sábado, 21 de julho de 2012

Recomendo a leitura do documento nº 97 da cnbb
FORMAÇÃO NA CATEQUESE
Hoje, aconteceu o encontro de formação para catequistas no Colégio PIO XII. O assessor do encontro foi Wilson que realizou uma grande oficina dando sua colaboração no setor pedagógico da catequese. A catequese conta com uma excelente equipe de coordenação: Irmã Nailza(Divina Providência), Lidiane(Esposa do Diácono Alberto), Arimatéia(Coordenador do Setor II) e Neli(Mãe Peregrina). A catequese e o Padre Matias se identificam bastante. Pois, o Padre Matias tem investido muito nesse setor importante de nossa paróquia.


quinta-feira, 19 de julho de 2012


O CRISTÃO NO MUNDO
O cristão não passa pelo mundo em vão. Ele mesmo tem a missão de levar Cristo a todos sem distinção. Há muito o que fazer no mundo. O mundo precisa de paz. Certa vez disse Jesus: "A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, Eu também envio vocês". O cristão é aquele que faz como Jesus ensinou, levando a boa nova para o mundo. Jesus é a boa nova, principalmente para os mais pobres.
Na atualidade, os pobres só recebem boas notícias quando escutam a Palavra de Deus. O mundo seria triste sem a Palavra de Deus para os mais pobres. É a palavra que dá esperança e nos leva a acreditar no amor de Deus. Por isso, o cristão não pode deixar cair o anúncio do Evangelho. "Jesus é a auto-oferta de Deus"(Karl Rahner) para a humanidade. Ele foi e sempre será a melhor notícia a ser anunciada por todos. 
Falar de Jesus é uma tarefa sublime e permanente da comunidade cristã. É dizer que fora do mundo não há salvação porque Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar. "Em Jesus temos... o paradigma e o fundamento de tudo o que Deus faz por nós"(Ladaria). (Carlos: bacharelando em teologia)

terça-feira, 17 de julho de 2012

OBSTÁCULOS AOS DIREITOS SOCIAIS
Convivemos, historicamente, com a negação aos direitos sociais. Estes direitos são tão necessários à nossa vida. Caminhamos em busca de uma educação de qualidade aberta a todos os homens e mulheres, crianças, jovens e adultos. Buscaremos a sonhada escola ideal que não faz distinção entre as pessoas. Nessa escola não existe o maior nem o menor pois  o respeito mútuo e a solidariedade são os pilares que a sustentam. Nossos discursos por uma justiça social não se esgotará enquanto não inaugurarmos a plena igualdade de direitos. A meta é não desistir da essência que faz a escola existir: o conhecimento.
Direitos sociais não podem ser concebidos como privilégios porque a verdadeira democracia elimina toda possibilidade de fossilizar a desigualdade social. Numa democracia ninguém morre de fome, ninguém é excluído por ser criado pobre. Numa verdadeira democracia o ser humano é respeitado, não importa a sua condição social. Então, por que tanta miséria no mundo democrático?
Três grandes ídolos infernizam a vida, principalmente, das lideranças: o poder, o prazer e o dinheiro. Esses ídolos tornam-se obstáculos para que a sociedade seja governada pela VERDADE que liberta todo homem da ignorância e do empobrecimento. A vocação do homem consciente é ajudar a construir um mundo onde os direitos sociais sejam respeitados. (Carlos: Professor da Escola Malvina Cosme, Natal)

domingo, 15 de julho de 2012

Escola e Vida
 Escola e vida formam uma unidade necessária para a sobrevivência do homem. O homem como um ser essencialmente intelectual não pode deixar de pensar numa sociedade onde a justiça, igualdade de direitos e fraternidade possam estar na ordem do dia. Para isto acontecer temos que ter uma escola que vá além do tradicionalismo e conservadorismo. O aluno, principalmente adulto, não deve ser pensado simplesmente para o mercado de trabalho. Mas, antes deve-se formar um cidadão que consiga compreender a razão de sua existência. Uma escola que consegue abrir os olhos de seus alunos para esta realidade cumpre bem o seu papel. "Conhecer é ser consciente de alguma coisa"(Mondin). É missão do aluno se apropriar do conhecimento historicamente produzido e também produzir conhecimento pela pesquisa.
A escola não deve se separar da vida da comunidade. É na comunidade que se faz presente aquele que é o protagonista da escola, o aluno. Qual é a ideia que temos de comunidade? É na comunidade que nos realizamos, colocamos em comum aquilo que temos. Nesse sentido, a escola é fundamental em compartilhar o que foi produzido, os resultados do trabalho. O mundo está ao nosso alcance através do conhecimento. Dessa forma, a escola passa a ter o reconhecimento da sociedade. 
A grande responsabilidade da escola não é atribuir notas aos alunos mas formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Sair de uma educação bancária para uma educação libertadora. "Mas essa liberdade consiste num modo de relacionamento entre todos os membros"(Comblin). Numa escola que considera a vida temos muito o que mostrar. O povo encontra a sua identidade na cultura. Por isso, a escola é um espaço de elevação cultural, e a cultura nos devolverá a segurança completa. (Carlos: Professor)