sábado, 9 de junho de 2012

Necessidade de comunhão
"A necessidade de comunhão com o outro é o que há de mais fundamental no ser humano; é a origem de todas as outras necessidades e desejos"(Jean Vanier). Até hoje não encontrei um servo de Deus tão profundo na espiritualidade. Jean Vanier não é um homem de discurso. É só olhar para o Fé e Luz e a Arca. O Fé e Luz está presente em vários países do mundo acolhendo pessoas com deficiência e sua família para o encontro com jesus.Rezemos para que Jean Vanier encontre muitas forças para continuar essa bonita missão no mundo inteiro. Em outro momento continuaremos com as mensagens de Jean Vanier.

Jean Vanier, fundador do Fé e Luz
O Movimento Fé e Luz é uma comunidade de encontro fundada por Jean Vanier. Todos nós temos necessidade de pertencer a alguém, a uma comunidade, família ou Igreja. "Quando a criança sente não pertencer a ninguém, sofre de um isolamento terrível que se manifesta pela angústia"(VANIER). Teoricamente todos são acolhidos mas na prática milhares são rejeitados, por serem deficientes, e dispensados do convívio social. O Fé e Luz vem trazer vida nova para estes que são camuflados pela sociedade para que não apareçam. Jean Vanier é um homem inspirado por Deus. Ele não pensou em si mesmo mas principalmente no mais necessitado de todos os sofredores.
Pessoas como Jean vanier é um tipo em extinção. No mundo de consumo até Vanier será dispensado porque ele vai na contra mão da ganância e do individualismo. Ele pensa e age em função do bem comum. Deus ama a todos sem distinção. "Uma criança que não se sente amada, acredita que não é digna de amor, que não é boa, que é ruim"(VANIER). É o amor que nos liberta. Por isso mesmo é fundamental participar de uma comunidade de amor para que possamos ter o sentimento de pertença e fortalecer a amizade.

Movimento Fé e Luz
Quem não conhece Milton Fagiolli perde a oportunidade de conhecer um AMIGO fiel e verdadeiro. Ele é a causa do Movimento Fé e Luz aqui em São José de Mipibu. A história de Milton no Movimento Fé e Luz começou em São Paulo na comunidade de Santa Cecília. Aqui, iniciamos com três pessoas: Carlos, Benedita e Milton. Conhecemos a proposta do movimento e levamos para frente, enfrentamos algumas dificuldades mas estamos contando 10 anos de história. 
Numa sociedade preconceituosa e conservadora, sobrevive o Movimento Fé e Luz. Parece um movimento invisível mas não é. Ele existe para combater a indiferença dos que se acham perfeitos mas não conseguem enxergar a presença dos nossos amigos especiais, porque são as estrelas que brilham no coração de Jesus e Maria.
A humildade e a fidelidade de Milton nos fortalece diante desse mundo desigual e violento. Não aparecemos nos quadros da sociedade "perfeita" porque não há lugar para os deficientes intelectuais nos areópagos elitizados.
O Movimento Fé e Luz tem sua importância no coração dos homens e mulheres de boa vontade. Nas pequenas coisas encontramos a grandeza de Deus. Como diz nossa carta de espiritualidade: "Toda pessoa é amada por Deus". Parabéns Milton! Você quebra o protocolo da hipocrisia e falsidade de estruturas opressoras. Viva o Fé e Luz! (Carlos)


sexta-feira, 8 de junho de 2012

O mundo precisa adotar valores para que a vida possa se proteger dos males que desequilibram a humanidade. É preciso saber morar no planeta com ética e moral. É necessário se inspirar no bem comum. Como está a qualidade de vida? Como estamos organizando a vida da comunidade? O mundo precisa de você para ser mais um na defesa da vida. Assista esse vídeo de Leonardo Boff e veja o que podemos fazer para melhorar a vida em nossa comunidade.
NO TEMPO DA PJMP
Na década de 1980, a PJMP em São José de Mipibu era atuante e fazia a diferença no sentido pastoral. A juventude do meio católico não era alienada, tinha capacidade de discernimento e fazia muito bem a distinção entre o bem e o mal. Era uma fé viva desalienada. A juventude estava determinada a lutar por justiça e paz sob a orientação da Pastoral de Juventude do Meio Popular. Nosso orientador espiritual, o Padre Sabino Gentili, era o sustentáculo e a ponte que nos indicava o caminho rumo à Igreja de Jesus.
Mas, localmente, a figura de Monsenhor Barros dava substância na caminhada da juventude. Pois sua espiritualidade até hoje se faz presente na ação pastoral de muitos que conviveram com aquele homem de Deus. O referencial da juventude era o seu bom pastor. "O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas"(Jo 10,11). Que a juventude possa encontrar seu lugar na Igreja, não como enfeite, mas como portadora da Palavra de Deus.

A catequese começa na família

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PASCOM EM CONSTRUÇÃO
O seminarista Andreson Madson estará assessorando um encontro de formação para construção da Pascom na paróquia de Santana e São Joaquim em São José de Mipibu. O encontro acontecerá no domingo, dia 10 de junho, a partir das 9 horas no salão de reuniões das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus. 

Semente para uma nova paróquia
Chegamos na metade do ano 2012. Espalhamos sementes da setorização com a Palavra de Deus anunciada em todos os cantos da paróquia. A setorização é um movimento contínuo. Todos são envolvidos nessa dinâmica que nos introduz na Igreja como discípulo e missionário de Jesus Cristo. Nos tornamos gente nova a partir do Evangelho, fazemos a experiência da comunhão e participação na Igreja. Desse modo descobrimos quem foi Jesus. Em Jesus Deus se dá a conhecer. Nosso Deus é o Deus do amor preferencial pelos mais pobres. É na comunhão que se revela aquilo que Deus quer. Os primeiros cristãos deram o exemplo de viver segundo a vontade de Deus. Por isso, eles "gozavam da simpatia de todo o povo"( Atos 2,47 ).
Com a setorização da paróquia entramos nessa história. Tudo isso à luz do Documento de Aparecida com vista a uma pastoral de conjunto. Esperamos que nesse segundo semestre os que ficaram fora por opção ou medo, não tenham medo de evangelizar levando todos para a mesa da Palavra de Deus e para mesa Eucarística. Mas todos juntos, sendo Jesus o líder do grupo, movimento ou pastoral. Quando isso acontece não dá em outra, o testemunho e a missão reaparece em cada chão do setor missionário.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Testemunho de Fé e Comunhão na Igreja
Com a setorização da paróquia estamos vivendo um novo tempo de testemunho de fé e comunhão na Igreja. É preciso ser ousado para levar à frente esse projeto de vida e amor. O Padre Matias Soares é o maior exemplo de testemunho de fé e comunhão entre nós que nos fortalece. É uma comunhão completa porque os leigos não estão fora como expectadores mas participam como protagonistas na missão recebida. Temos uma grande liderança que a exemplo do Monsenhor Barros ama profundamente a Igreja e transmite a cada paroquiano o espírito de fortaleza e esperança. "Verdadeiramente este homem era justo"( Lc23,47 ). A frase que resume a vida de Jesus cabe muito bem na vida do nosso Pároco, o Padre Matias Soares, que dedica sua vida sacerdotal em defesa de todos mas principalmente dos mais necessitados.
Agora, como Vigário Episcopal, o Padre Matias Soares fortalecerá muitas comunidades que entrarem nesse espírito de comunhão. Rezemos para que toda proteção divina esteja presente em sua caminhada. Que Deus o acompanhe sempre, são os votos do setor I da paróquia.

A Missão é evangelizar todos
Essa equipe de evangelizadores do ano passado fez a diferença no Setor I do centro. Conseguimos atingir todas as ruas do setor no trabalho corpo a corpo. O Documento de Aparecida atualiza a nossa vocação como discípulos missionários de Jesus. A Igreja através dos leigos está no mundo animados pelo espírito que santifica. 
A missão continua firme porque acreditamos na força do Evangelho e na capacidade dos evangelizadores sempre disponível para Cristo. Que a mensagem do Evangelho possa nos incorporar cada vez mais no coração da Igreja de Jesus.