sábado, 17 de novembro de 2012

Home > Igreja > 16/11/2012 18:51:00
  



Simpósio da Penitenciaria Apostólica: A Penitência entre Gregório VII e Bonifácio VIII

Cidade do Vaticano (RV) - Teve início nesta sexta-feira, em Roma, no Palácio da Chancelaria, o simpósio promovido pela Penitenciaria Apostólica sobre o tema "A Penitência entre Gregório VII e Bonifácio VIII".

Participam do evento os estudantes das universidades pontifícias e estatais da capital, apaixonados por história da Igreja, direito canônico, liturgia e pastoral, autoridades eclesiásticas e civis. Os trabalhos foram abertos pelo Cardeal Manuel Monteiro de Castro, que preside à Penitenciaria Apostólica.

"É um período histórico de grande importância política, mas também de forte conotação religiosa porque amadurecia cada vez mais no coração dos pontífices, a consciência de que fosse necessária uma nova cristianização do mundo. Um projeto que exigia necessariamente uma vasta obra de reforma e que dava ao clero um papel de liderança na sociedade" – explicou o purpurado o valor do tema.

Segundo o Cardeal Castro, "o simpósio deste ano se insere no contexto muito particular do Ano da Fé e se realiza logo após o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã".

"Nesta ocasião, foi reiterado por alguns Padres sinodais que a nova evangelização também passa pelo confessionário. O Sacramento da Penitência é um instrumento eficaz, que regenera o ser humano a partir de dentro, porque o ajuda a descobrir a verdade sobre si mesmo, ou seja, de ser filho predileto do Pai, rico em misericórdia e sempre disposto a lhe dar incondicionalmente o seu perdão e paz" – concluiu o purpurado. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário