sábado, 16 de janeiro de 2016

SITUAÇÃO DE RISCO

Denunciar os males que prejudica a sociedade significa situação de perigo para quem faz a denúncia. Vivemos num mundo ferido pela corrupção e com sinais de descarte para os mais pobres. Quem protege os mais pobres? Quem são os mais pobres de nossa sociedade? São todos aqueles que tiveram suas asas cortadas para não voarem ao encontro da liberdade.
Impedir que o outro seja livre é o maior grau de violência encontrada naquele que foi feito infeliz.

"QUERO VER O DIREITO BROTAR..." (Am 5, 24)

Que a sociedade passe a cobrar o direito ao saneamento básico, que todos cuidem da casa comum, anunciem um modo diferente de se relacionar com a natureza. Mas não esqueçam de praticar a justiça para que o bem comum seja respeitado.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SANEAMENTO

Uma cidade sem saneamento básico está ligado a incapacidade dos governantes no sentido de não dá nenhuma importância a casa comum. Qual é o cenário da sua cidade em relação ao cuidado com a natureza? Deus criou tudo e colocou nas mãos do homem. Cabe ao homem cuidar, assumir compromisso com a vida.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

CENTESIMUS ANNUS

"A Igreja encara com simpatia o sistema da democracia, enquanto assegura a participação dos cidadãos nas opções políticas e garante aos governados a possibilidade quer de escolher e controlar os próprios governantes, quer de os substituir pacificamente, quando tal se torne oportuno; ela não pode, portanto, favorecer a formação de grupos restritos de dirigentes, que usurpam o poder do Estado a favor dos seus interesses particulares ou dos objetivos ideológicos"
(CENTESIMUS ANNUS, CARTA ENCÍCLICA DE SÃO JOÃO PAULO II, Nº 46).

FIDES ET RATIO (DE SÃO JOÃO PAULO II)

"A história torna-se, assim, o lugar onde podemos constatar a ação de Deus em favor da humanidade. Ele vem ter conosco, servindo-se daquilo que nos é mais familiar e mais fácil de verificar, ou seja, o nosso contexto quotidiano, fora do qual não conseguiríamos entender-nos" (nº 12).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SACRAMENTUM CARITATIS (BENTO XVI)

"O alimento da verdade leva-nos a denunciar as situações indignas do homem, nas quais se morre à míngua de alimento por causa da injustiça e da exploração, e dá-nos nova força e coragem para trabalhar sem descanso na edificação da civilização do amor"(nº 90).

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

APRENDENDO COM OS MAIS SIMPLES

Os mais simples de coração tem um jeito diferente de assimilar seu papel na vida da comunidade. Eles nos acolhe como se fôssemos da família. Sabem partilhar com sinceridade o seu cotidiano e mantendo esperança de dias melhores.Esses são abertos à mudança necessária.

domingo, 10 de janeiro de 2016

QUEM PRODUZIRÁ O CONHECIMENTO CRÍTICO?

É papel da escola produzir conhecimento crítico através do professor mediador. O professor mediador não levará respostas prontas mas provocará nos alunos o interesse pela prática de pensar e questionar. O gosto pela leitura é despertado através do exemplo dos leitores. A sala de aula deve ser um ambiente de leitura. A leitura cria o caminho da liberdade. A liberdade é o que temos de mais precioso como ferramenta para a construção da cidadania.