quarta-feira, 3 de outubro de 2012

    Home > Igreja > 03/10/2012 12:39:05
A+ A- imprimir



Índia: Dia de oração e jejum pela nação


Kandhamal (RV) - As comunidades cristãs da Índia, de todas as confissões dispersas nos vários Estados da Federação indiana, viveram na última segunda-feira um Dia especial de oração e jejum comunitário, para invocar “a não violência e a benção de Deus sobre a nação”.

Como referido à agência Fides pelas comunidades e associações cristãs locais, os fiéis dizem “não” a qualquer forma de violência, após os recentes ataques contra os cristãos, pedem “verdade, justiça e transparência na sociedade; um governo ético e honesto; uma justiça imparcial e eficaz; o respeito da legalidade e dos direitos das mulheres; o desenvolvimento dos pobres; a reconciliação entre comunidades e castas”.

Num comunicado enviado à agência Fides, a “Evangelical Fellowship of India” destaca que os cristãos indianos estão abalados pelos recentes episódios de violência. No dia 24 de setembro, em Krutamgarh, no distrito de Kandhamal, Estado de Orissa, 12 fundamentalistas hindus do movimento “Bajrang Dal” interromperam um encontro de oração e bateram no pastor ferindo-o gravemente. Os fiéis procuraram fugir, mas os agressores seguraram e surraram o jovem Pastor Mantu Nayak, que sofreu lesões graves na cabeça e fraturas em ambos os braços.

Em Orissa a comunidade recorda também a morte suspeita do Pastor batista Nirakant Pradhan, 48 anos, natural de Kandhmal. Um ano atrás Pradhan fora convocado pela polícia local, e nunca mais retornou à casa. O pastor, preso oficialmente no dia 6 de outubro de 2011, fora acusado de fornecer informações aos rebeldes maoístas.

Em maio de 2012 os seus familiares foram informados que o Pastor Nirakant Pradhan falecera na prisão por doença. O exame do corpo, porém, revelou sinais de estrangulamento e torturas. Nos dias passados fanáticos hindus lançaram uma série de ataques contra os cristãos também no Estado de Uttar Pradesh, acusando-os de conversões forçadas, e bloquearam com ameaças um casamento entre dois jovens cristãos, porque “pertencentes a castas diferentes”.

Ainda no Estado de Chhattisgarh, a polícia prendeu o Pastor Anand Nirala que, segundo os grupos radicais hindus, realizava conversões forçadas, difundia comentários contra as divindades hindus e turbava a paz social. (SP)
(fonte: Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário