sábado, 16 de fevereiro de 2013

Adquira o Compêndio do Vaticano II

É importante que cada católico que se diz comprometido adquira o seu para conhecer a Igreja de Jesus Cristo à luz do Vaticano II. 
Posted by Picasa

O corrupto

 " O corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos. Aliás, o corrupto acredita piamente que todos o consideram de uma lisura capaz de causar inveja em madre Teresa de Calcutá.
O corrupto julga-se dotado de uma inteligência que o livra do mundo dos ingênuos e torna mais arguto e esperto do que o comum dos mortais". (Frei Beto)

Jardineiro bom ou ruim

Quando o jardineiro se afasta definitivamente do jardim, a praga toma conta, fungos e parasitas destroi. De quem é a culpa? O jardineiro se afastou e causou um dano impossível de se reverter. Jardineiro sem consciência de seu papel é causador de problemas. Imitemos o bom jardineiro, que cuida e com seu exemplo multiplica o número de jardineiros comprometidos com o seu jardim. Jardineiro que se preza não se afasta do jardim que está sob a sua responsabilidade. (Carlos)
Posted by Picasa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Esse não pode ser esquecido na história da Igreja

Posted by Picasa

Reflexão

"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor".
Henry Thoreau

Levar a sério

"É importante levar a sério o que pedem os bispos em Aparecida sobre a criação de novas estruturas pastorais com imaginação e criatividade"(DAp, n. 173).
Posted by Picasa

A setorização exige abertura para todos

A setorização na paróquia não é uma novidade, já vem de muito tempo. O que falta é mais envolvimento dos líderes e "seus grupos" no trabalho missionário. Falta divulgação, principalmente,  na área do centro. O trabalho que temos pelos Meios de Comunicação Social ainda é tímido porque fortalece apenas o grupo que exerce chefia do programa. Quem não está na base descobrisse a importãncia das visitas se interessava um pouco mais pela setorização. O mais importante com a setorização é fortalecermos a Igreja Povo de Deus. É claro que não adianta somente o discurso mas a prática é necessária. Essas observações são necessárias. Os meios de comunicação exercem um grande poder na sociedade mas ainda se encontram a serviço da alienação. Evangelizar no contexto de Aparecida exige muito mais. Infelizmente vivemos numa sociedade em que se privilegia o status e se reproduz a ignorância. Eis um dos grandes males da sociedade. É preciso ter coragem para combater esse mal.
(Carlos)
Posted by Picasa

Dom Aldo Pagotto

Dom Aldo Pagotto é Arcebispo da Paraíba esteve presente nos 50 anos da Campanha da Fraternidade comemorado em Nísia Floresta. Participaram do evento vários bispos do Regional Nordeste II. Em 1986 recebemos a visita de Dom Aldo aqui em Mipibu. Naquele tempo, ele era padre em fortaleza e formador dos vocacionados à vida sacramentina. Participei naquele ano(1986) de um encontro vocacional lá em Fortaleza. Momento de boas lembranças que nos fortalece como leigo na Igreja.
Posted by Picasa

Mesa Redonda

Estamos organizando a mesa redonda para o dia 02 de março, peço aos amigos para que façam a divulgação do evento. É uma oportunidade para nossos jovens e comunidade refletirem sobre o tema da campanha da fraternidade. Local será mesmo na capela São Francisco. Todos são convidados. 
Posted by Picasa

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Nísia Floresta: 50 anos de CF(Fotos)



Mesa Redonda


  A equipe do setor I está promovendo uma mesa redonda com a proposta de discutirmos a questão da juventude nos dias atuais. O primeiro ponto, é acolher o jovem no coração da Igreja para se tornar sal da terra e luz do mundo. O segundo ponto é "propiciar um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para a sua vocação de discípulo missionário e para elaboração de seu projeto pessoal de vida"(CF 2013). Contamos com a participação de todos. (Carlos: Coordenador do Setor
A equipe do setor I está promovendo uma mesa redonda com a proposta de discutirmos a questão da juventude nos dias atuais. O primeiro ponto, é acolher o jovem no coração da Igreja para se tornar sal da terra e luz do mundo. O segundo ponto é "propiciar um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para a sua vocação de discípulo missionário e para elaboração de seu projeto pessoal de vida"(CF 2013). Contamos com a participação de todos. (Carlos: Coordenador do Setor I)

A Campanha da Fraternidade e a Pastoral de Juventude

A Campanha da fraternidade se intensifica cada vez mais nesse tempo de quaresma. O que se espera nessa campanha em nível paroquial? É esperado o protagonismo dos jovens por meio da PJ (Pastoral da Juventude) que assumam a direção dessa campanha mostrando a força juvenil.  A juventude precisa despertar para uma ação evangelizadora na paróquia. É necessário sensibilizar os jovens. "Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum"(CF 2013). Lembrando que a ação dos jovens na paróquia não é para si mesmo mas é para o Povo de Deus. É de suma importância caminhar nessa direção sendo que os mais experientes devem dar testemunho para os jovens na caminhada. Não podemos, também, deixar de ser críticos em todos os momentos da vida. É preciso muita atenção porque sempre tem alguém querendo tirar proveito daquilo que é bom como um bem pessoal. Lembram das tentações que Jesus Cristo sofreu no deserto? As tentações do poder. Depois faremos uma reflexão sobre a ação do poder e a fraqueza ou força dos líderes. Voltando ao texto base, o encontro pessoal com cristo significa mudança de vida. Que nessa quaresma possamos nos fortalecer em Cristo pela ação evangelizadora.
Posted by Picasa

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O perigo de uma liderança fraca

Jesus Cristo é o grande Mestre. Imagine se todos as lideranças cristãs tivessem esse cuidado de orientar os seus. Jesus era cuidadoso por excelência. Os poderosos ficavam apavorados com a posição de Jesus. Ele não precisava estar juntos dos grandes e poderosos para poder ser. Quem se sente liderança cristã não precisa se juntar com lideranças de laboratório feitos para sustentar vícios dos opressores. Quem está com eles, de certa forma também contribui com as injustiças estruturais.
Toda liderança fraca serve aos poderosos, acena para os pobres mas seu coração está com os "ricos" e "poderosos". Lamentavelmente estamos sempre adiando a mudança de mentalidade do nosso povo. Mas, estamos no tempo quaresmal que nos convida para uma tomada de consciência. Vamos em frente!
Posted by Picasa

Lembranças do Congresso Eucarístico

Dom genival e o Padre Matias, Vigário Episcopal da Região Sul (Arq. de Natal)
Posted by Picasa

Mensagem verdadeira

"Seja você a mudança que tanto procura nos outros. As pessoas não mudam com cobranças, mudam com exemplos".

Palavra do Papa Bento XVI

 
  



Audiência: "Agradeço a todos pelo amor e pela oração"



Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI recebeu esta quarta-feira, na Sala Paulo VI, milhares de fiéis e peregrinos para a Audiência Geral – o primeiro evento público depois do anúncio de sua renúncia.

De fato, no início da Audiência, o Pontífice se dirigiu aos presentes com essas palavras:

Queridos irmãos e irmãs. Como sabeis, decidi… (aplausos) – obrigado pela vossa amizade! – decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou no dia 19 de Abril de 2005. Fi-lo em plena liberdade para o bem da Igreja, depois de ter longamente rezado e ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem ciente da gravidade de tal acto mas igualmente ciente de já não ser capaz de desempenhar o ministério petrino com a força que o mesmo exige. Anima-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o Qual não lhe deixará jamais faltar a sua orientação e a sua solicitude. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me tendes acompanhado. Obrigado! Nestes dias, não fáceis para mim, senti quase fisicamente a força da oração que me proporciona o amor da Igreja, a vossa oração. Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor vos guiará.
A catequese desta quarta-feira foi dedicada ao início do tempo litúrgico da Quaresma – os quarenta dias que nos preparam à celebração da Santa Páscoa. “É um período de esforço especial no nosso caminho espiritual”, disse o Papa, explicando que é o tempo que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, e onde foi tentado pelo maligno.

Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: Que lugar tem Deus na minha vida?

As provas às quais a sociedade atual submete o cristão, de fato, são muitas, e dizem respeito à vida pessoal e social. Não é fácil ser fiel ao matrimônio cristão, praticar a misericórdia na vida cotidiana, deixar espaço à oração e ao silêncio interior. “A tentação de colocar de lado a própria fé está sempre presente e a conversão se torna uma resposta a Deus que deve ser confirmada mais vezes na vida”, afirmou.

Neste Tempo de Quaresma, no Ano da fé, o Papa nos convida a renovar nosso empenho no caminho de conversão, para superar a tendência de nos fechar em nós mesmos e para deixar, ao invés, espaço a Deus, olhando com seus olhos a realidade cotidiana.

“Converter-se significa não fechar-se na busca do próprio sucesso, do próprio prestígio, da própria posição, mas fazer de modo que todos os dias, nas pequenas coisas, a verdade, a fé em Deus e o amor se tornem a coisa mais importante.”

Eis o resumo que o Papa fez de sua catequese em português, seguido da saudação aos lusófonos: 

Queridos irmãos e irmãs, hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? Que lugar tem Deus na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu? De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida.
Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias! Obrigado!

Fonte: Rádio Vaticano

"A humildade é uma descida rumo às alturas do amor"

13/02/2013

Bento XVI e a geração YOUCAT Publicado por:

É natural a surpresa de todos diante do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI ao Ministério Petrino. Diante desse grande gesto de humildade e desprendimento, ficamos admirados, porque foge da lógica que pouco a pouco fomos aprendendo: a de que a fragilidade humana é um aparente estado de fracasso e perda. O nosso querido Papa Bento XVI com sua atitude nos ensina o contrário. Reconhecer-se fraco é um grande ato de coragem, que somente os humildes o fazem. “A humildade é uma descida rumo às alturas do amor”, dizia São Gregório. Por essa razão é que o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, Presidente da Conferência Episcopal da Áustria, a quem o Santo Padre confirmou a responsabilidade de todas as ações do YOUCAT, disse-nos que “a declaração de renúncia do Papa Bento XVI é um passo extraordinário que merece respeito e admiração”.
Agora, o que temos diante de nós? A bonita tarefa de sustentá-lo com nossas orações e apresentá-lo a nossa gratidão pela vida de sacrifício e serviço ofertada à Barca de Pedro. Particularmente, podemos dizer que Bento XVI guiou o seu pontificado preocupado com a formação e a evangelização dos jovens. A Carta Magna do YOUCAT (o prefácio) é um dos seus discursos que nos revela esse bonito zelo. O seu desejo de ver jovens se dedicando com “paixão e perseverança no estudo do Catecismo”, é um dos seus maiores legados. Somos os jovens da “geração Bento XVI”, a “geração YOUCAT”, por isso lhe somos muito gratos”.  Com seu pontificado vivemos o tempo em que a terra foi generosamente arada e lançada as sementes da confiança nos jovens. Agora será o tempo de adubá-la e regá-la, em vista dos frutos a que somos esperados a produzir, sobretudo nesse Ano da Fé.
O Papa Bento XVI, pessoalmente nos recordou isso no último dia 07 de fevereiro: “Queridos amigos, eu também quero reafirmar com força: a Igreja tem confiança nos jovens, ela espera neles e em suas energias, ela precisa deles e da sua vitalidade, para continuar a viver a missão confiada por Cristo com renovado entusiasmo. Espero sinceramente, portanto, que o Ano da Fé seja, mesmo para as jovens gerações, uma preciosa oportunidade para redescobrir e fortalecer nossa amizade com Cristo, que traz alegria e entusiasmo para transformar profundamente culturas e sociedade”.
Como ficar inerte e indiferente a tanta confiança? Como não deixar-se ser contagiado pelo amor que brota do coração desse Grande Pastor? É o próprio Cristo olhando para cada um de nós com esperança. O abraço e a realização do seu desejo quanto ao estudo da nossa Fé, seria talvez de nossa parte um dos maiores gestos de gratidão e resposta a ele, rumo à JMJ-Rio 2013. Por sinal, em sua Mensagem, o Papa nos indica mais uma vez o caminho: “Ser missionário pressupõe o conhecimento deste patrimônio recebido que é a fé da Igreja: é necessário conhecer aquilo em que se crê, para podê-lo anunciar. Como escrevi na introdução do YOUCAT, o Catecismo para jovens que vos entreguei no Encontro Mundial de Madri, «tendes de conhecer a vossa fé como um especialista em informática domina o sistema operacional de um computador. Tendes de compreendê-la como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação».
Ao passo que rezamos pelo Papa Bento XVI e por seus últimos dias de Pontificado, também dirigimos ao Cristo Bom Pastor as nossas preces pelo Novo Pontífice que no coração de Deus já existe. Já o amamos e lhe somos também fiéis. Que o olhar da Virgem Maria e o sopro do Espírito Santo que sempre nos assistiram em todo o tempo da Igreja, estejam ainda mais inclinados sobre todos nós!
Jerônimo Lauricio
Equipe Catecismo Jovem.