sábado, 2 de março de 2013

Mesa Redonda foi excelente!

Whastyane da comunidade Shalom fez uma excelente palestra sobre a espiritualidade dos jovens.
Está de parabéns todos que ajudaram na realização do evento. E acreditamos que os ideais não morrem jamais, a juventude cristã de ontem 
 possibilita hoje caminhos clareados pelo respeito mútuo e solidariedade.
Posted by Picasa

A Mesa Redonda atingiu o objetivo

 
Com um público considerável de jovens, a mesa redonda atingiu seu objetivo. Registramos a presença de representantes dos coroinhas, Shalom, PJ, Fé e Luz, a coordenadora do Setor IV, articulador paroquial, Movimento Franciscano e comunidade Setor I
O público jovem chamou a atenção. A concentração dos jovens foi de grande importância e demonstrou interesse.
O Padre Matias, grande incentivador dos jovens marcou presença. E foi muito importante para os jovens a fala do Padre Matias.
Ele retratou bem a situação do jovem
A comunidade Boa nova deu um testemunho de vida e força.

Perseguição Política em Bahia Formosa?

O voto é secreto, a democracia é legítima, o cidadão é livre. Que os professores de Bahia Formosa que se sentirem perseguidos pela ignorância política de alguns que se dizem representar a população, busquem o Ministério Público de seu município e façam uma representação contra os perseguidores.

HOJE TEM MESA REDONDA

Logo mais às 19hs acontecerá a 1ª Mesa Redonda no Setor I, Centro. Três temas serão desenvolvidos sobre a campanha da Fraternidade: Primeiro tema: O jovem e o mundo das drogas( Comunidade Boa Nova); segundo tema: A juventude e a espiritualidade( Comunidade Shalom) e o Terceiro tema: Juventude: Missão e Desafios(Pastoral de Juventude).

Centralização do Poder



AINDA EXISTE UMA FORTE CENTRALIZAÇÃO DO PODER
É natural que se comportem de tal maneira, centralizando tudo porque na verdade, a educação que temos hoje, é reflexo de uma educação para o controle excessivo das pessoas. Assim, não há chance para autonomia, aliás, a autonomia que temos é tutelada. A qualquer momento desaparece. O mundo conservador torna todas as instituições conservadoras. Por isso que a maior preocupação de um líder é com o poder. Ele não divide. Por muitas vezes já apresentei o verdadeiro perfil de um líder. Vejam a passagem do lava-pés. Ser líder cristão, é ser servidor de todos. É formar novas lideranças para a Igreja, não para si mesmo. Ora, somente Jesus Cristo podia formar lideranças para Ele mesmo porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. E não há outro. Jesus Cristo assumiu a lógica do menor que padece. E você? Qual é a lógica que você assume em sua comunidade? Um pobre consciente torna-se uma grande preocupação para quem tem o poder como o seu deus. O pobre consciente sabe a razão que o faz pobre. É mais fácil o favorecimento do assistencialismo do que favorecer à mudança de mentalidade. Aqueles que são conscientes, mesmo empurrados para guetos, sabem porque isso acontece. A imposição gera resistência e solidariedade entre os oprimidos. Este é um ponto de grande importância. Aqueles que são considerados pequenos e descartáveis, quando se organizam se tornam grandes e fortes. Que ninguém desista de lutar por uma civilização do amor.
Um líder que tem claro o seu papel não provoca dissidências entre seus amigos, ele preserva a unidade. A lógica do poder e do maior, muitas vezes prevalece nas relações e destrói a comunidade. Para quem coordena grupos, participa de conselhos, pastorais e setores tenham clareza da importância de ser líder. Que tipo de liderança devemos ser? Que tipo de liderança estou sendo em minha comunidade? Sou um modelo de unidade ou intrigas? Centralizo tudo? A reflexão é permanente. Só para ajudar na reflexão: temos grandes lideranças mas quando foram cooptadas pelos políticos, perderam a sensibilidade do líder e ganharam a astúcia de um lobo.
Contudo, é de grande importância continuarmos a nossa missão formando lideranças que pensem diferentes, que sejam respeitados e descentralizadores. Que a paz continue a reinar em todos que desejam o bem. (Carlos: Movimento Fé e Luz)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Enfrente os desafios

É importante lembrar que "uma testemunha não é um herói", uma testemunha enfrenta desafios. Muitas vezes, o medo torna-se o grande obstáculo na caminhada cristã. Tem pessoas que deixaram de testemunhar a fé em Cristo porque se aliaram com os poderosos ou encontraram sentido no ter e no prazer. Esse tempo de quaresma é um chamado para mudança de comportamento, para ficar junto de Deus. Pense no que você pode oferecer aos necessitados na caminhada para a Páscoa. Ser testemunha de Cristo significa assumir seu projeto de salvação... (Carlos)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Excelente participação do povo na via-sacra no setor I

Hoje, realizamos a Via-Sacra no Setor I, Centro. A participação dos moradores foi muito importante. Podemos dizer que estamos aos poucos formando pequenas comunidades pela base e formando, também,  novas lideranças.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

VIA-SACRA NO SETOR I

Amanhã estamos mobilizados para a Via-Sacra no Setor I. A Participaçã e acolhida do povo nos fortalece muito. Tem sentido nosso trabalho de evangelização quando não mudamos nenhum ponto e nenhuma vírgula do projeto da Igreja. O povo é de Deus. Vamos dar a Deus o que é dele mesmo, o povo. Formar, catequizar, evangelizar para Cristo. Amanhã às 19 hs.

Missiologia no Brasil

Por Jaime Carlos Patias  _ Começa, em Brasília, o 2º Simpósio de Missiologia no Brasil
25 / Fev / 2013 22:45
Um momento de oração abriu, na noite desta segunda-feira, 25, o 2º Simpósio de Missiologia, que reúne em Brasília, até o dia 1º de março, cerca de 50 pessoas entre, docentes, teólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, agentes de pastoral e animadores missionários, de todo o Brasil.

Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (RELAMI) o Simpósio tem como tema: “Teologia para uma missão a partir da América Latina hoje” e pretende refletir sobre o papel da missiologia na atual conjuntura eclesial.

“Estamos vivendo um momento especial, um tanto difícil na Igreja. Diante dessa situação, o que temos para propor?”, perguntou padre Paulo Suess ao motivar o tema de reflexão. “Ouvimos falar de corrupção, lutas pelo poder. Nossa inspiração vem dos pequenos e das bases, não vem da cúpula. O povo simples nos ajuda a pensar não numa Igreja gloriosa e grandiosa, mas autêntica. Temos de refletir sobre o que significa a missão a partir da América Latina hoje, um continente pobre e sofredor”, sublinhou. “Há muitas propostas de salvação. Achamos que a proposta de Jesus pode mudar nosso rumo. Nestes dias vamos refletir sobre a busca da autenticidade na palavra que proclamamos”, completou.

A missiologia é um ramo da teologia que estuda a missão na prática e em diferentes situações e contextos do mundo de hoje. “A Igreja precisa de gente que saiba dar as coordenadas sobre a Missão”, argumentou padre Estêvão Raschietti, SX, diretor do CCM, ao destacar os principais objetivos do Simpósio. O encontro tem por finalidade também, “constituir uma associação de missiólogos para qualificar a formação missionária e partilhar experiências no campo da missiologia”, completou.

O 1º Simpósio de Missiologia aconteceu em de São Paulo, em 1999, convocado pelo Curso de Pós-graduação em Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, e teve como tema: “Os confins do mundo no meio de nós”. (Fonte: Pontifícias Obras Missionárias)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MESA REDONDA


Sábado está confirmada a mesa redonda sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Convidamos a comunidade em geral para participar desse momento formativo.

CF 2013 na Paróquia: uma mensagem de esperança

O Padre Matias Soares dá grande testemunho de liderança cristã. Desde que implantou os setores missionários na Paróquia conseguiu envolver o povo com mais participação na vida da Igreja. No espírito de comunhão e participação nossa paróquia vem dando passos significativos no ano da juventude.
Ontem, na abertura da Campanha da Fraternidade, o povo compareceu para ouvir a mensagem da abertura da CF 2013. A setorização descentraliza e promove comunhão.
Posted by Picasa

Abertura da Campanha da Fraternidade

O Padre Matias Soares realizou a abertura da CF 2013 na Paróquia e encontrou uma multidão para ouvir a mensagem da Igreja. Temos a missão de abrirmos os espaços para a juventude atuar com o vigor da fé e do amor. O Padre Matias, na homilia, lembrou que para este ano a temática a ser trabalhada será, "Jovens Cristãos, no Ano da Fé, Ide fazei discípulos meus por toda a paróquia".
Posted by Picasa

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fé e Luz

A palavra do mês do Movimento Fé e Luz foi sobre Pedro, um rochedo forte e fraco. Começamos pedindo forças ao Espírito Santo para conduzir o nosso encontro e iluminar a nossa reflexão. O texto de referência foi Lucas 22, 54-62, a negação de Pedro. Após a leitura, formamos três grupos para refletir sobre algumas questões: Eu já vivi o mesmo que Pedro? Sou chamado para exercer responsabilidades? Me escandalizei com alguma coisa? Logo após a reflexão fizemos a plenária apresentada por Suely e Viviane. Depois rezamos, cantamos e apresentamos as informações. Encerramos com o nosso momento de confraternização.
Posted by Picasa

Pedro, o rochedo fraco e forte



Movimento Fé e Luz
Pedro, o rochedo fraco e forte
A reflexão que realizamos, hoje, no Movimento Fé e Luz foi em torno da missão de Pedro, o rochedo fraco e forte. Fraco porque negou Cristo por três vezes e forte porque na negação reconhecemos a humildade daquele que foi o nosso primeiro Papa na história da Igreja. Quando partilhamos a palavra do mês, percebemos que Pedro na sua fraqueza, realmente, é como qualquer um de nós. É importante lembrar que Pedro se deixou moldar por Jesus. A nossa reflexão acontece bem dentro do maior evento da história da Igreja, a renúncia do Papa Bento XVI. Maior evento porque manifesta-se aquela mesma humildade de Pedro, reconhecemos também em Bento XVI alguém que foi moldado por Jesus. Que bonito! Esta é a nossa Igreja.
Como leigos temos que rezar por todos, pelo Papa, pelos bispos e pelos padres. Precisamos rezar permanentemente pelo clero. A nossa espiritualidade se fortalece com eles fortalecidos também. Será que já vivemos o mesmo que Pedro? As nossas fraquezas nos assustam? Rezemos como rezava São João Maria Vianney: “Eu vos amo, ò meu Deus, e o meu único desejo é amar-vos até o último suspiro de minha vida”.
Que Jesus possa abrir o nosso coração e nos moldar, nos transformar em verdadeiros missionários, como Ele mesmo foi. “Jesus, abre o meu coração e molda-me à tua imagem”. Que o Movimento Fé e Luz possa ser um bom sinal de unidade e acolhida em Jesus. (Carlos: Movimento Fé e Luz)

3ª Reflexão


"A partir de Abraão, Deus se faz presente, com palavras e ações, como o doador da aliança, isto é, do dom imerecido da comunhão de vida consigo mesmo. Todavia, o objetivo do encontro divino com Israel, com tudo o que segue em Cristo, é a convergência crescente e a eventual compenetração manifestada pelas duas histórias, como sugere a visão final de Isaías" (66,22s).

2ª Reflexão


-Jesus aos discípulos: “São estas as palavras que eu vos falei, quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24,44, indicado em DV 15).

Reflexão

"Com a fé o homem aceita uma verdade e uma sabedoria que ele mesmo não criou, isto é, a visão de si e do mundo circundado pelo amor do Criador".

Como está a nossa preparação para a Páscoa?



Tema: Caminhando Rumo à Páscoa de Jesus
O subsídio da Regional Sul II para este ano, traz excelentes reflexões que de forma metodológica prepara o povo de Deus para compreender sua caminhada rumo à Páscoa. “Ser sal da terra e luz do mundo é crer, servir e amar” (Regional Sul II). Para aqueles que estão inseridos na evangelização pelos setores são levados a proclamar a Palavra de Deus aos mais simples e humildes de coração. A Palavra de Deus está ao alcance de todos “para que todos tenham vida”. É um tempo muito forte na Igreja, o povo abre seu coração em total confiança em Deus e na Igreja. Para eles a luz do céu entra em suas casas, em suas vidas.
A nossa cidade, com poucos missionários, faz uma experiência de missão que apresenta resultados práticos. Desperta para o coração da Igreja as pessoas que não tinham nenhuma possibilidades de inclusão na vida eclesial. A setorização, nesse sentido, fortalece o projeto de evangelização e os evangelizadores. Não se enganem, todo mérito está na Palavra de Deus. A Palavra de Deus continua sendo acolhida pelos mais pobres com um coração sincero. Os pobres não oferecem ouro nem prata (são pobres), mas tem um coração que sabe amar e acolher. Isso é muito mais importante que riqueza e poder. O testemunho de fé de São Policarpo, Mártir, é uma lição de amor a Deus. Quando pediram a Policarpo para renegar a fé cristã, ele discordou com muita coragem. Policarpo não passou para o outro lado porque tinha fé em Deus.
Que nesse tempo fundamental de fortalecimento da fé cristã, possamos com coragem, a exemplo de Policarpo, dizer não às insídias do mal. Nossa missão é “crer, servir e amar”. (Carlos: Setor I)