sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Chamados à santidade

Os batizados são chamados para a santidade. Como pode acontecer a experiência da santidade num mundo que vive se contradizendo. Basta olharmos para os valores de hoje. Na carta,( I Ts 4,3 ): "Portanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação". São dois os caminhos: o da perdição e o da libertação. Cada um escolhe o caminho a seguir. Qual é o melhor caminho para a comunidade? (CARLOS: CATEQUISTA)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Os leigos na Igreja


A partir do Concílio vaticano II, os leigos ocupam um lugar na Igreja que favorece mudanças significativas no âmbito da pastoral. "Os sagrados pastores reconhecem perfeitamente quanto os leigos contribuem para o bem de toda a Igreja" (LG,30). Estamos percebendo essa realidade com a setorização da paróquia. O envolvimento dos leigos oferece o rosto missionário de Jesus à Igreja. O leigo tem importância na vida da Igreja, é uma maioria chamada a ser protagonista no contexto latino americano. A missão do leigo é evangelizar o mundo. A carta aos Romanos 12, 4-5, trata do tema da unidade na diversidade. Somos convocados a viver na unidade fazendo a experiência dos primeiros cristãos. Por isso na comunidade, o apostolado leigo tornará a Igreja em estado permanente de missão. "O apostolado dos leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja; a este apostolado são destinados todos pelo Senhor ao receberem o batismo e a confirmação" (LG,33). Somos uma Igreja essencialmente missionária contribuindo para a construção de uma civilização do amor, da fraternidade e da justiça. O chamado é de Deus. 

O testemunho dos primeiros cristãos foi o reconhecimento do amor de Jesus na comunidade. Ensinar através do testemunho é uma prática eficaz que torna verdadeiro o discurso. O discurso do cristão é validado pelo testemunho que vem primeiro. O leigo não pode deixar de ser aquilo que Deus quer para ele. "Cada um dos leigos deve ser, perante o mundo, testemunha da ressurreição e da vida do Senhor Jesus e sinal do Deus vivo"(LG,38). Deus seja louvado pelo Concílio Vaticano II. (CARLOS: CATEQUISTA)

domingo, 17 de novembro de 2013

Igreja em estado permanente de missão

"Igreja em estado permanente de missão". A vídeo-mensagem do Papa aos participantes no Congresso em Guadalupe, no México.



Cidade do Vaticano – O Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem por ocasião do Encontro e Peregrinação, que se realiza, de hoje, sábado, até o dia 19 no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.

O encontro, organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), junto com os Cavaleiros de Colombo, tem como tema: “Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização no continente americano”.

Em sua vídeo-mensagem em espanhol, após saudar os presentes no Santuário de Guadalupe, o Santo Padre citou o Documento de Aparecida “que propõe colocar a Igreja em estado permanente de missão, realizar ações de índole missionária, mas, em contexto mais amplo, uma ação missionária global: que todas as atividades das Igrejas locais tenham caráter missionário".

Em primeiro lugar, disse o Papa, “a intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante e pressupõe sair de si mesmo e caminhar, semeando novamente e sempre até aonde for possível”. Logo, a Igreja não se deve fechar, mas sair das suas comunidades e ter a audácia de chegar até às periferias, que precisam da presença de Deus.

Como segundo ponto, o Pontífice coloca o objetivo de toda a atividade pastoral, que deve ser orientada pelo impulso missionário de atingir a todos, sem excluir ninguém. A tarefa da evangelização precisa de muita paciência. A mensagem cristã deve ser apresentada de modo sereno e gradual; deve ser sempre criativa em seus métodos.

O terceiro aspecto da missão, segundo o Papa Francisco, concerne ao Bispo, que acompanha a pastoral da Igreja, como pastor que sabe o nome das suas ovelhas e as guia com solidariedade, ternura e paciência, manifestando-lhes a maternidade da Igreja e a misericórdia de Deus. O papel do Bispo não deve ser o de um príncipe, mas, o de um bom Pastor, que tem discernimento, vigia seu rebanho, mantém a unidade e promove a esperança entre os fiéis.

O quarto ponto que o Santo Padre destacou na sua vídeo-mensagem diz respeito aos agentes de pastoral, sobretudo os presbíteros, que devem participar da missão do Bispo. A tentação do clericalismo, que causa tanto dano à Igreja na América Latina, é um obstáculo para o desenvolvimento da maturidade e da responsabilidade cristã de boa parte dos leigos.

O clericalismo, diz ainda o Papa, implica uma atitude auto-referencial, um comportamento de grupo, que dificulta o encontro com o Senhor. Eis a urgência de formar ministros, capazes de unir, propor encontros, dialogar, caminhar e inflamar o coração das pessoas, apesar dos desafios. A cultura de hoje exige uma formação séria.

Neste ponto, o Bispo de Roma dedicou uma palavra à Vida Consagrada, que é fermento na Igreja e a faz crescer. Por isso, exortou os consagrados e as consagradas a serem fiéis ao próprio carisma, que deve ser vivido e transmitido em toda a sua integridade, pelo bem da Igreja.

Papa Francisco concluiu sua vídeo-mensagem agradecendo a todos pelo seu empenho na missão continental. E exortou os discípulos missionários a manterem o tesouro da fé, que deve ser transmitido, e tornarem conhecido o nome de Jesus. 



Fonte; Rádio Vaticano