sábado, 12 de maio de 2012

Os Crismandos e a Catequese
Os crismandos que recebem orientação do catequista Carlos realizaram um momento de estudo sobre a "vocação do discípulo missionário". Foi um bom momento que é reflexo do investimento que a Paróquia proporciona à catequese. 
Um dos nossos catequizandos disse: "Cristo nos faz optar pelo caminho do bem". Esta mentalidade está sendo formada. O papel da catequese é encaminhar a juventude para o bem. Temos que acreditar na força da juventude que remove estruturas. E o catequista tem consciência de formar pessoas para a Igreja. E ainda na reflexão, um segundo catequizando disse qual seria o papel do catequista: "fazer com que o crismando seja um bom cristão, ser um bom missionário e fazer com que o crismando veja o mundo com os olhos de Deus". Essa visão do crismando torna-se uma grande exigência para o catequista. Também, eles fizeram sua autoavaliação dizendo qual a sua tarefa além de participarem da aula. Em primeiro lugar disseram que era seguir a orientação do catequista. Nesse sentido, é de suma importância que o catequista não abra mão da Palavra de Deus, do catecismo e das diretrizes da Igreja. Sendo assim, ele está formando pessoas para a Igreja.
Os jovens que participam da catequese amam a Igreja e querem estar na Igreja. Que Deus seja louvado. Também é importante lembrar a dedicação da coordenação da catequese e do Padre Matias Soares na formação e no incentivo para os catequistas. Viva a nossa paróquia! (Carlos: Bacharelando em Teologia)

Igreja em estado permanente de missão é uma Igreja que avança sob a direção do Evangelho de Jesus Cristo. A catequese permanente é tão necessária quanto o ar que respiramos. Tudo isso implica em investimento na formação dos catequistas e responsáveis para servir da melhor maneira. Servir da melhor maneira significa vivenciar o espírito de unidade dos cristãos. Que essa atmosfera de evangelização seja feita com amor e fidelidade. Desse modo podemos celebrar com sentido verdadeiro o encontro pessoal com Jesus. 
A pedagogia do amor ao próximo é insuperável. O maior exemplo de amor ao próximo encontra-se em Jesus Cristo. Ele mesmo soube aplicar essa pedagogia que foi compreendida, principalmente, pelos mais pobres. É importante lembrar que ela exige entrega e disponibilidade para o serviço com o interesse no bem comum. Esse nível de consciência se desenvolve numa catequese qualificada pela palavra de Deus que é amor preferencial pelos mais pobres. "Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor"(I Jo 4,8). Colocar no coração e na vida o projeto de Deus é um ato de amor profundo. Uma catequese bem feita prepara o homem para viver de acordo com a pedagogia de Jesus. O testemunho e a argumentação sincera e rigorosa do catequista são instrumentos eficazes para uma evangelização que liberta e transforma a sociedade.
A catequese permanente necessita de formação permanente para todos os catequizandos e catequistas. A grande prioridade é investir na formação dos leigos. Só assim colheremos frutos bons para a messe do Senhor Jesus. Para isto acontecer a setorização é necessária porque possibilita o fortalecimento da comunidade eclesial. (Carlos: Bacharelando em Teologia)

domingo, 6 de maio de 2012

Hoje foi celebrada a Páscoa do Setor I em nossa paróquia. A missa foi celebrada pelo Padre Matias Soares. Nosso pároco acompanha e incentiva os setores missionários. Estamos no rumo certo, caminhando na unidade e na esperança de um mundo melhor.
MARIA NOS CATIVOU
A mãe de Jesus assumiu o seu lugar na história da salvação. Acompanhou seu Filho até o pé da cruz demonstrando sua solidariedade com todos os excluídos do mundo inteiro. Assim como maria, a mãe de Jesus, somos todos chamados a cooperar com a salvação do mundo assumindo o nosso batismo. Podemos imitá-la, pois em nenhum momento Ela se afastou do seu Filho. Uma mãe fiel e atenciosa de fé e amor. Nenhum outro ser humano se aproximou tanto de Jesus quanto Maria de Nazaré. Através de Maria, o mundo recebe a esperança verdadeira.
Portanto, como discípulos e missionários de Jesus, somos portadores de sua palavra. E como instrumentos nas mãos de Deus nos colocamos a serviço da igreja. 
Encerrando essa reflexão podemos dizer que Maria nos cativou com sua humildade, opção pelos mais pobres, testemunho de amor e fé. Sim, ela nos cativou porque nos acolheu e aconselhou: façam tudo o que ele vos mandar.