A função da liderança no setor missionário
A liderança cristã se pauta naquele que serve com amor e justiça. Ele segue a orientação da Igreja e a partir da Palavra de Deus se fortalece na verdade. Com Jesus aprendemos a viver na comunhão e participação. Uma comunidade que centraliza sua missão em Jesus está capacitada para a evangelização e anula toda forma de perseguição e desânimo. A função da liderança é seguir o exemplo do Bom Pastor. "O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas"( Jo 10,11 ). Ele não foge, não abandona suas ovelhas diante das dificuldades. Ao contrário, sua entrega é total e livre. Não está em comunhão com a Igreja quem é contra o projeto de Deus. E nesse sentido, o líder cristão tem consciência de sua missão e vocação na Igreja.
A Igreja é toda missionária. Isso significa dizer que todos os batizados devem assumir a condição de discípulos e missionários para melhor servir o povo de Deus. Por isso que "a fé cristã não é somente um modo de pensar diferente, mas de viver diferente" (Agenor Brighenti). Assim, o discípulo missionário deve estar presente na base junto com os mais pobres. Essa nomenclatura (discípulo missionário) só cabe naqueles que fazem missão principalmente com os mais necessitados.
Por isso mesmo, para ser um autêntico líder na Igreja é necessário viver a unidade e comprometer-se com a Palavra de Deus.