: seja para os artistas, seja para o público que, na maior parte das vezes, podia acompanhar, cantar, dançar e estar perto dos novos ídolos sem temer o punho forte dos militares.

Os festivais da TV Record em São Paulo atraíam não só as melhores vozes e compositores do país, não só o público, mas também os censores. Como então, sob os ouvidos atentos daqueles que controlavam tudo, o Brasil viveu um dos maiores momentos de expressão cultural que o país vivera?

Neste programa vamos acompanhar Zé Galia que, com seus conhecimentos da música brasileira, conduz Rafael Belincanta e os ouvintes em mergulho rápido pelas águas turbulentas porém ritmadas dos festivais. No final, uma grande surpresa aos ouvintes: um trecho da gravação original de um dos vencedores dos festivais, hoje um dos grandes poetas vivos da nossa música. Não deixe de acompanhar!





Editorial: O livro do Papa sobre a Infãncia de Jesus



Cidade do Vaticano (RV) - Como bom pastor que é, Bento XVI aproveitou as férias do verão europeu deste ano para finalizar sua obra sobre a infância de Jesus. Assim, a comunidade dos cristãos pode receber, às vésperas das festas natalinas, um livro que irá ajudá-la bastante na preparação espiritual da celebração do nascimento de Jesus.

Após essa consideração da oportunidade da publicação do estudo do Santo Padre, vale uma referência sobre a qualidade de seu trabalho. Realmente, a obra faz jus a todos os elogios recebidos. Ela marca a história das publicações sobre “as vidas de Jesus”, sejam as de relatos piedosos, sejam as de apurada exegese e as de fidelidade aos manuscritos. Ratzinger, no prefácio de seu último livro, diz exatamente o que pretende com ele: “Ajudar muitas pessoas no seu caminho para e com Jesus”.

Sem pretender fazer recensão da obra – não é esse o objetivo deste editorial –, podemos afirmar que ela nos encanta pela beleza, harmonia, simplicidade e segurança que nos transmite. Sua leitura é agradabilíssima, não cansa. Se interrompemos sua leitura e fazemos uma longa pausa é para deixar o rico conteúdo penetrar de modo mais permanente em nossa mente e despertar nossa reflexão. Sim, esse é um livro que nos leva a pensar, a refletir, a usar os olhos, os ouvido e o olfato da imaginação. Ele ajuda a elaborar nossas experiências de vida espiritual, de meditação e de contemplação da vida do Senhor.

Realmente, quem ler “A infância de Jesus”, de autoria de Joseph Ratzinger, estará se preparando espiritualmente para a celebração do Natal. Somos muito gratos ao Santo Padre ter-nos presenteado com mais uma de suas reflexões. Mais ainda, agradecemos a Deus, fonte de todo dom e bem, por ter colocado à serviço da Igreja uma mente e um coração como o do Papa Bento XVI.
(CAS)


  



Reflexão para a Solenidade da Imaculada Conceição



Cidade do Vaticano (RV) - Deus fez o homem á sua imagem e semelhança e quis torná-lo seu interlocutor, apesar de não precisar dele. Contudo o homem, não se reconheceu criatura e se ensoberbou diante dele, querendo ser igual ao Criador. Isso desestabilizou o próprio homem trazendo-lhe profundas frustrações e tornando vazio o seu coração. Não aceitando ser criatura, rompeu, de sua parte, os laços afetivos para com o Pai e para com os demais, sejam seres humanos ou quaisquer outras criaturas.

Mas Deus, que é o Pai, nesse exato momento disse que as coisas não ficariam assim, que Ele iria refazer sua criação e com isso já temos no Gênesis 3, 15 a promessa do Messias, nascido de Mulher, no trecho chamado de Proto-evangelho, isto é, a primeira boa notícia.
Na segunda leitura, extraída da Carta aos Efésios, São Paulo dá um passo avante no que ouvimos durante a leitura do Gênesis. Deus nos dá, em Jesus Cristo, um “upgrade”, pois nele somos adotados como seus filhos. Deus não volta atrás. Ele nos criou para sermos seus filhos, para dialogarmos sempre com Ele. Mesmo com o pecado, Sua força é maior, seu projeto é para sempre, sua misericórdia é eterna!

No Evangelho, o Sim de Maria à proposta de Deus, dá à Humanidade a riqueza do amor de predileção. Esse amor se torna pleno. Maria é a nova criatura, aquela que não rivaliza com Deus, mas se coloca como a humilde serva, a colaboradora, a que se sentiu profundamente amada e por isso quer colaborar, não como retribuição, mas como gesto natural, conseqüência.
Imaculada Conceição, concebida livremente, sem a possibilidade de amarras, de limites, incondicionalmente.

Maria é a primícia da Igreja, o modelo do cristão, da Humanidade Redimida, concebida desde o início no coração de Deus, nascida de seu lado aberto na cruz, banhada em seu sangue.
Que nosso modo de ser transpareça nossa filiação divina, dentro da escola de Maria!
(CAS)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fé e Luz hoje



Este ano participamos da peregrinação em Cunhaú com a presença do nosso pároco, o Padre Matias.








Posted by Picasa

A 1ª COMUNIDADE FÉ E LUZ

A primeira comunidade estava formada.

Em 2002 surgiu uma nova comunidade

O Fé e Luz no final do encontro de reconhecimento de nossa comunidade. Foi um momento de muita alegria para todos.

Dez anos de Fé e luz: a missão continua



Em 2002, a Missa foi celebrada pelo frei Raimundo. A partir daquele momento começamos a nossa missão em fé e Luz.

O INÍCIO DO FÉ E LUZ

Em 2002 recebemos das mãos de Frei Raimundo e Teresa Leandro a missão de coordenar o Movimento Fé e Luz. O Movimento Fé e luz tem a missão de levar para a comunidade cristã pessoas com deficiência intelectual e seus familiares. O casal, Carlos e Benedita e Milton durante a santa Missa celebrada pelo Frei Raimundo no dia do reconhecimento da nova comunidade.

Domingo estamos celebrando 10 anos de Fé e luz

DEZ ANOS DE FÈ E LUZ EM MIPIBU

O Movimento Fé e Luz está completando dez anos de existência aqui na paróquia de Santana e São Joaquim. Um pouco de nossa história através dessas imagens.

Fé e Luz: dez anos de história

Posted by Picasa

Em São Paulo Com Jean Vanier fundador do Fé e Luz

Posted by Picasa

Dez anos do Fé e Luz: Meu amigo Frei Raimundo

Posted by Picasa

Dez anos do Fé e Luz

 
Posted by Picasa

Dez anos do Fé e Luz

 
Posted by Picasa

Dez anos do Fé e luz: Dom Lessa no apoio ao Fé e Luz

 
Posted by Picasa

Dez anos do Fé e Luz

 

 
Posted by Picasa
Dez anos do Movimento Fé e Luz
Na Paróquia de São José de Mipibu

Dez anos do fé e Luz

 
Posted by Picasa
Evangelho de sexta-feira
Mt 9, 27-31 - Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Refletindo: Jesus não tinha pressa em que a fama de seus milagres se espalhasse. Queria, isso sim, que os curados se fortalecessem na fé e, então, se tornassem discípulos missionários. Caminhemos com Ele!


  



Presidente da Caritas Internacional visita Goma e respalda apelo do Papa



Cidade do Vaticano (RV) – Permanece dramática a situação humanitária em Kivu, no leste da República Democrática do Congo. Em Campala, Uganda, se aguarda o início das negociações entre o governo congolês e os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23), nas próximas horas.

Em Goma, depois da saída dos rebeldes, continuam a se verificar violências e saques. O Papa, na última Audiência Geral, lançou um apelo pela paz e para levar solidariedade concreta aos milhares de civis obrigados a abandonar suas casas. A Caritas Internacional está coordenado as ajudas da Igreja, como confirma o Presidente do organismo, Card. Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, entrevistado pela Rádio Vaticano:

Card. Maradiaga:- Parece-me que as palavras do Papa sejam realmente muito importantes, porque é a única autoridade moral que tem a possibilidade de chegar a todos os homens de boa vontade. Este apelo do Santo Padre deve ser levado em consideração, porque não é mais possível assistir a uma nova guerra por razões que poderiam ser evitadas: uma das razões principais é o interesse pelos minérios preciosos, que são estratégicos e estão na base da guerra desencadeada pelo movimento guerrilheiro. Não existem, portanto, razões ideológicas. Uno-me ao apelo do Santo Padre, para que todo o mundo católico se mobilize, especialmente com uma cadeia de oração, para que o Espírito Santo possa transformar os corações.

Também os Bispos da República Democrática do Congo divulgaram uma longa mensagem em que descrevem a dramática situação do país.

Numa sessão extraordinária realizada de 3 a 5 de dezembro, em Kinshasa, o Comitê Permanente da Conferência Episcopal discutiu as violências perpetradas pelos rebeldes do movimento M23. Mais uma vez, os bispos denunciam a degradação dos direitos humanos e manifestam sua desaprovação ao governo nacional, que não responde às expectativas da população.
(BF)