sábado, 29 de junho de 2013

Vamos refletir!

.
"Três problemas básicos: a superpopulação/alimentação que inclui água/fontes energéticas. Não temos solução para nenhuma. O relógio corre contra nós". (L. BOFF)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

AS RUAS TOMADAS COM LUTADORES


AMANDA GURGEL REPRESENTA TODOS OS TRABALHADORES


UM POVO CONSCIENTE MUDA A VIDA

A LUTA É PERMANENTE


POVO ORGANIZADO!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!



CONCENTRAÇÃO!

VEREADORA DE LUTA!

MOBILIZAÇÃO

MIPIBU: Mobilização se faz com independência

A democracia não se aclimatou em nossa terra no plano político, social e econômico. Em nenhum momento da nossa história o povo teve motivo de celebrar vitórias, só derrotas acumuladas. Pois o desemprego aumenta, a violência assusta e a esperança é ameaçada. O movimento que surgiu em Natal e espalhou-se pelo Brasil é organizado e autêntico. Combate não somente aumento nas tarifas mas a corrupção que é a grande chaga desse país. A corrupção é a raiz de todos os males e não pode passar despercebida. Cuidado! O político corrupto, mal caráter não se compromete com a vida mas com a desgraça do povo quando o transforma numa mera mercadoria.
O curioso é que em todo movimento existe as infiltrações para desqualificar as manifestações. Sabemos que cidades tradicionais sem histórico de lutas de classe realizaram seus protestos logo após a mídia local faz elogios. Aliás, uma parte da mídia a serviço dos governantes da cidade. Quem já viu mídia governante elogiar movimento independente? Ao contrário, elogia quem não mexe com seus interesses.                                                                            
O primeiro sinal de independência é romper com a política tradicional do lugar. Não porque é tradicional mas quando gera exclusão deve ser anulada de nossas vidas. Mas fico preocupado quando vejo no movimento pessoas ligadas ao sistema opressor. Por que estão ali?  São vigilantes? A fidelidade ao movimento é de suma importância, principalmente na hora de votar em alguém. O movimento se faz com independência, rumo à paz e à igualdade de direitos. (Carlos)

Reflexão importante

Missa Papa: os cristãos devem ser pacientes e irrepreensíveis



Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco celebrou Missa, na manhã desta sexta-feira, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, da qual participaram o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), que, amanhã, receberá o Pálio sagrado, e os funcionários do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, guiados pelo seu diretor Patrizio Polisca.

Na breve meditação, que costuma fazer aos presentes, o Santo Padre partiu da Liturgia do dia, referindo-se a Abraão e ao leproso, dizendo que “o Senhor procura se envolver na vida do povo e na nossa vida.

De fato, disse o Papa, a ação do Senhor não tem um protocolo preciso ao entrar em contato conosco. Ele age em modos e momentos diferentes, mas, age sempre:

“O Senhor escolhe sempre o seu modo de entrar na nossa vida. Algumas vezes, ele o faz lentamente, a ponto de quase perdermos a paciência. Não obstante, continuamos a rezar, a rezar... e parece que ele não vem ao nosso encontro. Outras vezes, além de sermos impacientes, somos céticos sobre a sua intervenção. Mas, o Senhor toma tempo e tem tanta paciência!”.

Por isso, o Papa nos pede para que também nós sejamos pacientes e irrepreensíveis diante do Senhor. Ele nos espera sempre, até o fim da nossa vida, se necessário. Ele caminha conosco, embora, muitas vezes, ele não se manifeste e não se mostre a nós. Peçamos-lhe, pois, concluiu o Santo Padre, a graça de caminharmos sempre na sua presença! (MT)



Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Reflexão

"É DIFÍCIL LIBERTAR OS TOLOS DAS CORRENTES
QUE ELES VENERAM"
(VOLTAIRE)
 

Formação de novas lideranças

Estamos num tempo de mudanças proporcionado pelo Documento de Aparecida que nos fortalece na dimensão missionária. Como ser missionário em nossa paróquia? É necessário um projeto de evangelização que contemple a realidade do lugar. Temos que fazer uma leitura de mundo sem deixarmos de lado os sinais dos tempos. Mas, o primeiro passo seria a formação permanente pelos setores, se essa formação não decolar vamos encontrar falhas em nossa trajetória. O interessante é que Jesus investiu no grupo dos doze que se tornaram missionários. O Documento de Aparecida deixa bem claro que havia interesse e motivação dos primeiros seguidores de Jesus. "Eles sentiram atraídos pela sabedoria das palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres" (DAp 21). O papel da liderança é muito importante na comunidade porque ele é sinal de unidade ou de separação. 
O plano pastoral é o nosso mapa, o croquis que nos guiará pelos caminhos do setor. Através dele conhecemos as maiores necessidades e priorizamos aquelas que devemos trabalhar mais. Nesse sentido, a palavra chave é: trabalho em equipe. Uma mídia educadora ela é necessária para fomentar a dimensão missionária. Esta é uma necessidade básica. Então, os comunicadores também devem ser missionários. É preciso criar uma mentalidade no povo a partir da teoria e prática.
Não é fácil ser missionário numa cidade que beira ao caos pela falta de oportunidades e de justiça social. O que dizer para o povo que vivem explorados e massificados? Não podemos dispensar o estudo que vai nos ajudar a compreender a importância da missão. Com a setorização ganhamos influência no campo da fé. Pois a setorização oportunizou a participação de pessoas que estavam longe da Igreja. Mas, ainda é pouco e os desafios são grandes. Portanto, a formação tem que ter uma direção: formar novas lideranças.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Só a luta muda a vida

O mundo real passou muito tempo escondido. Escondido pela ideologia dominante. Ai de quem procurasse descobrir a realidade, mostrar a verdade sobre o mundo. Seria punido e exposto como um sem razão. Mas, as coisas estão mudando, o povo está mostrando uma outra face, principalmente os mais jovens e menos tradicionais. A verdadeira força se constrói na comunhão e participação. (Carlos)


II Café Teológico


terça-feira, 25 de junho de 2013

POR UM MUNDO QUE NÃO DISPENSA O AMOR

O ser humano nunca foi esquecido na história da humanidade. Sendo ele imagem e semelhança de Deus, tem o selo, a marca que o identifica como filho amado no amado que é Jesus Cristo. Não pode ser esquecido ou ignorado. Mas, precisamos lembrar que o homem está num mundo de complexidade que cada vez mais ofusca a imagem de Deus. 
O mundo oferece tantas oportunidades, infelizmente, na maioria não condiz com a vontade de Deus. A guerra, o ódio, a intriga, a inveja, o egoísmo e o individualismo não vem da parte de Deus.
Sonharemos com um mundo melhor para todos, com mais justiça, caridade, perdão e solidariedade. Não podemos esquecer de praticar o bem, aconselhar para o bem. É para isso que estamos aqui. Somos capazes de manter a fidelidade ao projeto de Deus. Deus não dispensa ninguém do seu coração de Pai Misericordioso. (Carlos)



segunda-feira, 24 de junho de 2013

SOU CONTRA A POBREZA

Comemorar o quê? O Brasil é a 6ª economia do mundo mas é a 3ª pior distribuição de renda do mundo. Está explicado porque tanta pobreza e miséria. Quem fala sobre isso? A mídia toca no assunto? O povo sai às ruas porque não aguenta mais a crise criada pela má distribuição de renda. Vamos fazer a nossa reflexão porque tanta desigualdade nesse país. (Carlos)

Amanda Gurgel está na luta por um país mais justo


domingo, 23 de junho de 2013

Movimento Fé e Luz

No Movimento Fé e Luz refletimos bastante sobre a vida, a comunidade. Nossos encontros nos fortalece como amigos e Igreja. "Hoje, mais do que nunca, somos chamados a tomar consciência da unidade fundamental da família humana, a ajudar cada grupo de pessoas a encontrar sua identidade e seu lugar nessa família, e a nos abrir cada vez mais para os outros" (Jean Vanier).

"Ninguém pode servir a dois senhores"

Papa Francisco: devemos servir à Palavra de Deus, não à idolatria da riqueza e às preocupações do mundo



Cidade do Vaticano (RV) - As riquezas e as preocupações do mundo "sufocam a Palavra de Deus". Foi o que afirmou o Papa Francisco na missa desta manhã na Casa Santa Marta, no Vaticano.

O Pontífice ressaltou que a nossa vida se fixa em três pilares: Eleição, Aliança e Promessa, acrescentando que devemos confiar-nos ao Pai no viver o presente sem ter medo daquilo que acontecerá. Concelebrada, entre outros, pelo Bispo de Santa Clara, em Cuba, Dom Arturo González, a missa teve a participação de um grupo de funcionários dos Museus Vaticanos.

"Ninguém pode servir a dois senhores." O Santo Padre desenvolveu a sua homilia partindo das palavras de Jesus que, no Evangelho deste sábado, se detém sobre o tema das riquezas e das preocupações. Jesus, disse o Papa, tem "uma ideia clara sobre isso": são "as riquezas e as preocupações do mundo" que sufocam a Palavra de Deus, esses são os espinhos que sufocam a semente caída na terra, dos quais se fala na Parábola do Semeador:

"As riquezas e as preocupações do mundo – explica-nos aí – sufocam a Palavra de Deus e não a deixam crescer. E a Palavra morre, porque não é custodiada: é sufocada. Nesse caso se serve à riqueza ou se serve à preocupação, mas não à Palavra de Deus. E também isso tem um sentido temporal, porque a Parábola é de certo modo construída – o discurso de Jesus na Parábola – no tempo, não é mesmo? Não se preocupem com o amanhã, do que fazer amanhã... E também a Parábola do Semeador é construída no tempo: semeia, depois vem a chuva e cresce. O que faz em nós, o que fazem as riquezas e o que fazem as preocupações? Simplesmente nos tomam o tempo."

Toda a nossa vida, ressaltou o Papa, está fundada em três pilares: um no passado, um no presente e outro no futuro. O pilar do passado, explicou, "é o da eleição do Senhor".

De fato, cada um de nós pode dizer que o Senhor me elegeu, me amou", "me disse 'venha'" e com o Batismo "elegeu-me para caminhar nesta estrada, a estrada cristã".

O futuro, ao invés, diz respeito ao "caminhar rumo a uma Promessa", o Senhor "fez uma promessa conosco". Por fim, o presente "é a nossa resposta a esse Deus tão bom que me elegeu".

E observou: "Faz uma promessa, me propõe uma aliança e eu faço uma aliança com Ele". Eis, portanto, os três pilares: "Eleição, Aliança e Promessa":

"Os três pilares de toda a história da Salvação. Mas quando o nosso coração entra nisso que Jesus nos explica, tira o tempo: tira o passado, tira o futuro, e se confunde no presente. Quem é apegado às riquezas, não se importa com o passado nem com o futuro, tem tudo ali no presente. A riqueza é um ídolo. Não preciso de passado, de uma promessa, de uma eleição: de nada disso. Quem se preocupa com o que pode acontecer extrai a sua relação com o futuro – 'Mas, isso pode caminhar?' – e o futuro se torna futurível, mas não o orienta em direção a nenhuma promessa: permanece confuso, permanece só."

Por isso, reiterou o Papa, Jesus nos diz que ou se segue o Reino de Deus ou as riquezas e as preocupações do mundo. Com o Batismo, disse ainda, somos por ele "eleitos no amor", temos um "Pai que nos colocou no caminho". E assim "também o futuro é alegre", porque "caminhamos rumo a uma promessa".

O Senhor "é fiel, Ele não decepciona" e, portanto, também nós somos chamados a fazer "aquilo que podemos" sem desilusão, "sem esquecer que temos um Pai no passado que nos elegeu".

As riquezas e as preocupações, reiterou, são as duas coisas que "nos fazem esquecer o nosso passado", que nos fazem viver como se não tivéssemos um Pai. E também o nosso presente é um presente que não se realiza.

"Esquecer o passado, não aceitar o presente, desfigurar o futuro: é o que fazem as riquezas e as preocupações. O Senhor nos diz: 'Estejam tranquilos! Busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais lhes será acrescentado. Peçamos ao Senhor a graça de não errar com as preocupações, com a idolatria da riqueza e de sempre lembrar que temos um Pai, que nos elegeu; lembrar que este Pai nos promete uma coisa boa, que é caminhar rumo àquela promessa e ter a coragem de aceitar o presente como vem. Peçamos essa graça ao Senhor!" (RL)

(FONTE: RÁDIO VATICANO)