terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MIPIBU: O NOVO CENÁRIO DA FÉ

Para quem está envolvido com os trabalhos pastorais, hoje, na Igreja não vai estranhar palavras como discípulos missionários, setorização, lideranças de comunidades, coordenação dos setores, formação permanente, missão permanente e tantas outras inovações. Tudo isso acontece fomentado pelo Documento de Aparecida, as diretrizes gerais, documento 100 da cnbb e outros. Com isso estamos percebendo mudanças na vida pastoral da paróquia. 
O novo cenário da fé, é de uma Igreja que vai na direção dos pobres, dos afastados, daqueles que não tinham vida pastoral e sentimento eclesial. A Igreja não vai ao encontro dos afastados somente para rezar mas também para refletir com base na Palavra de Deus. O que Deus tem a dizer para o povo na atualidade? A reflexão são passos importantíssimos para avançarmos com consciência de nosso papel na Igreja. Nos setores, o povo é chamado a fazer essa experiência de fé. 
Que possamos nos fortalecer cada vez mais nessa visão de Igreja povo de Deus a caminho de sua libertação. (Carlos: do setor 1)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

PROGRESSO CIENTÍFICO

O progresso científico permite muita coisa. De um lado é responsável pela revolução do pensamento e das criações tecnológicas. Criou um mundo para poucos mas com recursos que dariam para suprir a necessidade de todos. Por outro lado, existe uma maioria considerada como os invisíveis da história. Estes não estão nos planos da vida plena na ótica do capitalismo.
Quando a maioria considerada invisível perceber sua força, aí tudo mudará de rumo. Um dia mudaremos o rumo da história com justiça social, sem corrupção e sem violação dos direitos humanos. Vamos alcançar sim um mundo justo e igualitário.
(CARLOS)

SER UMA IGREJA EM SAÍDA MISSIONÁRIA

É a proposta para a Igreja na América Latina. Ser missionária, se deslocar para o meio dos mais necessitados. Através da setorização das paróquias conseguimos ver essa proximidade da Igreja com os mais necessitados. Sendo luz no caminho de fé, renovando a esperança de novas comunidades eclesiais de base. 

RECURSOS DA MÍDIA

Os recursos da mídia devem ser usados para promover a justiça e a paz. Não deve encobrir os males, mostrar uma falsa paz. Deve, sim, ser promotora da moral e ética.