sábado, 23 de janeiro de 2016

De que lado estou? Que projeto defendo?

Dois projetos em curso: um que defende o bem e outro que defende o mal. Diante da leitura do mundo, aquele que se diz cristão não fica omisso nem neutro perante os dois projetos. É impossível servir aos dois projetos. Também é impossível a neutralidade. Aqui vale uma reflexão: De que lado estou? Que projeto defendo?

Reflexão: Evandro Krillis

Não se pode negar que o Pastor Evandro Krillis defendia um mundo melhor para todos. Não se pode negar que o Pastor Evandro Krillis tinha uma prática de denúncias contra os malditos defensores do mal. O Pastor Evandro não foi apenas um membro de uma denominação religiosa, ele mesmo foi na prática um cristão que não envergonhou a causa do evangelho. Ele era cristão acima de tudo um cristão. Ao contrário de quem o matou e o mandante. Podem até seguir uma denominação religiosa mas não é cristão quem tira a vida de inocentes. O autor do crime é assassino. Aliás, se seguem alguma religião esta será a causa de sua própria condenação. Por que? Porque ninguém serve a dois senhores. 

CONCORDA???

O compromisso com a justiça e a verdade começa pelo testemunho de vida. A partir do testemunho se constrói o discurso e com o discurso vem o movimento por um mundo de justiça e paz.

Quem é o conteúdo de libertação na América Latina?

Fervor religioso sem prática da justiça é como uma boca sem voz, olhos sem visão e ouvidos sem audição. Não serve para louvar a Deus porque não possui um conteúdo libertador. O conteúdo libertador é Cristo. É ele que vem salvar seu povo, um povo eucarístico, ouvinte da palavra de Deus e missionário. 
A injustiça contra os mais pobres acontece quando os direitos sociais não são respeitados. Quando falta vida na comunidade gerado pela perseguição aos direitos, falta também a justiça social.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Cuidado com o lobo

Quando o lobo ataca o pastor ele assim o faz para tornar fácil a destruição das ovelhas sem piedade e com ganância. Pois quando as ovelhas ficam dispersas caem facilmente nas armadilhas do lobo. A política exercida com lealdade respeita a dignidade humana independente da condição social. Mas quando ela é usada para o mal destrói vidas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PASTOR EVANDRO... DOIS MESES

"Somos todos seres frágeis e submetidos a todo tipo de perigo: na rua, no trabalho, nas viagens, de dia e de noite. Por mais que vigiemos e cuidemos, nunca estamos totalmente seguros. Sentimos necessidade de nos confiar a um Maior. E esse Maior não é outro se não Deus mesmo. Como um pastor que cuida das ovelhas, levando-as para pastagens verdejantes e fontes de água limpa, como um hospedeiro que percebe as necessidades do viajante, assim Deus cuida de cada pessoa e a acolhe com grande carinho" (L. BOFF).

Com certeza, como Bom Pastor, Deus acolheu o seu pastor Evandro Krillis...

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O PASTOR EVANDRO KRILLIS E A SEGURANÇA... QUE SEGURANÇA?

O Pastor Evandro Krillis aspirava por segurança, justiça e paz. Ele desejava para todos uma vida mais digna que foi negada violentamente. Alguém é responsável por tudo isso. Que os setores jurídicos que defendem o direito mais sagrado, a vida, ressurjam em defesa do bem e da justiça. O povo que o Pastor Evandro defendia não pode ficar refém de tamanha injustiça. Estamos indignados, porém, confiantes que o comando do crime e o autor não ficarão impunes. Que a justiça prevaleça.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

OS SANGUE DO PASTOR EVANDRO KRILLIS EXIGE JUSTIÇA

O crime que tirou a vida do Pastor Evandro Krillis tenta desmoralizar a legalidade. Se o crime foi de motivação política é de suma importância averiguar o contexto político do chão onde o pastor Evandro habitava. Como se faz política? Como se reage diante da crítica política? Como se comenta uma crítica? Com ameaças ou com argumentação ideológica? A história do lugar, a tradição política não deve ser descartável mas deve ser um instrumento de aprofundamento. Alguém muito incomodado sem poder de argumentação tirou ou mandou tirar a vida do Pastor Evandro. O bandido, certamente acredita na impunidade. Eu acredito, ainda acredito que a impunidade tem pernas curtas. A legalidade não perderá seu lugar para a imoralidade, para o absurdo, para a vergonha. Estou com esperança...