sexta-feira, 6 de julho de 2012

NOVENAS NO SETOR I
Iniciamos, ontem, o novenário por ruas no setor missionário. A rua contemplada foi a Padre Cícero na residência da senhora Maria Lúcia. A novena foi presidida pela Irmã Lourdes e o coordenador do setor I, Carlos.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LIBERTAÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos possibilita à classe popular a oportunidade de ascensão social. Pois a escola que atende a EJA está totalmente aberta para esta realidade. A realidade dos trabalhadores, de seus filhos, de desempregados, de subempregados e empregados torna-se bastante exigente. Nesse sentido, os alunos precisam de educadores comprometidos com uma educação libertadora. Educação libertadora não dispensa conteúdo, educação libertadora não fracassa com a desculpa de falta de recursos. O maior recurso, também indispensável, é o humano. Este não pode faltar. Não pode faltar, principalmente o protagonista, o aluno. Ele tem direito ao conteúdo historicamente construído. Por isso, as dificuldades que encontramos na escola devem ser compartilhadas com todos. Escola diz respeito a toda sociedade.
O educador que surgiu da caminhada da escola pública tem mais facilidade para compreender as relações que acontecem no meio popular. Ele acumula experiência na prática e fundamenta nos livros, na pesquisa e na interação com os outros. O educador que surgiu da caminhada da escola pública oferece aos alunos as condições para que, eles mesmos, se façam sujeitos de sua história. O educador de jovens e adultos, da classe popular, quando diante de um problema escolar difícil cria passos pedagógicos para poder conferir a eficácia e a eficiência no âmbito escolar. Ele não argumenta em defesa da desqualificação da escola pública. O respeito à escola pública é necessário na teoria e prática.
Aos educadores do povo: não se apeguem aos aspectos negativos da educação. Acreditem no potencial dos alunos, confiem na inteligência humana, não usem como desculpas os poucos recursos destinado à educação, "pois de pé no chão também se aprende a ler". (Carlos: Professor da rede pública)

quarta-feira, 4 de julho de 2012


DOM TAVARES: FOI UM SACERDOTE APAIXONADO POR JESUS

Para os mais pobres, ele era um homem de:
Ternura
Amável
Valoroso
Amigo
Religioso
Elegante
Sábio
Participe da santa Missa dos 100 anos de D. Manoel Tavares. Se estivesse vivo, estaria com 100 anos. A celebração Eucarística acontecerá sábado na Igreja Matriz às 19 horas.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Escola e Cidadania
A escola é lugar privilegiado para para formação de cidadãos críticos, é lugar de oportunidades iguais. Não existe um outro lugar capaz de inserir a pessoa na sociedade com dignidade e conhecimento historicamente produzido que não seja a escola. Precisamos cuidar da escola E cuidar tem um grande significado para os verdadeiros educadores. "Tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou da falta de cuidado"(Leonardo Boff). Por isso é importante olharmos com carinho para o contexto escolar e depositarmos a nossa solidariedade e vontade de contribuir para que prevaleça o conhecimento significativo na vida de todos.
A democracia na escola não pode ser vista como uma utopia, coisa metafísica. Mas, este tipo de escola está ao nosso alcance, uma escola essencialmente democrática. O que não podemos é isolar a escola do fenômeno social. O mundo não é o mesmo, tudo avança. Tomara que o avanço não tenha a direção do nada.
Os professores tem papel fundamental na construção da gestão democrática. A democracia da escola não está ligado a um aspecto da escola como o administrativo ou pedagógico mas "é um aspecto da democratização de toda a sociedade"(Neidson Rodrigues). Com isso não vamos esperar que a sociedade se democratize primeiro. É importante lembrar que a escola está dentro da sociedade. Agora é necessário que os interesses da escola atravesse toda a sociedade. Precisamos avançar nesse sentido, levar a sociedade a acreditar num projeto de educação que rompa com as desigualdades.
(Carlos: Professor da rede pública)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Líder forte: Comunidade organizada
A paróquia de Santana e São Joaquim tem dado passos significativos no sentido de organização das comunidades. Cada setor missionário tem um coordenador que caminha em comunhão com o seu pároco, que em sua comunidade dá testemunho dessa unidade. A pedagogia do Padre Matias Soares edifica a Igreja e valoriza os leigos. Os leigos, hoje, assumem papel importantíssimo nos setores missionários. O nosso pároco é verdadeiramente um formador de lideranças cristãs. Ao mesmo tempo, a Palavra de Deus e o Documento de Aparecida tem sido uma fonte necessária para corroborar com os setores missionários. 
Um líder forte se conhece pelos resultados. "Lider é aquele que obtém resultados por meio da sua equipe"(FALCONI). Então, na paróquia existe uma equipe de missionários que surgiu com a setorização que buscam, sem cessar fazer aquilo que pede a Igreja. E hoje, o que a Igreja apresenta para a comunidade da América Latina? O Documento de Aparecida é, aquilo de mais atualizado hoje. Com esse documento, as novas lideranças são chamadas de discípulos missionários. Eles fazem a leitura da Palavra de Deus e realizam a missão.
Resumindo a questão, o Padre Matias Soares tem colhido resultados excelentes para a comunidade católica. Tudo isso, o caracteriza como um líder forte que preza pela justiça, unidade e fraternidade.

Começa hoje as missões nos setores da zona rural
A Igreja continua fortalecida pastoralmente porque as missões e formações acontecem de forma permanente. A Igreja através dos leigos vai ao encontro do povo na base para anunciar a Palavra de Deus. As comunidades ganham um grande reforço nessa jornada missionária com os seminaristas do Seminário São Pedro.
Desejamos sucesso nessa empreitada do Senhor Jesus para que muitos frutos possam surgir a partir do anúncio da Palavra de Deus.