sábado, 24 de agosto de 2013

Sair de si mesmo

Francisco: sair de nós mesmos para manifestar o amor de Deus



Cidade do Vaticano (RV) - Nesta sexta-feira o Papa eleva, num tuíte, a seguinte oração: "Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos. Ensinai-nos a sair pelas estradas para manifestar o vosso amor". O sair de nós mesmos é um tema muito querido pelo Santo Padre. "Entrar sempre mais na lógica de Deus" significa sair de si mesmos: foi o que disse Francisco desde a sua primeira audiência geral. É a lógica do Evangelho, a lógica do amor.

"Sair de si mesmos, de um modo de viver a fé cansado e habitual, da tentação de fechar-se nos próprios esquemas que acabam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. Deus saiu de si mesmo para vir ao nosso meio, montou a sua tenda entre nós para trazer-nos a sua misericórdia que salva e dá esperança. Também nós, se quisermos segui-lo e permanecer com Ele, não devemos contentar-nos em permanecer no recinto das noventa e nove ovelhas, devemos 'sair', buscar com Ele a ovelha perdida, aquela mais distante. Recordem-se bem: sair de nós, como Jesus, como Deus saiu de si mesmo em Jesus e Jesus saiu de si mesmo para todos." (Audiência Geral, 27 de março de 2013)

O Papa fala de um dúplice êxodo: amar Deus, mediante as chagas de Jesus; e amar o próximo, mediante as chagas dos mais sofredores:

"Se não conseguirmos sair de nós mesmos ao encontro do irmão necessitado, do doente, do ignorante, do pobre, do explorado, se não conseguirmos fazer essa saída de nós mesmos em direção a essas chagas, jamais aprenderemos a liberdade que nos leva à outra saída de nós mesmos, rumo às chagas de Jesus. Há duas saídas de nós mesmos: uma rumo a Jesus, a outra rumo às chagas dos nossos irmãos e irmãs." (Homilia na Casa Santa Marta, no Vaticano, 11 de maio de 2013)

É necessário abrir as portas das nossas Igrejas – explica o Santo Padre – e "sair ao encontro dos outros, fazer-nos próximos para levar a luz e a alegria da nossa fé". E fazer isso "com amor e com a ternura de Deus, no respeito e na paciência, sabendo que nós colocamos as nossas mãos, os nossos pés, o nosso coração, mas que é Deus que os guia e os torna fecundos em cada estação". E foi justamente a vocação a "sair de si mesmo" que impeliu o jovem Bergoglio a tornar-se Jesuíta, como confessou ele mesmo aos estudantes das Escolas da Companhia de Jesus:

"O que me deu tanta força para tornar-me Jesuíta foi a missionariedade: ir para fora, sair para as missões e anunciar Jesus Cristo. Creio que isso é próprio da nossa espiritualidade: ir para fora, sair, sair sempre para anunciar Jesus Cristo, e não ficar de certo modo fechados em nossas estruturas, muitas vezes estruturas caducas. Foi isso que me impeliu." (Discurso às Escolas dos Jesuítas, 7 de junho de 2013) (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

FÉ E LUZ E A OPÇÃO PELOS POBRES

O Frei Raimundo é um testemunho de amor à Igreja na opção pelos mais necessitados. Dedica sua vida ao Movimento Fé e Luz. Sua presença no meio dos mais pobres não diminui sua grandeza de sacerdote fiel a Cristo. Um grande amigo do Fé e Luz. Estamos aguardando sua chegada em nossas terras para um encontro das comunidades Fé e Luz. Que Deus abençoe este homem de Deus que nos fortalece na fé. Na foto, em 2003, na ocasião recebi junto com Benedita o mandato e envio como coordenador do Movimento Fé e Luz. Na atualidade está coordenadora a nossa amiga Cristina.

Fé e Luz:o sepulcro vazio é sinal de vitória

O sepulcro vazio não é sinal de tristeza. Ao contrário, algo bom vai acontecer, é tempo de renovação e inclusão nos serviços pastorais. Para aqueles que vivem tão somente de aparências não se conformam com o sepulcro vazio. Foi necessário o esvaziar do sepulcro para que o coração humano se preenchesse de esperança e amor. O sepulcro vazio é o momento de parar e renovar forças para prosseguir na caminhada. Não é um momento fácil porque na reflexão encontramos novas pistas de ação. Desse modo pensamos, como recomeçar? A resposta não é nossa mas Deus que nos fala ao coração. A palavra de Deus continua atualizada revolucionando o coração humano. Portanto, o sepulcro vazio não é sinal de derrota mas de vitória, compromisso com a verdade e a justiça.
Aos amigos do Movimento Fé e Luz, é tempo de renovarmos nossa esperança, é tempo de prioridade. A prioridade é o Movimento Fé e Luz que faz a experiência do sepulcro vazio. Que aos olhos do mundo é sinal de fraqueza e derrota. Mas, aos olhos da fé, o sepulcro vazio é sinal de fortalecimento, esperança e vigor. Muita paz para todos! (Carlos)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Desafio urgente

.
Leonardo Boff

Desafio urgente: a responsabilidade socio-ambiental das empresas

23/08/2013
Já se deixou para trás o economicismo do Nobel, Milton Fridman que no Time de setembro de 1970 dizia:” a responsabilidade social da empresa consiste em maximalizar os ganhos do acionistas”. Mais realista é Noam Chomsky: “As empresas é o que há de mas próximo das instituições totalitárias. Elas não têm que prestar esclarecimento ao público ou à sociedade. Agem como predadoras, tendo como presas as outras empresas. Para se defender, as populações dispõem  apenas de um intrumento: o Estado. Mas há no entanto uma diferença que não se pode negligenciar: enquanto, por exemplo, a General Electric, não deve satisfação a ninguém, o Estado deve regularmente se explicar à população”(em Le Monde Diplomatique Brasil, n. 1,  agosto 2007, p. 6).
Já há décadas que as empresas se deram conta de que são parte da sociedade e que carregam a responsabilidade social no sentido de colaborarem para termos uma sociedade melhor.
Ela pode ser assim definida: A responsabilidade social é a obrigação que a empresa assume de buscar metas que, a meio e longo prazo, sejam boas para ela e também  para o conjunto da sociedade na qual está inserida.
Essa definição não deve ser confundida com a obrigação social que significa o cumprimento das obrigações legais e o pagamento dos impostos e dos encargos sociais dos trabalhadores. Isso é simplesmente exigido por lei. Nem  significa a resposta social: a capacidade de uma empresa de responder às mudanças ocorridas na economia globalizada e na sociedade, como por exemplo, a mudança da politica econômica do governo, uma nova legislação e as trasformações do perfil dos consumidores. A resposta social é aquilo que uma empresa tem que fazer para adequar-se e poder se reproduzir.
Responsabilidade social vai além disso tudo: o que a empresa faz, depois de cumprir com todos os preceitos legais, para melhorar a sociedade da qual ela é parte e garantir a qualidade de vida e  o meio ambiente? Não só que ela faz para a comunidade, o que seria filantropia, mas o que ela faz com a comunidade, envolvendo seus membros com projetos elaborados e supervisionados em comum. Isso é libertador.
Nos últimos anos, no entanto, graças à consciência ecológica despertada pelo desarranjo do sistema-Terra e do sistema-vida surgiu o tema da responsabilidade socio-ambiental. O fato maior ocorreu no dia 2 de fevereiro do ano de 2007 quando o organismo da ONU que congrega 2.500 cientistas de mais de 135 países o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC), após seis anos de pesquisa, deu a público seus dados. Não estamos indo ao encontro do aquecimento global e de profundas mudanças climáticas. Já estamos dentro delas. O estado da Terra mudou. O clima vai variar muito, podendo, se pouco fizermos, chegar  até a 4-6 graus Celsius. Esta mudança, com 90% de certeza, é androgênica, quer dizer, é provocada pelo ser humano, melhor, pelo tipo de produção e de consumo que já tem cerca de três séculos de existência e que hoje foi globalizado. Os gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono e o metano são os principais causadores do aquecimento global.
A questão que se coloca para as empresas é esta: em que medida elas concorrem para despoluir o planeta, introduzir um novo paradigma de produção, de consumo e de elaboração dos dejetos, em consonância com os ritmos da natureza e a teia da vida e não mais sacrificando os bens e serviços naturais.
Esse é um tema que está sendo discutido em todas as grandes corporações mundiais, especialmente depois do relatório de Nicholas Stern (ex-economista-senior do Banco Mundial), do relatório do ex-vice presidente dos USA Al Gore, “Uma verdade incômoda” e dos várias Convenções da ONU sobre o aquecimento global. Se a partir de agora não se investirem cerca de 450 bilhões de dólares anuais para estabilizar o clima do planeta, nos anos 2030-2040 será tarde demais e a Terra entrará numa era das grandes dizimações, atingindo pesadamente a espécie humana. Uma reunião de julho de 2013 da Agencia Internacional de Energia (AIE) enfatizava que as decisões tem que ser tomadas agora e não em 2020. O ano 2015 é nossa última chance. Depois será tarde demais e iríamos ao encontro do indizível.
Estas questões ambientais são de tal importância que se antepõem à questão da simples responsabilidade social. Se não garantirmos primeiramente o planeta Terra com seus ecosistemas, não há como salvar a sociedade e o complexo empresarial. Portanto: é urgente a responsabilidade socio-ambiental das empresas e dos Estados
Fonte: Leonardo Boff

domingo, 18 de agosto de 2013

Santo Padre: O poder teme os homens que estão em diálogo com Deus



Cidade do Vaticano (RV) - Teve início neste domingo, em Rimini, Itália, a 34ª edição do "Encontro da Amizade entre os Povos", promovido pelo movimento 'Comunhão e Libertação' fundado pelo Servo de Deus Pe. Luigi Giussani, sobre o tema "Emergência ser humano".

O evento foi aberto com a missa celebrada esta manhã pelo Bispo de Rimini, Dom Francesco Lambiasi, durante a qual foi lida a mensagem do Papa Francisco enviada aos organizadores e participantes do encontro através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone.

"O mundo está interessado no ser humano. Os poderes econômico, político e midiático precisam do ser humano para se perpetuarem. Por isso, tentam muitas vezes manipular as massas, induzir desejos, cancelar o que de mais precioso o ser humano possui: a relação com Deus. O poder teme os homens que estão em diálogo com Deus, porque isso os torna livres", frisa o Papa na mensagem.

O Santo Padre destaca que "é necessário voltar a considerar a sacralidade do ser humano e ao mesmo tempo dizer com força que é somente na relação com Deus, ou seja, na descoberta e na adesão à sua vocação, que o ser humano pode atingir sua verdadeira estatura. Por essa razão, a Igreja tem uma grande responsabilidade".

Francisco convida a ir com coragem ao encontro dos homens e mulheres do nosso tempo, das crianças, dos idosos, dos cultos e das pessoas sem instrução, dos jovens e das famílias.

"Façamos isso não somente nas igrejas e paróquias, mas nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho, nos hospitais, nas prisões, mas também nas praças, nas ruas, nos centros esportivos e nos locais onde as pessoas se reúnem. Essa é a tarefa da Igreja e de todo cristão. 'Emergência ser humano' significa emergência de retornar a Cristo. A pobreza não é apenas a material. Existe uma pobreza espiritual que afeta o homem contemporâneo. Somos pobres em amor, sedentos de verdade e justiça, mendigos de Deus. A pobreza maior é a falta de Cristo", conclui o Papa na mensagem. (MJ)

Fonte: Rádio Vaticano

A extrema arrogâcia do Império: a espionagem universal

18/08/2013
O sequestro do Presidente da Bolívia Evo Morales, impedindo que seu avião sobrevoasse o espaço europeu e  a revelação da espionagem universal por parte dos órgãos de informação e controle do governo norteamericano (NSA) nos levam a refletir sobre um tema cultural de graves consequências: a arrogância. Os fatos referidos mostram a que nível chegou a arrogância dos europeus forçadamente alinhados aos EUA. Somente foi superada pela arrogância pessoal de Hitler e do nazismo. A arrogância é um tema central da reflexão grega de onde viemos. Modernamente foi estudada com profundidade por um pensador italiano com formação em economia, sociologia e psicologia analítica, Luigi Zoja, cujo livro foi lançado no Brasil:”História da Arrogância”(Axis Mundi, São Paulo, 2000).
Neste livro denso, se faz a história da arrogância, nas culturas mundiais, especialmente na cultura ocidental. Os pensadores gregos (filósofos e dramaturgos) notaram que a racionalidade que se libertava do mito vinha habitada por um demônio que a levaria a conhecer e a desejar ilimitadamente, num processo sem fim. Esse energia tende a  romper todos os limites e terminar na arrogância, no excesso e na desmedida, o verdadeiro pecado que os deuses castigavam impidosamente. Foi chamada  de hybris: o excesso em qualquer campo da vida humana e de Nemesis o princípio divino que pune a arrogância.
O imperativo da Grécia antiga era méden ágan: “nada de excesso”. Tucídides fará Péricles, o genial político de Atenas, dizer: “amamos o belo mas com frugalidade; usamos a riqueza para empreendimentos ativos, sem ostentações inúteis; para ninguém a pobreza é vergonhosa, mas é vergonhoso não fazer o possível para superá-la”. Em tudo buscavam a justa medida e autocontenção.
A  ética oriental, budista e hindu, pregava a imposição de limites ao desejo. O Tao Te King já sentenciava:”não há desgraça maior do que não saber se contentar”(cap.46); “teria sido melhor ter parado antes que o copo transbordasse”(cap.9).
A hybris-excesso-arrogância é o vício maior do poder, seja pessoal, seja de um grupo, de  uma ideologia ou de um Império. Hoje essa arrogância ganha corpo no Império nortemericano que a todos submete e no ideal do crescimento ilimitado que subjaz à nossa cultura e  à economia política.
Esse excesso-arrogância chegou nos dias atuais a uma culminância em duas frentes: na vigilância ilimitada que consiste na capacidade de um poder imperial controlar, por sofisticada tecnologia cibernética, todas pessoas, violar os direitos de soberania de um país e o direito inalienável à privacidade pessoal. É um sinal de fraqueza e de medo, pois o Império não consegue mais convencer com argumentos e atrair por seus ideais. Então precisa usar a violência direta, a mentira, o desrespeito aos direitos e aos estatutos consagrados internacionalmente. Ou então as desulpas pífias e nada convincentes do Secretarário de Estado norteamericano quando visitou, há dias, o Brasil. Segundo os grandes historiadores das culturas, Toynbee e Burckhard, estes são os sinais inequívocos da decadência irrefreável dos Impérios. Nada do que se funda sobre a injustiça, a mentira e a violação de direitos se sustenta. Chega o dia de sua verdade e de sua ruína. Mas ao afundarem causam estragos inimagináveis.
A segunda frente da hybris-excesso reside no sonho do crescimento ilimitado pela exploração desapiedada dos bens e serviços naturais. O Ocidente criou e  exportou para todo mundo este tipo de crescimento, medido pela quantidade de bens materiais (PIB). Ele rompe com a lógica da natureza que sempre se autoregula mantendo a interdependência de todos com todos e a preservação da teia da vida. Assim uma ávore não cresce ilimitadamente até o céu; da mesma forma o ser humano conhece seus limites físicos e psíquicos. Mas esse projeto fez com que o ser humano impusesse à natureza a sua regulação arrogante que não quer recohecer limites: assim consome até adoecer e, ao mesmo tempo procura a saúde total e a imortalidade biológica. Agora que os limites da Terra se fizeram sentir, pois se trata de um planeta pequeno e doente, força-o com novas tecnologias a produzir mais. A Terra se defende criando o aquecimento global com seus eventos extremos.
Com propriedade diz Soja:”o crescimento sem fim nada mais é que uma ingênua metáfora da imortalidade”(p.11). Samuel P. Huntington em seu discutido livro O choque de Civilizações(Objetiva 1997) afirmava que a arrogância ocidental constitui “a mais perigosa fonte de instabilidade e de um possível conflito global num mundo multicivilizacional” (p.397).
Esta ultrapassagem de todos os limites é agravada pela ausência da razão sensível e cordial. Por ela  lemos emotivamente os  dados, escutamos atentamente as mensagens da natureza e percebemos o humano da história humana, dramática e esperançadora. A aceitação dos limites nos torna humildes e conectados a todos os seres. O Império norteamericano, por uma lógica própria da arrogância dominadora, se distancia de todos, cria desconfianças mas jamais amizade e admiração.
Termino com um conto de Leon Tostoi no estilo de João Cabral de Mello Neto: De quanta terra precisa um homem?  Um homem fez um pacto com o diabo: receberia toda a terra que conseguisse percorrer a pé. Começou a caminhar dia e noite, sem parar, de vale em vale, de monte em monte. Até que extenuado caiu morto. Comenta Tostoi: se ele conhecesse seu limite, entenderia que apenas uns metros lhe bastariam; mais do que isso não precisaria para ser sepultado.
Para serem  admirados os EUA não precisariam mais do que seu próprio território e seu próprio povo. Não precisariam desconfiar de todos e bisbilhiotar  a vida de todo mundo.