sábado, 7 de abril de 2012

A SEMANA SANTA E O AMOR DE DEUS
A semana santa é um momento de enriquecimento da fé, percebemos que o povo sabe o que quer e encontra na Igreja acolhimento. O sentimento é universalizado, de entrega a Deus, confiança na Igreja e tempo de espera. Nosso povo espera por um modo diferente de viver: na fraternidade, amor e paz. Esse novo jeito de viver cristão é possível sim. Para alcançar essa vida muito digna é preciso passar pelo caminho de Jesus, seguir Cristo. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"(Jo14, 6). A Igreja se faz caminho para chegar até Ele. 
A tradição tem grande importância na formação e preparação da consciência cristã. A semana santa é uma tradição bem mais profunda porque traz em si mesma a criatividade que nos aproxima do amor de Deus. As leituras, nesse sentido, são de grande importância. "A tradição enraíza as pessoas num chão ontológico. Dá-lhe uma referência vital: uma pátria, um lar, um ninho"(Clodovis Boff). É nesse momento que o povo se torna um grande sinal de unidade, uma pátria governada pelo amor de Deus.

domingo, 1 de abril de 2012

Justiça e paz para todos

O mundo de hoje projeta ilusões, principalmente para aqueles que sustentam a base econômica do país. Podemos sair desse mundo das ilusões a partir do momento que tomamos consciência do nosso compromisso com a vida. Defender a vida significa criar novas estruturas que garantam oportunidades igualitária. Nessas oportunidades entram a formação, o lazer, a saúde, o direito de pensar diferente e o cumprimento dos deveres.
O que estamos assistindo, hoje, é o sofrimento dos mais pobres vinculado às estruturas opressoras do poder. Como as estruturas que geram vida não aparecem, temos a triste surpresa de convivermos com a insegurança porque nos falta o necessário para alcançarmos qualidade de vida.
Nesse contexto, a consciência cristã vem alimentar a esperança de um mundo melhor. Com isso, é preciso beber de uma única fonte. A Palavra de Deus é a fonte que nos encoraja para buscarmos a justiça e a paz que devolverá a dignidade humana para todos. De nossa parte, toda cooperação é fundamental na construção de uma sociedade de amor e paz.