domingo, 22 de abril de 2012





ESCOLA E VIDA


Esse tipo de sociedade exige um tipo de cidadão que seja capaz de domínio técnico e político a fim de construir um mundo de paz e fraternidade. As escolas, hoje, tem papel importante nesse mundo de poucas oportunidades para muitos. Podemos dizer que a missão da escola é garantir, também,  através do conhecimento a formação crítica para os mais pobres. Dessa forma fica difícil transformá-los em massa de manobra. Assim, uma escola comprometida com a formação da consciência crítica de seus alunos possibilita a devolução da esperança, justiça e paz para todos.
Então, o nosso compromisso é lutar para que as mudanças aconteçam. Que os índices negativos sejam superados pela força da organização de toda a sociedade. Que não sejamos avaliados por uma nota mas pela capacidade de manifestarmos o amor ao próximo que é a melhor resposta contra o ataque à dignidade humana. Nas escolas é preciso oportunizar todos, principalmente os mais necessitados. Nada de prêmios e competição porque isso reforça a exclusão social. Aqueles que trabalham para sustentar a vida encontram mais dificuldades na escola. Se não transformarmos o espaço escolar em lugar de participação coletiva sem discriminação, ela será tão somente uma reprodutora das desigualdades impostas pelo modelo econômico e político da sociedade.
No atual modelo de sociedade, nossos jovens do meio popular são os mais prejudicados pois falta oportunidades para serem felizes. Falta vida com qualidade para todos. Ao entrar numa escola que ofereça Educação para Jovens e Adultos, percebe-se o retrato fiel de uma grande parcela da sociedade brasileira. Nossos jovens estão esquecidos pelos modelos de escola,sociedade e família. Os desafios que se apresentam, hoje, são gigantescos em relação com o passado próximo.
Hoje, os mártires da educação são os professores incompreendidos por aqueles que ignoram o que chamamos de dignidade humana. O professor é um ser humano que participa da vida da comunidade. Ele é um ser pensado por Deus. A questão é: querem tirar do professor o pouco de dignidade que lhe resta. Dessa forma teríamos uma ausência profunda do respeito aos direitos humanos.
Aqueles que não conseguiram compreender a importância do professor na vida social como sujeito que colabora com a transformação da sociedade é porque não fazem nenhuma relação da escola com a vida. (Profº Carlos)