sábado, 6 de outubro de 2012

     Home > Igreja > 06/10/2012 14:12:05
A+ A- imprimir



Líbano: a difusão da “Ecclesia in Medio Oriente”


Beirute (RV) – Comunidades cristãs e muçulmanas lêem, difundem, copiam e estudam a Exortação Apostólica sinodal “Ecclesia in Medio Oriente”, entregue pelo Papa Bento XVI durante sua recente viagem ao Líbano. Como informam fontes locais da Agência Fides, a difusão do documento acontece no Líbano, e também na Síria, Jordânia e Terra Santa. Fiéis cristãos de todas as confissões, à espera da publicação do documento oficial em árabe por parte da Livraria Editora Vaticana, imprimem o texto a partir do site do Vaticano, fazem cópias, lêem e estudam em diversas comunidades.

“Lê-se com avidez e com muito interesse” – explica à Agência Fides o leigo católico Wissam Lahham, membro da “Assembly of Eastern Christians”, Ong cristã sediada em Beirute, que atua com projetos em favor das comunidades cristãs no Oriente Médio. Lahham explica: “Comunidades muçulmanas estão estudando o texto e o apreciam muito. Cristãos de todas as confissões, católicos, ortodoxos e protestantes, frisam um ponto muito importante: o convite a ‘Não terem medo', a viverem no Oriente Médio construindo a paz e a convivência. É uma frase fundamental que permanece impressa nas mentes dos cristãos, no contexto em que vivemos hoje”.

“A Ecclesia in Medio Oriente – conclui – nos ensina que somos portadores de esperança, apesar da precariedade e do sofrimento. Também nestes tempos difíceis, sabemos que depois das trevas vem a Ressurreição. É um documento que dá muita esperança aos cristãos nesta região”.

Na Síria, a difusão é ainda mais difícil por causa do conflito, mas está sendo feito um trabalho ecumênico de conhecimento do conteúdo do documento. Na Terra Santa, como comunica à Fides o Patriarcado de Jerusalém, um dos frutos da visita de Bento XVI é o impulso à difusão dos ensinamentos do Papa em árabe, como ocorre com a Exortação pós-Sinodal, o Catecismo em árabe, o Catecismo para jovens "Youcat", traduzido em árabe graças à Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” e distribuído em mais de 50.000 cópias gratuitas.

A Ecclesia in Medio Oriente encoraja a leitura e o ensinamento do Catecismo da Igreja Católica. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário