quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Quarta-feira, 03 de outubro de 2012, 09h46

Padre destaca que missão de criar os filhos é uma ordem do Criador

Jéssica Marçal
Da Redação


'É da natureza que o pai e a mãe, nessa autoridade divina, exerçam com firmeza e coragem esta missão', afirma padre Wladimir
Um desafio para muitos pais nos dias de hoje é a missão que eles têm não só de gerar seus filhos, mas, mais que isso, de educá-los na fé e no amor. A Semana Nacional da Vida, iniciada nesta segunda-feira, 1º, está atenta a isso e, entre seus temas de discussão, incluiu a questão da missão do casal na transmissão da vida.

Antes de tudo, é necessário recordar a ordem do Criador, que fala que o ser humano deve crescer e multiplicar. Isso é o que destaca o assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wladimir Porreca.

“Quando fala o ‘crescer e multiplicar’ não se reduz à questão biológica. Crescer também significa educação, formação integral do ser humano e a transmissão da fé como uma das dimensões essenciais para a vida humana”.

Para o padre, esta é uma missão dada aos pais pela própria criação, pela natureza. Nesse sentido, ele cita a existência de vários documentos da Igreja que colocam os pais como os primeiros e insubstituíveis educadores de seus filhos.

“É muito importante pensar que não é uma coisa da Igreja, cultural ou social; é da natureza que o pai e a mãe, nessa autoridade divina, exerçam com firmeza e coragem esta missão”, enfatizou.

Atuação de pai e mãe

É verdade que homem e mulher são diferentes por natureza e por isso mesmo desempenham papéis diferenciados nessa missão de transmitir a vida aos seus filhos. No entanto, padre Wladimir ressalva que o relacionamento de ambos, com seus dotes e capacidades próprios, é que evidencia a educação que de fato condiz com a realidade humana.

“O pai e a mãe são essenciais na educação. Ele com suas características próprias do homem, ela com as características próprias da mulher. Essas características naturais estão dentro de uma cultura e de uma sociedade onde vão atuar, mas sem deixar de ser aquilo que lhes é próprio. Homem e mulher constituem, assim, a fonte da vida e da educação de um filho”.

Essa missão dos pais, no entanto, às vezes encontro obstáculos como o problema das drogas e do alcoolismo, que se instauram no ambiente familiar. A grande dúvida de muitos pais é como eles podem se proteger dessas ameaças. Para o sacerdote, a chave é a presença na vida dos filhos e da família.

“Se é essencial para a educação de um filho que tenha o pai e a mãe, isso não é uma questão figurativa, mas atuante. Então ter mais tempo em casa, ter mais tempo com a família”.

Ele recordou que, durante o último Encontro Mundial das Famílias, em Milão, o Papa Bento XVI enfatizou que é preciso ser criativo para arranjar espaço na dinâmica familiar para estar com os filhos. Na ocasião, o Pontífice também destacou a necessidade de colocar em prática uma ação conjunta entre pai e mãe.

“Como ambos se complementam pela própria criação, também na educação ambos devem estar juntos e favorecer com que de fato haja uma educação com firmeza, com autoridade, sem medo de errar”, disse o padre.

Conflito de gerações

Além das ameaças externas, os pais também devem lidar com problemas que surgem em decorrência do conflito de geração na própria família. Padre Wladimir lembrou que é uma ideologia muito comum hoje em dia pensar que os pais não têm capacidade para educar os filhos; muitos pais consideram-se desatualizados e ultrapassados.

“É uma ideologia barata e fraca, porque os valores continuam os mesmos. Enquanto valor humano, isso não muda conforme a situação de época. O jeito de transmitir esses valores é que pode mudar sim, mas os valores não”.

Diante desses conflitos, o padre aposta nos testemunhos que os pais podem dar aos filhos. “Se o filho vê como o pai chega do trabalho, como a mãe reza, como os pais lidam com o dinheiro e com os vários aspectos da vida, não existe nenhuma palavra mais forte que isso”.

E para aqueles pais que ainda se sentem perdidos nesta grande missão de transmitir valores aos filhos, padre Wladimir deixou uma mensagem de coragem. “Pais, acreditem no testemunho próprio que vocês têm, na autoridade que o próprio Criador lhes deu e procurem cada vez mais uma conversão diária, levar para dentro de suas casas aquilo que é tão bonito: a figura de José e a de Maria”. (fonte: Canção Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário