sábado, 13 de julho de 2013

UMA GRANDE RENOVAÇÃO NA PARÓQUIA APENAS EM TRÊS ANOS


Ações dos 3 anos de paroquiato do Pe. Matias Soares

1)      Estrutura física: Capela de Areia Branca; Capela do Bonfim; Capela do KM 38; Reforma interna da capela do Mendes; Capela de Santa Luzia; Centro Pastoral de Manibu; Centro Administrativo Paroquial; Compra de 2 veículos para os trabalhos pastorais; Pintura e manutenção da Igreja Matriz quando chegou na Paróquia e manutenção dos muros externos da matriz; capela do Zoador; Capela da Rocinha; Capela do Baxiu; Nome do Centro Social para Mons. Antonio Barros; Acabamento da capela do Vale do Lírio (faltou a foto, mas ser mencionada); Manutenção constante do patrimônio paroquial e recuperação do patrimônio paroquial; capelas que serão construídas (Bica, Quebra Fuzil);
2)      Estrutura Pastoral: A solicitação para retirada das festas de grande porte da frente da matriz a pedido dos fiéis católicos e outras pessoas de amantes da cultura; organização pastoral da paróquia em setores missionários, em plena sintonia com as orientações da Igreja na América Latina e no Brasil. Hoje a paróquia está organizada territorialmente em 11 setores missionários (4 urbanos e 7 rurais); revitalização dos conselhos pastoral e administrativo que têm a missão de promover e apoiar as ações administrativas e pastorais da paróquia juntamente com o pároco; organização das contas da paróquia; prestação de contas na matriz e nas comunidades da zona rural feitas mensalmente; assembleias de planejamento e avaliação pastoral e administrativa feitas semestralmente; reunião dos conselhos feita todos os meses; apoio a todos os grupos, pastorais, movimentos e serviços da paróquia; organização da catequese em toda a paróquia; revitalização da pastoral da criança; realização do IV Congresso Eucarístico Paroquial nos 250 anos da paróquia e fortalecendo as tradições paroquiais; encontros mensais com as religiosas da paróquia para formação momentos de fraternidade; formação constante de lideranças nos 11 setores missionários da paróquia e missão permanente, principalmente no Natal em Família; Quaresma e agora na Semana Nacional da Família; apoio afetivo e efetivo aos jovens da paróquia; apoio às instituições da paróquia; A reimplantação do ECC paroquial; a revitalização da Pastoral familiar; Mais assistência religiosa em toda a paróquia, com aumento de missas e confissões, principalmente na matriz com atendimento paroquial das terças aos sábados e visita aos enfermos; maior presença da igreja nos meios de comunicação com o programa Orando Com Maria e Dialogando com a Igreja; Formação de jovens para implantação do SEGUE-ME na paróquia de Sant’Ana e São Joaquim; boa relação com as demais comunidades cristãs do nosso município; envio de jovens para a comunidade religiosa dos Filhos de Sant’Ana; a organização do Plano Pastoral Paroquial; fortalecimento da festa dos padroeiros no centro e nas capelas; o aumento de comunidades que hj são atendidas pela paróquia; a presença da igreja na comunidade da Bica...
3)      Questões sociais: a preocupação de cuidar das questões sociais que afligem a vida dos paroquianos; o apoio que foi dado ao PROERD; a faixa colocada na igreja clamando por Segurança Pública; o apoio dado para que a APAMI não fosse fechada; a presença da Igreja em todos os momentos nos quais tivesse em causa o bem da comunidade; a preocupação em apoiar a cultura local; reflexões e publicadas em jornais como a Tribuna do Norte; Jornal de Hoje e o Alerta; a relação consciente e dialógica com os representantes e instituições civis e militares da nossa comunidade;
4)      Na Arquidiocese: hoje é Vigário Episcopal Sul da Arquidiocese de Natal, que abrange as regiões Agreste, Potengi e Trairi do nosso Estado e que ajuda ao Bispo no governo arquidiocesano; Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; Membro do Conselho editorial do Jornal a Ordem da Arquidiocese; professor do curso propedêutico do seminário de São Pedro; além da formação no seminário de São Pedro, teve sua formação seminarística em Roma, por 4 anos; Faz parte da equipe que prepara as novenas do Natal em Família do Regional Nordeste II da CNBB; é membro da coordenação pastoral arquidiocesana; pelo fato de ser pároco de São José de Mipibu, também é diretor presidente do Instituto Pio XII e é quem nomeia a direção da instituição; Já foi vigário paroquial das paróquia de Nova Cruz; Santo Antonio e Lagoa de Pedras e Serrinha.

COMENTÁRIO
Aggionarmento palavra usada por João XXIII que significa renovação. Tenho plena convicção que com o Padre Matias Soares vivenciamos esse tempo de renovação que passa no plano pastoral e em todas as outras áreas da paróquia. Hoje a paróquia se encontra fortalecida na fé e na tradição.

"A estrada dos cristãos é a estrada de Jesus"

Os cristãos continuam sendo perseguidos no mundo por causa da Palavra de Deus, do seguimento de Cristo. Seguir Cristo traz consequências pesadas para a vida. O cristão autêntico será perseguido porque não pactua com as armadilhas do sistema de pecados. Jesus Cristo não ficou em cima do muro, indeciso e sem ação. Ele sempre se posicionou frente a realidade de seu tempo. O Papa Francisco foi muito claro em suas palavras recentemente, ele disse: "A estrada dos cristãos é a estrada de Jesus. Se quisermos ser seguidores de Jesus, não temos outra alternativa: temos apenas esta estrada que ele nos indicou e uma das suas consequências é, precisamente, o ódio, o ódio do mundo e do príncipe maligno deste mundo". Tudo isso acontece nos dias atuais. Assim como Jesus seus discípulos também são perseguidos. Em Mateus 10, 22, Jesus disse: "Vós sereis odiados por causa do meu nome". Quem defende a justiça e a paz no mundo está sujeito a todo tipo de perseguição. 
Diante de tantos horrores no mundo, a missão pela construção do reino de Deus continua firme como uma rocha sob a proteção de Deus. (CARLOS)

Perseguições e Perseverança dos cristãos

Papa: perseguições e perseverança dos cristãos



Cidade do Vaticano (RV) – Em seu breve Pontificado, Papa Francisco falou, diversas vezes, sobre a perseguição aos cristãos e a perseverança. Com efeito, ele sempre os exortou a não terem medo das perseguições mundanas, que, muitas vezes, acontecem por causa do seguimento a Jesus. De fato, na Liturgia de hoje, Jesus diz: “Vocês serão odiados e perseguidos por causa do meu nome”. Por isso, o Santo Padre disse:

A estrada dos cristãos é a estrada de Jesus. Se quisermos ser seguidores de Jesus, não temos outra alternativa: temos apenas esta estrada que ele nos indicou e uma das suas consequências é, precisamente, o ódio, o ódio do mundo e do príncipe maligno deste mundo. Jesus disse: “Eu os escolhi do mundo”. Ele nos resgatou do poder diabólico, por pura graça”.
O Santo Padre disse ainda que “não se pode dialogar com o príncipe deste mundo, Satanás, mas podemos responder-lhe com a Palavra de Deus”. Logo, é preciso ter a humildade e a mansidão de uma ovelha, para que o Pastor a defenda das garras do lobo. Humildade e mansidão são palavras que o espírito maligno não tolera.

“Vocês serão odiados e perseguidos por causa do meu nome”, diz Jesus no evangelho de hoje, fazendo clara alusão à evangelização e à missão dos cristãos. Neste sentido, o Papa nos exorta a pedir ao Espírito Santo, que nos dê o fervor apostólico e a graça de irmos até às periferias das cidades e do mundo.

Quanto a Igreja precisa do anúncio de Jesus, hoje, diz o Pontífice, apesar das tribulações e perseguições. Tais realidades chegaram até nós através dos séculos. De fato, o Papa diz:

“O tempo dos mártires ainda não acabou. Aliás, em nossos dias, podemos dizer que a Igreja tem mais mártires que nos primeiros séculos. Em tantos países no mundo, muitos homens e mulheres são caluniados, perseguidos e mortos por ódio à fé”.
Papa Francisco citou as palavras de Jesus: “Quem perseverar até o fim, será salvo”. Se uma pessoa encontra Cristo, responde às adversidades com o amor e a força da verdade. “O amor fraterno é o testemunho que podemos dar pelo fato que Jesus ressuscitado vive entre nós. Nossa fé é baseada na forte experiência pessoal de Cristo, morto e ressuscitado! (MT)

Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A fé cristã exige mudança de atitudes

"Deus não se revela para que o ser humano "saiba", mas para que "seja" diferente, pois a fé cristã não é somente um modo de pensar diferente, mas de viver diferente; não é somente uma maneira de ver diferente, mas de agir diferente" (Agenor Brighenti).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O CLIMA É DE FESTA NA PARÓQUIA

A festa dos nossos padroeiros, Sant'Ana e São Joaquim, já se inicia em todos os setores missionários com as novenas e celebrações da palavra de Deus. Com a graça de Deus e a dedicação dos nossos padres, hoje, temos a tradição religiosa fortalecida, o compromisso e a fidelidade dos missionários de forma permanente nos setores. A Palavra de Deus chega em todo território de nossa paróquia. Tudo isso é resultado do compromisso do nosso pároco com o plano pastoral por amor à Igreja e a adesão dos discípulos missionários que se tornam protagonistas na caminhada da paróquia. Os paroquianos receberão toda uma catequese voltada para a juventude e fundamentada pela doutrina social da Igreja. O grande tema da festa dos padroeiros já aponta em que direção estamos. Jovens cristãos, no Ano da Fé, ide e fazei discípulos missionários de Jesus Cristo em toda paróquia. É importante lembrar que em virtude de nosso batismo somos chamados a servir como discípulos missionários. Quem ama verdadeiramente a Igreja cuida e transmite através do testemunho o respeito à dignidade humana. Viva nossos padroeiros!
(CARLOS)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Café Teológico: "Pensar a fé cristã com responsabilidade social"


Quando se investe em conhecimento ganha-se em qualidade. De comunidades diferentes mas unidos pela fé da Igreja Católica caminhamos para oferecer o melhor aos nossos irmãos na fé. Com isso lembramos que a Palavra de Deus é de suma importância e não pode faltar em nossa jornada. Até o próximo Café Teológico!

Café Teológico em Mipibu

O 2º café Teológico foi realizado com sucesso pelo grupo de amigos estudantes de teologia da Faculdade Heitor Sales: Paulo, Irmã Vaneci, Carlos Alberto, Elison e Mônica Mariana. Aprofundamos documentos do Concílio Vaticano II que foi responsável pela renovação da Igreja. A abertura do café Teológico aconteceu com uma oração inicial sob a direção de Mônica. Gravissimum Educations foi o primeiro documento a ser apresentado por Elison pela manhã. Reiniciamos às 14hs com Mônica apresentando o tema sobre Ecumenismo, Paulo com o documento Sacrossanto Concilium e logo em seguida Carlos com a Constituição Pastoral Gaudium et Spes. O Padre Matias encerrou o momento de estudo com uma bênção. Na Igreja Matriz, às 19hs, participamos da Santa Missa.
Temos consciência da nossa missão como leigos na Igreja de Cristo e sabemos da importância dos estudos em nossas vidas. E mais, os novos desafios do século XXI. "A Nova Evangelização trouxe consigo um desafio à formação teológica: superar as fragmentações" (Baronto). O cristão do século XXI tem que ser completo. Boronto nos confirma: "A renovação espiritual, a tensão pastoral, a preparação cultural e a competência educativa não podem estar separadas entre si...". A nossa alegria foi um presente de Deus.

domingo, 7 de julho de 2013

PROGRAMA DA FESTA



07/07 a 15/07 - Missões nos setores (Peregrinação com os estandartes dos padroeiros)
Às 19h do dia 07/07, Missa de envio dos missionários na Igreja Matriz.

16/07 (Terça-feira)- ABERTURA DA FESTA
18h – Carreata saindo da cidade de Monte Alegre até a Igreja Matriz de São José de Mipibu
19h - Hasteamento da Bandeira – Missa de Abertura.
Presidente: Pe. Magno Jales da Costa, FSA (Mestre de Noviços e Reitor dos Filhos de Santana)
Noiteiros: Setores Missionários, Grupos, pastorais, movimentos, serviços, associações, comunidades, Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Monte Alegre e todos os paroquianos.

17/07 (Quarta-feira)
19h – Novena
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano)
Sub-tema: Juventude, dignidade e trabalho
Noiteiros: Fraternidade Mons. Antonio Barros, Movimento Fé e Luz, Movimento Franciscano portadores da Paz, Apostolado da Oração, Irmandade de São José e paroquianos.

18/07 (Quinta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Fábio Pinheiro Bezerra (Administrador Paroquial de N. Sra. do Ó - Nísia Floresta)
Sub-tema: Juventude, cultura e meio ambiente
Noiteiros: Movimento Apostólico da Mãe Peregrina, Som e Vida e paroquianos.

19/07 (Sexta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. José Pereira da Silva Neto (Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Conceição – Canguaretama)
Sub-tema: Juventude e redes sociais
Noiteiros: Secretaria Municipal de Saúde, servidores da saúde, médicos, enfermeiros, CAPS, NASF, CEO, agentes Comunitários de Saúde e Endemias, I URSAP, Hospital Regional Mons. Antonio Barros, Centro de Referência, Postos de Saúde, APAMI, Farmácias, Laboratórios e Clínicas, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, CRAS, Casa da Família, Grupo da Melhor Idade, Projeto Conviver e paroquianos.

20/07 (Sábado)
19h - Novena
Presidente: Pe. Antônio Murilo de Paiva (Pároco de Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim e Vigário Episcopal para as Instituições Sociais)
Sub-tema: Juventude, drogas e violência
Noiteiros: Ministérios de Música, Pastoral da Juventude, Grupos e Movimentos de Jovens da Paróquia, Crismandos, Jovens em Geral e paroquianos.
21/07 (Domingo)
7h e 10h Missa na Matriz
19h - Missa    
Presidente: Pe. Edilson Soares Nobre (Vigário Geral)
Sub-tema: Juventude e sexualidade
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Grupo de Coroinhas, Mejinho, Pastoral da Criança, Catequese de 1ª Eucaristia, Infância Missionária, CPP E CAEP, Mipibuenses ausentes, Lions Clube e paroquianos.

22/07 (Segunda-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior (Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Ceará-Mirim e Vigário Episcopal Norte)
Sub-tema: Juventude e educação
Noiteiros: Terço dos Homens, Instituto Pio XII, Secretaria Municipal de Educação,  Professores, funcionários da educação, universitários, escolas da rede pública e particular do município e paroquianos.

23/07 (Terça-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Severino da Silva Neto (Pároco da Paróquia de São José – Angicos)
Sub-tema: Juventude, fé e vocação.
Noiteiros: Filhos de Santana, Irmãs da Divina Providência, Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Abrigo Anízia Pessoa e paroquianos.

24/07 (Quarta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. Valtair Lira Lucas (Chanceler da Arquidiocese e Pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis - Lagoa Nova – Natal)
Sub-tema: Juventude e relações humanas
Noiteiros: Terço das Mulheres, Pastoral familiar, ECC e Grupos de Oração, Mídia local (blogs, rádio e jornais), CDL, Indústrias Becker, Coco & Cia, Moveis JB e demais empresas do município, fazendeiros, agricultores, feirantes, comerciantes e paroquianos.

25/07 (Quinta-feira)
19h - Novena
Presidente: Pe. José Marcelo Cezarino Cruz (Administrador da Paróquia do Beato André de Soveral – Emaús)
Sub-tema: Juventude e justiça social
Noiteiros: Comunidade Católica Shalom, Comunidade Magnificat, Comunidade Boa Nova, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, Câmara Municipal, Fórum Municipal, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselhos Paritários Municipais e paroquianos.





Dia 26/07 (sexta-feira) - DIA DOS PADROEIROS E DE TODA COMUNIDADE PAROQUIAL
5h - Alvorada
8h30min - Missa dos Avós
Celebrante: Pe. Rogério Ferreira Barros (Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição - Ceará-Mirim)
­­­­­­­10h – Batizados
11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção
12h – Pipocaço
16h - PROCISSÃO COM AS IMAGENS DOS PADROEIROS, SEGUIDA DA SOLENE CONCELEBRAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA
Celebrante: Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo Emérito)
ARRIAMENTO DA BANDEIRA DA FESTA

De 17 a 26/07 - Às 5h - caminhada penitencial, seguida da Santa Missa.
Responsáveis: Ir. Lourdes, Neli, Denise, Marcelo, Tobá, Necy, Jonathas, Samuel, Israel e Jutália.

De 17 a 25/07 – Das 9h às 11h - Confissões na matriz e visita aos enfermos.

OBS.: - Liturgia da Palavra: Evangelho do dia
            - Fundamentação dos sub-temas: Catecismo da Igreja Católica e YouCat



Caixa de texto: PROGRAMAÇÃO SOCIAL
 



De 16 a 26/07
QUERMESSE DOS PADROEIROS COM BARRACAS E DIVERSAS ATRAÇÕES CULTURAIS
Local: Praça Desembargador Celso Sales, logo após a novena.

Dia 19/07 (Sexta-feira)
Das 08h às 13h - DIA DA AÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE
Local: Espaço da Quermesse
Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Dia 20/07 (Sábado)
PASSEIO CICLÍSTICO
14h - Concentração em frente à Igreja Matriz

Dia 21/07 (Domingo)
Cavalgada de Sant’Ana e São Joaquim
8h - Saída da Fazenda do Sr. Marcos Lopes até a Fazenda Canadá.
11h - LEILÃO DE GARROTES E FEIJOADA

Dia 25/07 (Quinta-feira)
21h - ESCOLHA DA RAINHA DA FESTA

CONVITE











Caixa de texto: CONVITE

 




Prezados paroquianos e devotos de Sant’Ana e São Joaquim,

Estamos para celebrar festa dos nossos padroeiros. É mais uma oportunidade que Deus nos concede de nos encontrarmos com Seu Filho, Jesus Cristo, mediante a devoção aos nossos avós, Sant’Ana e São Joaquim. Convidamos e contamos com a presença de todos os paroquianos e demais devotos. Todos são especialmente convidados! A festa é nossa; o momento é nosso; a Igreja somos nós; por isso, cada um é responsável pela beleza deste momento de espiritualidade, confraternização e fortalecimento da Fé da comunidade cristã católica. Este ano, tendo em vista o Ano da Fé, a Campanha da Fraternidade e a visita do Santo Padre, o Papa Francisco, queremos dedicar uma atenção toda especial aos nossos queridos jovens. Por isso, o tema geral, pensado e aprovado em assembleia paroquial, a saber: Jovens Cristãos, no Ano da Fé, ide e fazei Discípulos/Missionários de Jesus Cristo em toda Paróquia, será enfaticamente refletido durante o Novenário, com subtemas relacionados. Não só a Igreja, mas todas as instituições e, especialmente, as famílias precisamos acolher, apoiar e orientar a nossa Juventude para o caminho do amor, da verdade, da justiça e do bem. Tenhamos esta consciência cristã e cidadã. Cuidemos dos nossos jovens! A festa dos nossos padroeiros será um tempo da graça de Deus que quer “ser e estar” no coração dos nossos jovens. Queremos contar com o apoio e a colaboração de todos.
Por fim, uma feliz e abençoada festa para todos! Não nos esqueçamos de que a beleza e o encanto da nossa festa depende da disponibilidade de cada um de nós. Confiamos em vós e trabalhemos para que a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim seja, toda ela, Discípula/Missionária do Senhor!
Pe. Matias Soares
Pároco
Pe. José Lenilson
Vigário Paroquial
Diáconos, religiosos(as) e equipes.