sábado, 18 de agosto de 2012

JOVENS EM FORMAÇÃO
Juventude se preparando para receber o sacramento do crisma no Congresso Paroquial que acontecerá no mês de outubro. Alguns catequizandos tem feito opção pela catequese e ao mesmo tempo se envolvendo com a setorização da paróquia. Se o catequista se compromete com a ação missionária, dessa forma contribui com o projeto paroquial.

FORMAÇÃO DE CATEQUISTA
Hoje pela manhã aconteceu a formação para os catequistas da paróquia sob a direção da Irmã Nailza (Divina Providência), Neli, Arimateia, Tatiane e Carlos. O tema em estudo foi a família.
"COMBATI O BOM COMBATE"
Deus nos dá a graça para podermos agir de acordo com sua vontade, Ele mesmo nos escolheu e nos promoveu para anunciarmos a boa nova. Não somos nada sem Deus. Precisamos de  Deus, Ele toma a iniciativa no que diz respeito à civilização do amor. A força que temos vem de Deus, necessitamos dela para dizer como disse São Paulo: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". Entramos no combate para adquirirmos a vitória. Nesse sentido, meus irmãos, guardemos a fé que nos impulsiona para a missão. Não é por nossos méritos que tudo vai dá certo mas pela graça de Deus celebramos a vitória.
O cristão não contradiz o projeto original de Deus: "vida em plenitude para todos". Para isto acontecer é necessário comunhão e participação na comunidade. Que todos se tornem um só, unidos para o fortalecimento do povo de Deus. O maior testemunho que podemos dar é viver plenamente à comunhão. Dessa forma seremos reconhecidos como bons cristãos.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012


MOVIMENTO UNIFICADO CONTRA A VIOLÊNCIA
O nosso município está tendo visibilidade no Rio grande do Norte a partir da violência que toma conta. Nos últimos meses há registros de muitos assaltos, temos registro até mesmo de explosão do Banco do Brasil de nossa querida cidade. A mais recente e preocupante violência, é que fere a dignidade do professor. Aluno agride professor de forma violenta e covarde em sala de aula. Os professores estão desprotegidos e sem segurança. Esse quadro de violência atinge a todos que moram no lugar.
Unidos nos fortalecemos e venceremos o mal que nos oprime na atualidade. Precisamos realizar um ato público em defesa da vida e da segurança para todos. Nesse sentido, contamos com todas as pessoas que prezam pela paz em nossa cidade. Vamos apoiar essa luta!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O IDEB DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO BARBOSA MELHOROU!
Aos professores e alunos da Escola Estadual Profº Francisco Barbosa, nossos parabéns! Vale apena estudar e se fortalecer com qualidade intelectiva. 

SOBRE A EDUCAÇÃO
Os novos com os velhos discursos sobre a educação não dá chances para pensarmos nas possibilidades de um projeto educacional de qualidade. Pensar num projeto educacional de qualidade sem a participação do povo, da comunidade é jogar palavras fora do contexto. É preciso estar no mundo da educação e ouvir educadores, pais e alunos. O educador tem um discurso e uma prática voltada para a educação de qualidade. Primeiro, ele está numa sala de aula vivenciando as alegrias e tristezas. Por isso, ele mesmo tem o que dizer sobre a educação. 

POR QUE TANTA VIOLÊNCIA NA CIDADE?
Nos últimos trinta anos a cidade vem sendo construída na base da violência, desemprego, desesperança e dúvidas quanto ao futuro. Tudo isso por falta de planejamento e projetos com garantias de dias melhores. Não temos nenhuma possibilidade para garantir a felicidade de todos. Quais são os valores que regem a vida em comunidade? De um lado, alguns adotam a violência como princípio normativo. Isso é fruto de uma sociedade corrompida pelos inquisidores da verdade e da justiça. Como cristãos, não podemos cair nas armadilhas que apontam para a destruição e a decadência moral e ética.
O que significa viver na cidade? Hoje, o que temos de melhor para comemorar? É importante lembrar que os puros defensores da verdade estão fora da política, porque esta fracassou na resolução dos problemas da cidade. Quando acontece um esvaziamento da verdade, solidariedade e fraternidade, aí cresce a violência na cidade. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DOM OSCAR ROMERO: MÁRTIR QUE LEVOU A ESPERANÇA AO CORAÇÃO DO POVO
Fica na memória do povo aquele que semeou a paz num mundo marcado pela ferramenta da exploração e exclusão. Dom Oscar Romero estaria completando 95 anos de idade se estivesse vivo. Seu sacerdócio em favor dos pobres e oprimidos irritou os detentores do poder, os filhos da iniquidade. 
É sempre bom lembrar daqueles que fazem uma teologia voltada para a libertação do homem em todas as suas dimensões. Dessa forma há mais semelhança com Jesus. Colocar a vida em defesa daqueles que ninguém quer como amigos, os excluídos do mundo. Rezemos por todos que vivem concretamente o Evangelho de Jesus.

domingo, 12 de agosto de 2012

RESPONSABILIDADES DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DA FÉ
Dizem por aí que alguns valores foram totalmente anulados da vida social e com reflexos na família. Os cuidados estabelecidos na família de ontem já não existem mais. Se a família não vai bem, o resto da sociedade sofre também. Tudo isso porque a família é a base de sustentação em valores. Falta ensinamento e obediência. Mas, o que ensinar aos filhos? Como ensinar? Se os pais investem, também tem que dar obrigações aos filhos. Dessa forma podemos perguntar: Como vai a formação cristã de nossos filhos?
O testemunho dos pais é indispensável para a formação gradual e progressiva dos filhos. Não pode faltar a atenção e o cuidado permanente. Então, qual é a responsabilidade dos pais? De acordo com o Conselho Pontifício para a Família (nº 148), a responsabilidade dos pais "não é só de alimentar e satisfazer as necessidades materiais e culturais dos seus filhos, mas sobretudo de lhes transmitir a verdade da fé vivida e de os educar no amor de Deus e do próximo"(p.9-10).Portanto, a nossa missão continua com a esperança que jamais se acaba.


JORNADA DA FAMÍLIA
Estamos dando início a jornada nacional da família. Como é de se notar, a nossa paróquia está sempre em atividade. O tempo de evangelizar é permanente. Que os nossos discípulos missionários tenham consciência disso. 
O setor I estará realizando um encontro com as famílias na rua Padre Cícero no dia 15 de agosto às 19 horas. Na oportunidade faremos uma reflexão sobre a família brasileira. É um momento de fortalecimento da família. Que todos possam participar.
DIA DOS PAIS
Hoje, celebramos o dia dos pais. Qual é o papel dos pais na família e na sociedade? Qual é a imagem que temos dos nossos pais? Sempre é bom e necessário uma reflexão. Precisamos encontrar o lugar dos pais no coração do mundo. Tudo isso para que a dignidade da família seja preservada e contemplada. A figura do pai misericordioso, bondoso, responsável e comprometido dá testemunho que o amor sobrevive. Feliz dia dos pais!