sábado, 27 de outubro de 2012

Papa: Assembleia sinodal, expressão da universalidade da Igreja



O Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização encerra-se neste sábado, no Vaticano.
No final da sessão de trabalhos desta manhã, Bento XVI proferiu um discurso aos Padres sinodais, anunciando que decidiu, depois de muito refletir e orar, transferir a competência sobre os Seminários da Congregação para a Educação Católica para a Congregação para o Clero, e a competência sobre a Catequese da Congregação para o Clero ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. 
"Seguirão os documentos relativos em forma de Carta Apostólica Motu Proprio para definir os âmbitos e suas respectivas faculdades. Peçamos ao Senhor para que acompanhe os três dicastérios da Cúria Romana nesta importante missão, com a colaboração de toda a Igreja" – frisou o pontífice.
O Papa saudou os futuros novos cardeais. "Quis com este pequeno Consistório completar o Consistório de fevereiro, no contexto da Nova Evangelização, com um gesto da universalidade da Igreja, mostrando que a Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja em Pentecostes; e não Igreja num continente, mas Igreja universal. Quis expressar este contexto, esta universalidade da Igreja que é também a expressão bonita desse Sínodo" – destacou o Santo Padre.
"Para mim foi realmente edificante, reconfortante e animador ver aqui uma expressão da Igreja universal, com seus sofrimentos, ameaças, perigos e alegrias, experiências da presença do Senhor, também nas situações difíceis" – disse ainda.
"A Igreja sente os ventos contrários, mas sente, sobretudo, o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos mostra o caminho certo, e assim, com renovado entusiasmo, caminhamos e agradecemos a Deus por nos dar este encontro realmente católico" – frisou Bento XVI.
O Santo Padre agradeceu aos Padres sinodais e a todos aqueles que trabalharam na realização do Sínodo. "Agora, essas proposições são um testamento, um dom ofertado a mim em benefício de todos, que será elaborado num documento vindo da vida e que deve gerar vida" – concluiu o Papa. 
Fonte: Rádio Vaticano
|

Bento XVI faz nomeções para o Brasil



Papa Bento XVI nomeou, neste sábado, 27 de outubro dois bispos brasileiros para  trabalhar em organismos da Santa Sé: nomeou dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA), como membro do Pontifício Cor Unum que também conhecido como "Conselho da caridade do Papa" e também nomeou dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) como membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, é membro da Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos da CNBB. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima – MG. Já foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM. Por  mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica, função que continua a exercer.
No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como seu primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010, tendo implantado as principais estruturas da vida eclesial, como a Cúria Metropolitana, Fundação do Seminário e implantação de trinta e cinco das atuais trinta e seis Paróquias da Arquidiocese. Foi presidente do Conselho Episcopal Centro-Oeste da CNBB.
Dom Alberto Taveira Corrêa é membro do Conselho Administrativo da Fundação “Populorum Progressio”, criada por João Paulo II para ajuda às populações camponesas, indígenas e afro-americanas da América Latina, tendo sido seu Vice-presidente por dois mandatos.
Dom Alberto Taveira Corrêa foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 30 de dezembro de 2009, tendo tomado posse em 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo de Belém e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.
Dom Francesco Biasin é presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Nasceu em Arzercavalli Pádua na Itália, em 06/09/1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin, ordenado sacerdote em 20/04/68 e Bispo em 12/10/2003. Seu lema é Dar a vida pelos irmãos.  Veio para o Brasil em 1972, colaborar como sacerdote na Diocese de Petrópolis (RJ). Foi pároco da Catedral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua. Foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, em 8 de junho de 2011, transferido da Diocese de Pesqueira (PE). ral de Duque de Caxias e compôs a equipe de formação do Seminário Paulo VI, Nova Iguaçu, e responsável pelo Centro de Formação de Pádua.

Fonte: Rádio Vaticano







Na ONU, o drama dos cristãos


Nova Iorque (RV) – O Presidente do Departamento para as Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, Metropolita Hilarion, interveio esta semana no Terceiro Comitê da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

Em seu pronunciamento, Hilarion declarou-se preocupado com as inúmeras violações da liberdade de religião e pelas manifestações de violência contra representantes de diversas comunidades. “Em especial, gostaria de citar o problema da discriminação contra os cristãos, atualmente o grupo religioso mais perseguido do planeta. A cada cinco minutos, um cristão é morto por sua fé”, disse o Metropolita, acrescentando que são mais de 100 milhões os cristãos perseguidos no mundo.

Segundo ele, essas cifras devem obrigar a comunidade internacional não somente a discutir o problema da discriminação contra os cristãos, mas também a tomar medidas decisivas para sua defesa.

O metropolita ortodoxo falou da situação atual no Oriente Médio e em alguns países da Ásia e da África, que estão sofrendo processos dramáticos causados por revoluções, conflitos armados, confrontos políticos e conflitos de interesse econômico.

“Meu dever como representante do Patriarcado de Moscou é levantar a voz diante dessa Assembleia em defesa dos meus irmãos cristãos”, afirmou Hilarion, recordando que uma das principais tarefas das instituições internacionais, como a ONU, é a tutela dos Direitos Humanos.

“A liberdade de religião é um direito humano fundamental – destacou – e a nossa Igreja sempre se expressou contra toda forma de discriminação, perseguição e violência por motivos religiosos.”

O Metropolita concluiu fazendo votos de que a Organização das Nações Unidas preste a devida atenção ao problema da perseguição dos cristãos no mundo moderno, ajudando a comunidade internacional a criar um mecanismo eficaz para opor-se à discriminação por motivos religiosos.

(BF)




Reflexão para o 30º Domingo do Tempo Comum



Cidade do Vaticano (RV) - O Evangelho deste domingo nos relata a cura do cego Bartimeu. Ele se encontrava à beira do caminho dependendo da compaixão dos transeuntes. Em certa ocasião ouviu falar de Jesus, de suas palavras e ações e ficou atento. Um dia ao saber da aproximação do Senhor, começou a gritar implorando-lhe a cura. Os que passavam corrigiam-lhe para que se calasse. Ele não os escutou e gritava com voz mais forte. O Senhor o mandou chamar até onde estava. Ele, em uma atitude rápida, deixou seu manto e se aproximou de Jesus.

Vemos nesse relato, alguém que cansou de viver à margem da vida e soube que aquele que era a própria Vida estava passando e se avizinhava. Ele grita, coloca para fora de seu ser cansado o desejo de libertar-se dessa escravidão. Pessoas que lhe são próximas o mandam calar, pois julgam melhor que tudo continue como está, optam pela acomodação. Mas ele está decidido e quer ser liberto de tudo o que o marginaliza. Ele não se cala. Jesus, conhecendo tal opção, pede que as pessoas que estão ao lado, tragam-no até ele. Os intermediários cumprem seu papel e dizem que o Senhor o chama. O cego larga o manto, ou seja, larga a vida de dependência – já que era no manto, estendido à sua frente, que as pessoas depositavam as esmolas - e salta para a vida nova, de liberdade.

Este episódio nos ajuda a purificar nossa vontade e nos dar aquela coragem de que tanto gostaríamos possuir. Reclamar, queixar-se, fazer corpo mole, colocar a responsabilidade na vida ou nos outros, é algo que deparamos dentro de nós. Sair do acomodamento, ter de fato uma vontade firme e decidida é algo custoso que nos mantém na escravidão e na dependência das pessoas.

Aprendamos com Bartimeu a dar um basta a tudo aquilo que nos marginaliza, nos diminui a dignidade, nos torna comodamente dependentes. Um cristão deve ser ágil em sua opção pela vida e por uma vida digna.

O cego não teve dúvidas, gritou por Jesus e não deu atenção aos que o queriam calar. Quais são as pessoas, situações ou sistemas que nos desejam manter na escravidão? Quais são as pessoas ou situações enviadas por Deus que nos levam à libertação, à independência? Examinemos quais são nossas dependências, nossas acomodações e tenhamos coragem para eliminá-las! (CAS)

O caminho se faz ao andar

26/10/2012 | Rosa Clara Franzoi * "Para que nos serve um horizonte se nunca se deixa alcançar?"
Certa vez, um homem e uma mulher fascinados pela deslumbrante paisagem da natureza, decidiram colocar-se a caminho em busca do horizonte. Andaram, andaram, mas, à medida que avançavam, ele se afastava. Resolveram então apressar o passo, não reclamar do cansaço, da sede e da fome. Mas, inútil, o horizonte continuava longínquo e inalcançável. Cansados e decepcionados, com os pés machucados e a sensação de ter se fatigado inutilmente, disseram um ao outro: "Para que nos serve um horizonte se nunca se deixa alcançar?" E uma voz lhes disse: "Para que continuem sempre caminhando". (Eduardo Galeano)
O caminho é a gente que faz
Quando um jovem decide construir o seu futuro, o horizonte parece distante... Mas, cuidado que o tempo voa! Nunca é cedo demais para começar a descobrir a direção a tomar. É um assunto de máxima importância, pois se trata de vida ou morte: ou seremos pessoas felizes, ou pessoas frustradas. Nesta busca, três coisas são importantes: primeira, saber que o caminho não está traçado; segunda, o caminho se faz passo a passo; terceira, determinação e persistência. Há uma música que diz: "caminheiro, você sabe, não existe caminho; passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz". Muita gente, achando que a trilha já está pronta, começa a percorrê-la, rotineiramente, sem conhecê-la e sem ponderar as consequências. A rotina e a falta de clareza podem prejudicar a busca e frustrar a pessoa. Quem, porém, se coloca a caminho em busca do seu futuro já deve ter algum vislumbre do horizonte, do ponto de chegada; por isso, é só ir em frente com o olhar fixo na meta, sem ceder ao cansaço, às incertezas, ao desânimo e às vozes que indicam outras direções.
Vocação missionária
Outubro é o mês dedicado às Missões. A vocação missionária é muito bonita, porque é a vocação do próprio Jesus. Ele passou a vida toda colocando os alicerces para a construção do seu Reino. Após a sua ressurreição, antes de subir ao céu, ele pediu aos seus Apóstolos que continuassem e fizessem como ele fez. E eles foram até os confins do mundo, tornando discípulos do Mestre todos os que encontravam. Hoje, na Igreja, há muitos jovens - rapazes e moças - que atraídos por este ideal, deixam tudo, inclusive o seu país, para anunciar o Reino e seus valores, nos lugares mais distantes e difíceis, onde há pessoas que precisam de um reforço na fé em Jesus Cristo e no seu Evangelho. Depois da Conferência de Aparecida, 2007, a Igreja convida, todos, leigos e leigas, a serem discípulos missionários de Jesus, pois este é um direito e um dever que lhes vêm do Batismo. O nosso mundo, a nossa cidade e a nossa comunidade precisam ser re-evangelizados. Então, mãos à obra!
* Rosa Clara Franzoi, MC, é animadora vocacional. Publicado na revista Missões, N. 08 - outubro 2012.
Fonte: Revista Missões

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PARABÉNS AOS DEDICADOS E ABENÇOADOS PADRES DE NOSSA PARÓQUIA

 
Posted by Picasa

DIÁCONO ALBERTO NA DESPEDIDA DA SANTA MISSA

 
Posted by Picasa

MOMENTO DE AGRADECIMENTO

 
Posted by Picasa

SÃO NOSSOS REFERENCIAIS DA FÉ

 
Posted by Picasa

DOM HEITOR: TESTEMUNHO DE FÉ E DE AMOR À IGREJA

 
Posted by Picasa

A PRESENÇA DE DOM HEITOR NOS FORTALECE

 
Posted by Picasa

Dom Heitor com a carta Encíclica "Ecclesia de Eucharistia".

 
Posted by Picasa

Dom Heitor e o Padre Matias Soares (Vigário Episcopal Sul)

 
Posted by Picasa

PARÓQUIA FORTALECIDA NA DIMENSÃO EUCARÍSTICA


Hoje, foi o sexto dia do Congresso Eucarístico Paroquial. A nossa Igreja está cada vez mais fortalecida, pois temos duas colunas que fortalece e dá segurança ao Povo de Deus. Estamos falando do Padre Matias e Padre Lenilson, homens consagrados pela Palavra de Deus que fomentam o amor e a comunhão no coração da Igreja. Na concepção do Padre Matias, estamos num retiro eucarístico. Um retiro que nos fortalece e nos impulsiona para a missão. Estes 250 anos não podia ser diferente, uma Igreja em estado permanente de missão dá resposta significativa no sentido de mais fervor e comunhão na Igreja.Nesses dias do Congresso Eucarístico o sacramento da confissão tem sido o canal que conduz os fiéis à Eucaristia. Nunca se confessou tanto na história de nossa paróquia. O amor à Eucaristia significa doação, entrega total. Tudo isso porque existe a confiança naquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. E mais, não podemos esquecer a presença de Dom Heitor que reconheceu a riqueza do Congresso que oferece ao Povo de Deus a reflexão da carta encíclica "Ecclesia de Eucharistia" do Beato João Paulo II. "A direção da paróquia escolheu um tema muito bonito"(DOM HEITOR). Uma frase de muita profundidade. Esta direção da paróquia está intimamente ligada à dimensão da Eucaristia. Este é o testemunho do Padre Matias e do Padre Lenilson. A missão continua.
Posted by Picasa

Tumba maia de 1.700 anos é encontrada na Guatemala

Antiga tumba maia na Guatemala (AFP)
Arqueólogos não encontraram ossos, mas encontraram joias em tumba antiga
Uma tumba de 1.700 anos de idade construída na época da antiga civilização maia foi descoberta no oeste da Guatemala.
Arqueólogos localizaram a tumba na Província de Retalhuleu, em um templo, e acreditam que o túmulo pode ser de um antigo governante maia ou líder religioso que viveu há cerca de 2.000 anos.
O arqueólogo do governo Miguel Orrego afirmou que a datação por carbono determinou que a tumba foi construída entre os anos 700 e 400 antes de Cristo, séculos antes do período conhecido como o auge da civilização maia e já é considerada uma das mais antigas descobertas no local.
Os cientistas não encontraram ossos na tumba do templo de Tak'alik Ab'aj, a cerca de 180 quilômetros ao sul da capital, Cidade da Guatemala. Provavelmente os ossos sepultados já se desintegraram.
Ao invés de ossos eles encontraram joias feitas em jade, incluindo um colar com uma figura parecida com um homem, mas com uma cabeça de ave, parecida com a de um abutre.
Esta figura com uma cabeça de ave parece identificar o ocupante da tumba como um ajaw, ou governante, pois o símbolo representava poder e riqueza entre os maias, destinado apenas a homens idosos e respeitados.

'Grande chefe'

Os arqueólogos batizaram o ocupante da tumba de K'utz Chman, que, na linguagem dos maias significa "Avô Abutre".
"Ele era um grande chefe. Ele aproximou as culturas olmeca e maia na América Central", afirmou Miguel Orrego.
O império olmeca começou a entrar em decadência por volta do ano 400 antes de Cristo. Já a civilização maia começava a crescer e se desenvolver nesta época, afirmou a arqueóloga Christa Schieber, que está trabalhando na tumba.
Os maias governaram grande parte da América Central entre os anos de 250 e 800 depois de Cristo, com um império que se estendia desde Honduras até a região central do México.
Segundo historiadores ouvidos pela agência de notícias Reuters, o líder sepultado na tumba pode ter sido o primeiro a introduzir elementos que, mais tarde, se transformaram em características marcantes da cultura maia, como a construção de pirâmides e as esculturas que representam as famílias reais.
Fonte: BBC BRASIL

No princípio está a comunhão, não a solidão

O universo é feito de relações e nada existe fora das relações
26/10/2012

Leonardo Boff

Escrevíamos anteriormente que Deus é mistério em si mesmo e para si mesmo. Para os cristãos trata-se de um mistério de comunhão e não de solidão. É a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A ortodoxia afirma: há três Pessoas e um só Deus. É possível isso? Não seria um absurdo 3=1? Aqui tocamos naquilo que os cristãos subentendem quando dizem "Deus”. É diferente que o absoluto monoteísmo judeu e muçulmano. Sem abandonarmos o monoteísmo, faz-se mister um esclarecimento desta Trindade.
O três seguramente é um número. Mas não como resultado de 1+1+1=3. Se pensarmos assim matematicamente, então Deus não é três; mas, um e único. O número três funciona como um símbolo para sinalizar que sob o nome Deus há comunhão e não solidão, distinções que não se excluem mas que se incluem, que não se opõem mas se compõem. O número três seria como a auréola que colocamos simbolicamente ao redor da cabeça das pessoas santas. Não é que elas andem por ai com essa auréola. Para nós é o símbolo a sinalizar que estamos diante de figuras santas. Assim ocorre com o número três.
Com o três dizemos que em Deus há distinções. Se não houvesse distinções, reinaria a solidão do um. A palavra Trindade (número três) está no lugar de amor, comunhão e inter-retro-relações. Trindade significa exatamente isso: distinções em Deus que permitem a troca e a mútua entrega de Pai, Filho e Espírito.
A rigor, como já viu o gênio de Santo Agostinho, não se deveria falar de três Pessoas. Cada Pessoa divina é única. E os únicos não se somam porque o único não é número. Se disser um em termos de número, então não há como parar: seguem o dois, o três, o quatro e assim indefinidamente. Kant erroneamente entendeu assim e por isso rejeitava a ideia de Trindade. Portanto o número três possui valor simbólico e não matemático. O que ele simboliza?
C. G. Jung nos socorre. Ele escreveu longo ensaio sobre o sentido arquetípico-simbólico da Trindade cristã. O três expressa a relação tão íntima e infinita entre as diversas Pessoas que se uni-ficam, quer dizer, ficam um, um só Deus.
Mas se são três Únicos, não resultaria no triteísmo, vale dizer, três Deuses em vez de um: o monoteísmo? Isso seria assim, se funcionasse a lógica matemática dos números. Se somo uma manga+uma manga+uma manga, resultam em três mangas. Mas com a Trindade não é assim, pois estamos diante de outra lógica, a das relações interpessoais. Segundo esta lógica, as relações não se somam. Elas se entrelaçam e se incluem, constituindo uma unidade. Assim, pai, mãe e filhos constituem um único jogo de relações, formando uma única família. A família resulta das relações inclusivas entre os membros. Não há pai e mãe sem filho, não há filho sem pai e mãe. Os três se uni-ficam, ficam um, uma única família. Três distintos; mas, uma só família, a trindade humana.
Quando falamos de Deus-Trindade entra em ação esta lógica das relações interpessoais e não dos números. Em outras palavras: a natureza íntima de Deus não é solidão; mas, comunhão.
Se houvesse um só Deus reinaria, de fato, a absoluta solidão. Se houvesse dois, num frente a frente ao outro, vigoraria a distinção e, ao mesmo tempo, a separação e a exclusão (um não é o outro) e uma mútua contemplação. Não seria egoísmo a dois? Com o três, o um e o dois se voltam para o três, superam a separação e se encontram no três. Irrompe a comunhão circular e a inclusão de uns nos outros, pelos outros e com os outros, numa palavra: a Trindade.
O que existe primeiro é a simultaneidade dos três Únicos. Ninguém é antes ou depois. Emergem juntos sempre se comunicando reciprocamente e sem fim. Por isso dizíamos: no princípio está a comunhão. Como consequência desta comunhão infinita resulta a união e a unidade em Deus. Então: três Pessoas e um só Deus-comunhão.
Não nos dizem exatamente isso os modernos cosmólogos? O universo é feito de relações e nada existe fora das relações. O universo é a grande metáfora da Trindade: tudo é relação de tudo com tudo: um uni-verso. E nós dentro dele.

Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor.

ENCONTRO ENTRE COORDENADORES DA EJA

Aconteceu, hoje, em Parnamirim o encontro entre coordenadores que contemplam a modalidade EJA, com técnicos da 2ª DIRED para socialização de experiências. As professoras-técnicas da DIRED, Teresinha e Patrícia, fizeram a apresentação da construção do documento "Plano Estratégico de cumprimento das metas estaduais da EJA além de outras questões. A grande meta é o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da 2ª DIRED.

O VIGÁRIO GERAL DA ARQUIDIOCESE, O PADRE EDILSON NOBRE


O Vigário Geral da Arquidiocese, o Padre Edilson Nobre, e desenvolveu o tema: "Eucaristia, Mistério da Fé".
Posted by Picasa

Recuperar os fiéis perdidos e conquistar os indiferentes?


Dom_Raymundo_Damasceno_Assis_agosto_2012Como a Igreja Católica pode responder à indiferença daquela parcela da população que não crê, que se afastou na religião ou que nunca a conheceu? Quem responde as perguntas é o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis.
“Eu acho que é importante que nós saiamos ao encontro do nosso povo, sobretudo nas periferias de nossas grandes cidades. O Brasil, e eu diria a América Latina de modo geral, passam por um processo cada vez mais forte de urbanização. As populações estão se concentrando nas grandes e médias cidades. Hoje, no Brasil já cerca de 80% da população está vivendo nas cidades. Então, é claro que as cidades aumentam, crescem e nós muitas vezes não temos um número suficiente de ministros ordenados e muitas vezes também não temos o número suficiente de leigos preparados para atender as necessidades religiosas, espirituais desta população que cresce cada vez mais em nossas cidades”.
“De que maneira ir ao encontro deles? Criar centros de encontro das pessoas que vivem nestas áreas, criar pequenas comunidades, como vimos no Documento de Aparecida: fazer da Igreja uma rede de pequenas comunidades eclesiais, vinculadas à paróquia, à diocese, porque nós devemos sempre promover e estimular uma pastoral orgânica, de conjunto. Portanto, este trabalho não pode ser autônomo, não pode ser independente, como ocorre muitas vezes com nossos irmãos evangélicos”.
“Para isso, é necessário que se abra espaço à atuação do laicato; é claro também dos religiosos e religiosas, porque o padre sozinho não consegue atender a esta demanda da população mais distante da matriz, da sede paroquial propriamente dita”.

"A Igreja e os sentidos: lugares de culto na percepção", tema de Simpósio em Veneza



Veneza (RV) - “A Igreja e os sentidos: os lugares de culto na percepção”, será o tema do simpósio a ser realizado em Veneza nos próximo dias 26 e 27. O evento é promovido pelo Patriarcado de Veneza em colaboração com diversos organismos da igreja e instituições ligadas aos bens culturais, pesquisa, ensino e turismo.
Os organizadores explicam que “a experiência humana e aquela da fé tem em comum o terreno dos sentidos, ou seja, da percepção sensível que leva a uma experiência espiritual. As nossas igrejas,_destacam_, são um imenso patrimônio de arte e arquitetura que através de sua beleza evocam simbolicamente aquilo que a liturgia realiza nestes mesmo lugares:o encontro com Deus e a salvação”.
“Os valores simbólicos, acrescentam”, são mediados pela experiência sensível que, quer no rito ou fora dele, se torna o contexto no qual a experiência de fé atua segundo a lógica da encarnação. É indispensável, completam, partir de uma sensibilidade cultural que leve em conta os valores de comunicação da fé que faz parte das nossas Igrejas e a dimensão perceptiva dos fiéis e dos simples visitantes”.
O encontro será aberto pelo padre Michael John Zielinsli, ex-vice-presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, em substituição ao Patriarca de Veneza, Dom Francesco Moraglia, participante di Sínodo dos Bispos em Roma. Diversos especialistas darão continuidade aos trabalhos abordando temas como a percepção do belo, da arte, do espaço e do rito confrontado com a neurociência, a iconografia e a simbologia, a teologia e a liturgia. Comunicar com sentido na ausência dos sentidos: voltada aos portadores de deficiência.
O evento é dirigido aos responsáveis e colaboradores dos serviços diocesanos que se ocupam da tutela e da valorização das igrejas e de seu patrimônio artístico, das catequeses através da arte, da liturgia e da acolhida turística. Arquitetos, engenheiros, agentes de pastoral, jornalistas, catequistas, guias turísticos poderão encontrar suporte para suas atividades no que diz respeito aos bens culturais.
O encontro será realizado no Museu Diocesano de Veneza. Na primeira noite haverá uma visita aos mosaicos da vizinha Basílica de São Marcos enquanto na segunda está prevista uma visita guiada na mostra “Common Ground”, dentro da Bienal de Veneza, em colaboração com a direção da 13ª Mostra Internacional de Arquitetura. Maiores informações pelo email . (JE)

  
  

  Home > Igreja > 26/10/2012 18:34:30
 



Sudão: dramático apelo em favor da popução vítima de guerra


Cartum (RV) - A comunidade internacional recebeu um apelo dramático do bispo sudanês de Kadugli, em Kordofan do Sul, Dom Andudu Adam Elnail, pedindo ajuda emergencial para a população devastada pela guerra travada entre o Norte e o Sul do Sudão."Temos mais de 11 mil crianças em idade escolar e pedimos à comunidade internacional que ajude as mesmas a irem à escola. Precisamos de comida e remédios, porque estamos perdendo três crianças por dia. As pessoas procuram cultivar a terra e são atacadas ", disse Dom Elnail, citado pela Agência católica africana Cisa.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de 900 mil pessoas estão deslocadas ou agredidas por violentos combates entre as tropas do governo sudanês e milícias de rebeldes do Movimento de Libertação do Povo do Sudão do Norte.

O único obstáculo para a ajuda humanitária, denuncia Dom Elnail, agora é representado pelo governo sudanês: "As dificuldades de comunicação estão superadas. As agências humanitárias estão prontas, têm comida e dinheiro e não podem esperar, porque as pessoas estão morrendo ", disse o prelado.

Apesar de um acordo firmado em agosto passado com a mediação das Nações Unidas e da União Africana, após mais de 16 meses de negociações, nenhum agente humanitário até agora cruzou o Sudão em áreas controladas pelo Splm-N, e nenhuma ajuda foi distribuída.

O conflito armado no Kordofan do Sul, estourou na véspera da independência do Sudão do Sul em 9 de julho de 2011. A área é disputada pelos governos de Cartum e de Juba por causa a suas ricas jazidas petrolíferas.(MP)
     Home > Igreja > 26/10/2012 18:32:13
 



Cristãos fogem do norte do Mali e muçulmanos também são vítimas do fundamentalismo


Bamako (RV) - "Os cristãos foram obrigados a fugir do norte do Mali", denunciou numa entrevista à fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Pe. Laurent Balas, missionário dos Padres Brancos, que passou seis anos em Gao, no norte desse país africano.

Agora, o religioso foi nomeado pároco da Igreja dos Santos Mártires de Uganda, em Bamako. "Os meus sucessores em Gao foram obrigados a fugir", frisou Pe. Balas descrevendo a conquista do norte do país pelas milícias islâmicas.

'Os cristãos fogem do norte e são acolhidos pelas famílias do sul em condições muito precárias, depois de terem deixado todos os seus pertences. Não há campos de refugiados no país, mas sim nas nações vizinhas. Os deslocados são muitos. É difícil dizer quantos são", disse o missionário.

No norte os grupos islâmicos impuseram sua interpretação radical da xária chegando a invadir casas em busca de mulheres sem véu e cortando uma das orelhas daquelas que são encontradas com o rosto descoberto. "Diante dessa situação, até os muçulmanos fogem em massa" – destacou o sacerdote.

Não é somente o fundamentalismo religioso que causa problemas no norte do Mali. Segundo Pe. Balas, os grupos islâmicos têm ligações com traficantes de droga, como demonstrado pelo avião carregado de cocaína que recentemente caiu num aeroporto controlado por islamitas. (MJ)
|

Arcebispo de Natal faz novas nomeações

O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, assinou provisões, dando novas funções a vários padres da Arquidiocese. O Padre Cláudio Régio Bezerra recebeu o título de pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, Natal. O Diácono Inácio Lopes assume a coordenação arquidiocesana do Setor Juventude. Padre Valdir Cândido de Morais assume a coordenação do Setor Família e passou a ser diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC e do Segue-me. Padre José Sílvio de Brito fica na coordenação do Setor de Leigos. A Comissão Bíblico-catequética tem como presidente o Diácono Edmar Araújo e como assistente eclesiástico, o Padre José Freitas Campos. Padre Elielson Cassimiro de Almeida coordena a Comissão de Liturgia e Sacramentos. O Padre Fábio Pinheiro foi nomeado assistente eclesiástico do Movimento da Mãe Peregrina e da Liga das Famílias. Para o Terço dos Homens foi  nomeado o Padre Jorge Cardoso, como assistente eclesiástico, João Pinheiro, da Paróquia da Catedral, como coordenador arquidiocesano.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Natal 

CONGRESSO EUCARÍSTICO PAROQUIAL


Momento do ofertório
Posted by Picasa

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A EUCARISTIA TRANSFORMA A VIDA


A Eucaristia nos faz Igreja, nos compromete com o Reino de Deus. O Congresso Eucarístico nos dá a fisionomia de uma Igreja missionária.
Posted by Picasa