sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As Obras Missionárias surgiram para evangelizar

 
O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias. Todas essas atividades culminam no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21. O Dia Mundial das Missões teve origem há 90 anos, quando, em 1922, foi eleito Papa o Cardeal Arcebispo de Milão (Itália), Aquiles Ratti, que tomou o nome de Pio XI (1922-1939). Na Arquidiocese de Natal, as atividades missionárias serão realizadas em todas as paróquias, na capital e no interior, utilizando o material produzido pelas Pontifícias Obras Missionárias – POM. O material já foi entregue às paróquias e começa a ser utilizado já no início deste mês. Mas, você sabe quais são as Pontifícias Obras Missionárias, como surgiram e com que objetivo foram criadas? Nesta entrevista concedida ao Jornal A Ordem - jornal impresso da Arquidiocese de Natal - , o Diretor Nacional das POM, Pe. Camilo Pauletti (foto, abaixo), fala sobre quais são, como surgiram e o que fazem as Pontifícias Obras Missionárias.
Foto: cedida
A Ordem: Como e quando surgiram as Pontifícias Obras Missionárias?
Pe. Camilo: As POM surgiram como uma necessidade de ajudar na Evangelização e solidariedade para com os missionários e o povo pobre em regiões de missão, principalmente na Ásia. As Pontifícias Obras Missionárias são quatro: 1ª - Propagação da fé, que surgiu em Lion, na França, com Paulina Jericot, no ano de 1822. Busca despertar o espírito missionário em todos os cristãos, principalmente nas famílias, jovens, idosos e enfermos. Motiva a oferta para o Dia Mundial das Missões. 2ª - Infância e Adolescência Missionária, que nasceu em Paris, na França, no ano de 1843, com o bispo Dom Carlos de Forbin-Janson. Procura despertar nas crianças e adolescentes o espírito missionário através da oração, sacrifício, doação e testemunho de vida. Tem como lema: crianças ajudando e evangelizando crianças. 3ª - Obra São Pedro Apóstolo, que surgiu também na França, no ano de 1895, com Joana e Estefânia Bigard, filha e mãe. Visa motivar, colaborar e ajudar a formação do clero local nas terras de missão. 4ª - União Missionária, fundada na Itália, por Pe. Paulo Manna, em 1916. Procura promover a formação missionária dos seminaristas, padres, religiosos e leigos, para atender as necessidades de nossa Igreja.
A Ordem: Quando começou e o que motivou a celebração do mês missionário?
Pe. Camilo: Em 1922, o Papa Pio XI oficializou as três primeiras Obras, como Pontifícias e se iniciou, em todo o mundo, um empenho maior com as missões. Em 1926, Pio XI institui o Dia de oração e ofertas em favor da Evangelização dos Povos. A partir desta data, sempre no penúltimo domingo de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões e se faz a coleta da Campanha Missionária em favor do trabalho missionário em todo o mundo.
A Ordem: Porque dedicar um mês às missões, se a essência da Igreja é ser missionária?
Pe. Camilo: Toda a ação tem um fundamento, uma mística que precisa ser cultivada e alimentada. Assim o mês missionário é um tempo propício para cultivar a mística da missão, para que a Igreja continue sendo missionária por essência e natureza.
A Ordem: Como o cristão pode vivenciar o mês missionário?
Pe. Camilo: O cristão precisa ter consciência da sua responsabilidade e ajudar a Igreja a viver a essência missionária. O mês missionário oferece a oportunidade de todos manifestarem este amor à Missão. As POM preparam o material do mês missionário. Este ano, o tema é: "Brasil missionário, partilha tua Fé". Foram produzidos um DVD e um livrinho em forma de novena, com o testemunho de missionários brasileiros em missão, assim como um folheto com preces para cada domingo de outubro, cartazes e o envelope para as ofertas. Com isso, as pessoas tomam conhecimento das ações e testemunhos, participam das novenas ou grupos de reflexão, nas celebrações das comunidades e são convidadas a se unirem na oração, na solidariedade e na contribuição da oferta para as missões no mundo todo, através da coleta realizada no Dia Mundial das Missões (este ano, 20 e 21 de outubro). Queremos juntos, ajudar e despertar mais gente na corresponsabilidade com a missão universal. (Fonte: Arquidiocese de Natal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário