sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Arcebispo Mamberti: não há solução militar para conflito na Síria, com a violência nenhum vencedor, mas só derrotados



Cidade do Vaticano (RV) - A diplomacia vaticana encontra-se a todo o vapor para cessar a guerra na Síria e evitar uma intervenção armada externa, o que alargaria o conflito e agravaria os sofrimentos da população envolvida.

Nesse sentido, todos os embaixadores junto à Santa Sé foram convocados a um encontro nesta quinta-feira no Vaticano para um colóquio com o Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Na vigília do Dia de oração e jejum pela paz convocado pelo Papa, a Rádio Vaticano entrevistou o arcebispo sobre o encontro com os referidos diplomatas:

Dom Dominique Mamberti:- "Este encontro foi outra expressão da solicitude do Santo Padre e da Santa Sé pela paz no mundo e, em particular, naturalmente, acerca da situação na Síria, na esteira do comovente pronunciamento do Papa no Angelus de domingo passado. O longo conflito sírio já provocou por demais vítimas e sofrimentos e a situação humanitária adquiriu dimensões verdadeiramente intoleráveis. E é por isso que se tornou mais do que nunca necessário o Dia de jejum e oração convocado por Francisco, inclusive para recordar a todos que a paz, em primeiro lugar, é um dom de Deus, e que esse dom deve ser pedido e acolhido com coração humilde e aberto. Para além da oração, junto à oração, se faz necessário um renovado esforço diplomático, conforme o lugar que a Santa Sé ocupa na comunidade internacional. E nesse encontro com os embaixadores reiterei o que o Santo Padre exortou, ou seja, o apelo às partes a não se fechar em seus interesses, mas a deixar de lado a violência e tomar com coragem o caminho do encontro e da negociação. Pedimos à comunidade internacional que fizesse todo esforço para promover, sem mais tardar, iniciativas claras em favor da paz, sempre baseadas no diálogo e na negociação. É óbvio que não há uma solução militar para o conflito: se a violência continua, não se terá vencedores, mas somente derrotados, como dizia o Papa Bento XVI no discurso ao Corpo diplomático."

RV: Há muita apreensão pela população civil envolvida no conflito: neste âmbito, qual é a situação dos cristãos na Síria?

Dom Dominique Mamberti:- "Obviamente, a situação é muito difícil para todas as comunidades na Síria, no sentido que a violência não poupa ninguém. Todavia, sendo a comunidade cristã uma minoria no país, é particularmente vulnerável e são muitos os cristãos que tiveram que abandonar as suas casas. Muitos deles deixaram o país. Os cristãos são vítimas da violência cega: gostaria de recordar o assassinato de Pe. François Mourad e o seqüestro de numerosos cristãos, entre eles dois bispos ortodoxos e alguns sacerdotes católicos, dos quais não se têm notícias. Ademais, muitas igrejas e instituições cristãs sofreram destruições e grandes danos. Porém, os cristãos não podem e não devem perder a esperança: eles estão presentes na Síria desde o início da difusão do cristianismo e querem continuar fazendo parte do conjunto social, político e cultural do país e contribuir para o bem comum das comunidades das quais fazem parte plenamente, sendo artífices de paz e reconciliação e carregando com eles aqueles valores que podem fazer a sociedade evoluir rumo a um maior respeito pelos direitos e dignidade das pessoas. Além disso, gostaria de ressaltar, a Igreja Católica, bem como as outras Igrejas e comunidades cristãs, está engajada na linha de frente com todos os meios de que dispõe na assistência humanitária à população cristã e não-cristã." (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fé e Luz em Mipibu

No dia 1º de setembro, o bispo que acompanha o Movimento Fé e Luz, Dom Sérgio, diocese de Araçatuba-SP, presidiu a Santa Missa na Matriz de San'Ana e São Joaquim. O nosso Pároco, o Padre Matias Soares, contribui bastante com o apoio e incentivo. Que a paz possa reinar em nossos corações e o Fé e Luz ser testemunho de amor e fidelidade à Igreja.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reflexão

"Conhecido foi o dialogo em 1924-1925 que Jung manteve com um indígena da tribo Pueblo no Novo México nos USA. Este indígena achava que os brancos eram loucos. Jung lhe perguntou por que os brancos seriam loucos? Ao que o indígena respondeu:”Eles dizem que pensam com a cabeça”. “Mas é claro que pensam com a cabeça” retrucou Jung. “Como vocês pensam”? – arrematou. E o indígena, surpreso, respondeu: ”Nós pensamos aqui” e apontou para o coração" (Memórias,Sonhos, Reflexões, p. 233).