sábado, 9 de novembro de 2013

Maria, a Mãe de Jesus

Maria cheia de graça volta o seu olhar para os oprimidos desse lugar.
Maria sempre imaculada mostra-nos o caminho do teu Filho amado.
Maria, exemplo de ternura de Deus. Imitá-la no seu sim para Deus, é a mais digna resposta de quem é cristão.
É GRATIFICANTE COLABORAR COM UM AMBIENTE SAUDÁVEL
O Rio Potengi deve ser orgulho para o povo de Natal pela grandeza de riqueza natural, pelo cartão postal que representa para o mundo. Para quem participa da aula no barco escola consegue alcançar a importância do rio. Mas é necessário uma mudança de mentalidade no povo em relação ao cuidado na defesa das nossas riquezas naturais. Sentimos que, por um lado, o rio potengi sofre agressão através das redes de esgotos que reforçam a contaminação. Além do lixo depositado no rio, fato muito preocupante. Por outro lado, existem pessoas preocupadas, instituições que acreditam na força da conscientização e na capacidade de sensibilização.
O barco escola reforça, de forma significativa, a tese que a saída é a formação. Por isso mesmo, a escola tem a obrigação de se comprometer com esta realidade. É um tema atual e que nos convoca para uma tomada de consciência. A escola de forma isolada não consegue chegar em todo lugar mas a comunidade em torno dela pode muito bem colaborar a partir de suas atitudes. Que a defesa do meio ambiente possa se expandir com a ajuda de todos.

Fazer educação ambiental, dessa forma, significa adiar a destruição de nossa casa porque ganhamos gente para o nosso lado consciente de sua importância como preservador daquilo que é de todos: O RIO POTENGI. Contamos com a participação de todos. (Professor: Carlos / Malvina Cosme)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Que tipo de política queremos?

A periferia da cidade como sempre esquecida, marginalizada e excluída sócio, político e economicamente. É uma realidade historicamente produzida pelo tipo de política que favorece a uma pequena parcela da sociedade. A pobreza torna-se um escândalo porque ela é criada. Os que se dizem poderosos não tem nenhum interesse em mudar a realidade. O retrato real e fiel da sociedade revela que uma maioria é colocada no escanteio. O mundo dos empobrecidos clama por mudanças porque vivem num processo de desumanização. Esse processo de desumanização é comprovado pelos índices de violência, desemprego, quadro ruim de educação e saúde. Uma forma de ocultar a realidade é a violenta propaganda que aliena os desassistidos. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mipibu: a fila da insegurança

Não podemos convocar o povo para dizer-lhe: o povo é pobre. Podemos, sim, convocar o povo para dizer-lhe: o povo é capaz de transformar essa realidade de pobreza estrutural. Será necessário consciência política e fidelidade à verdade.

Educação

"O que muda no mundo moderno é a necessidade de construir conhecimento em vez de permanecer apenas na transmissão"(Pedro Demo). Quando não se tem o que fazer e nem sabe o que fazer, então, procuram em cima da hora qualquer coisa. O caminho mais fácil é a transmissão, pois, tudo está pronto e acabado. Que pena! E aí? Um corre para o computador, outro vai para o circo, outros escolhem culpados e amanhã será outro dia. O que será do amanhã sem a esperança? (CARLOS)

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cidade sem cidadania?

Nos dias atuais ninguém pode sobreviver sem os instrumentos da cidadania. Toda pessoa tem direitos e deveres que devem ser respeitados. Um povo que nem cidadão é, é um povo sem emprego, refém da violência e sem nenhuma perspectiva de vida melhor. Estamos como numa barca sem rumo e sem direção. Falta tudo que é necessário para o povo ser feliz. O que seria tudo nesse instante? Em primeiro lugar a dignidade humana precisa ser respeitada e resgatada para que o ser humano se torne novamente alguém que faça projeção de um futuro melhor.
Cidade sem cidadania é cidade sem governo que represente o povo, principalmente os mais pobres. Estes estão desamparados sem emprego e renda, sem possibilidades para viver dignamente.Uma cidade assim só pode ser infeliz porque perdeu a capacidade de sonhar por um mundo melhor pleno de liberdade. Parece que não temos mais o que contemplar. Tudo indica que o restinho de humanidade que ainda resta está preste a ser destruído pelos violentos da cidade. Os violentos estão em todas camadas sociais agindo de forma diferente. 
Felizmente, temos uma boa notícia. Existem pessoas de boa vontade que sabem agir do lado do bem, com discurso e prática coerentes. Estes não aparecem nem são cogitados porque, eles, possuem algo que faz a diferença na sociedade: tem um coração incorruptível. Estes são vistos, apenas, aos olhos de Deus que é amor misericordioso. (CARLOS)

domingo, 3 de novembro de 2013

Com Marcelo Barros, reflita

 Para um mundo como o nosso quais seriam as bem-aventuranças que deveríamos proclamar hoje em nome de Jesus? Quem consegue vacinar-se contra o consumismo proposto pela publicidade? Quem mesmo em uma sociedade individualista e de competição consegue ter um espírito comunitário e solidário? Quem não perde a esperança de um novo mundo possível? Quem vive a espiritualidade como pessoa normal e não como gente neurótica? Que mais?