sábado, 30 de junho de 2012

Formação no Setor I
Hoje realizamos formação no setor missionário com assessoria de Joselma ( Movimento Franciscano ). Estudamos o quarto capítulo de Lumen Gentium sobre os leigos. Foi uma boa reflexão e participativa. Logo após a reflexão feita por Joselma realizamos a nossa avaliação do setor. A avaliação foi muito boa. Acreditamos que o Espírito Santo dirigiu nosso momento tão rico em reflexão e oração. A constância na formação, missão e missa tem possibilitado mais integração entre os missionários e comunidade.
A comunidade do Setor I contribui bastante com as atividades que realizamos. A hospitalidade dos moradores nos encoraja para a missão. De cada missão saímos muito mais felizes por estarmos presentes numa comunidade que nos acolhe com sinceridade. Só quem participa pode realmente ter esse sentimento de felicidade recíproca. Pois, a comunidade também dá esse testemunho.Não podemos esquecer o testemunho das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa de Irmã Lourdes, que contribui com seu testemunho de amor a Jesus. A setorização vem dando certo. 
Foi unanimidade, no final da avaliação o reconhecimento dos missionários pela grandeza do padre Matias, grande exemplo a ser seguido, de amor e fidelidade à Igreja. (Carlos: Setor I)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Visitas no Setor Missionário

 
Posted by Picasa
Dia votivo a Santana e São Joaquim
No dia 26 de junho voltamos nossas atenções para nossos padroeiros: Santana e São Joaquim. O Setor I junto com a comunidade participou do evento que demonstra a fidelidade do povo católico aos padroeiros. Esse dia votivo foi bem pensado pelo Padre Matias Soares. Com isso aumenta mais ainda o nosso tesouro espiritual oportunizando a todos o reconhecimento daquilo que é de Deus. O Povo é de Deus. 

Add caption
SEGURANÇA E FAMÍLIA
 Houve um tempo em que a segurança era oferecida pela própria comunidade. Ainda se considerava a ética e a moral mesmo sem falar de ética e moral. Hoje são temas tão falados mas a carência se aprofunda cada vez mais. A família conseguia manter-se com o coração e a razão. Os pais eram presentes na vida dos filhos e os filhos na vida dos pais. O que será que está faltando hoje? Muitos dizem, o contexto é outro! Mas o contexto do amor fraternal, da unidade nunca deve se acabar. O amor de família deve ser valorizado sempre. 
As mudanças que acontecem no âmbito da sociedade atinge profundamente a família que é o coração da sociedade. Se ela vai mal, toda a sociedade será afetada. "A família é um dos tesouros mais importantes dos povos... e é patrimônio da humanidade inteira"(DAp 432). Ela precisa ser preservada e cuidada. Só assim renovaremos a esperança de um mundo pleno de justiça, amor, igualdade e fraternidade. 
A família deve ser vista como um valor por todos os segmentos da sociedade. Todos são responsáveis pela educação e segurança da família. Não podemos trazer de volta o tempo mas os valores, sim, podemos anunciá-los e vivê-los com intensidade. O testemunho é o instrumento mais forte nesse sentido. Oremos pela família para que o mal não prevaleça contra ela. (Carlos: Setor I missionário)
A prática da Avaliação

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vem aí, a jornada missionária
A Igreja no Mundo
A Igreja existe para ser "Sal da Terra e Luz do Mundo", toda inteira a serviço do Reino de Deus. Há muitas mudanças e transformações na humanidade tão rápidas que muitos se tornam esquecidos ou marginalizados das rodas sociais. A Palavra de Deus faz uma opção clara pelos esquecidos e marginalizados do mundo inteiro. Deus vai ao encontro da humanidade para libertá-la do pecado. "Iahweh disse: Eu vi, a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias"(Ex 3,7). Diante disso, como ser cristão num mundo em que os valores estão sendo sepultados? A realidade social não pode ser camuflada por "festas"que anestesia boa parte da sociedade. Por isso que é importante refletir sobre a Palavra de Deus. Qual o chamado de Deus para a comunidade de fé? Nesse contexto, ser Igreja é estar a serviço do Reino de Deus.
A dignidade da pessoa humana deve estar em primeiro lugar. Quando cresce a violência, a desagregação da família, insegurança, ódio e rancor, é sinal da decadência da sociedade. O imperialismo do pecado cresce na medida em que os homens de boa vontade silenciam. Por isso, é preciso gritar contra a desumanização da sociedade. Não somos chamados a fazer um discurso sobre Deus e a Igreja. Somos chamados, sim, a colocar em prática a Palavra de Deus.
Como Igreja estamos no mundo para Evangelizar. É necessário participação na vida dos pobres e escutá-los. Sendo assim, conhecemos a verdade sobre os mais pobres e as razões de sua pobreza. A todos que estão nos setores missionários evangelizando, que não tem vergonha de estar com os pobres, continuem firmes na fé. Para Cristo e para a Igreja firmes na fé e na esperança de um mundo melhor.
.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Palavra de Deus é necessária para nos fortalecer cada vez mais, esse fortalecimento é contínuo. É como o alimento diário, precisamos do alimento para sustentarmos nossa vida. Também precisamos todos os dias da Palavra de Deus para nos fortalecermos.
Palestra com Padre Valtair, um grande conselheiro

terça-feira, 26 de junho de 2012

Falar de Política
Para o professor refletir
Qual o verdadeiro problema da educação? Esses assuntos são discutidos além da questão salarial? Como está a construção do Projeto Político Pedagógico? O tema da disciplina é importante? Vejamos o vídeo.
Mês dos Padroeiros e a Missão Permanente
O mês de julho que se aproxima é dedicado aos nossos padroeiros, Santana e São Joaquim, mas também intitulado como mês missionário. Estamos em todos os cantos da paróquia através da setorização. Podemos dizer que houve uma descentralização, saímos do centro e conseguimos alcançar um número maior de pessoas. Estamos falando da preparação para as festividades dos padroeiros nos setores missionários. Nesse período, os missionários estão na base da paróquia promovendo o que há de melhor na comunidade, a Palavra de Deus. Este ano, os setores recebem grande reforço para jornada missionária, são os seminaristas do Seminário São Pedro. Eles, a partir do dia 1º de julho, iniciam suas atividades missionárias desenvolvendo os temas: família, liturgia, juventude, bíblia-catequética e dízimo. Tudo isso dentro do contexto dos 250 anos da paróquia e do Congresso Eucarístico.
Um aspecto importante nos setores missionários decorre dos seus componentes que são chamados pelo Documento de Aparecida de discípulos missionários, estes fazem a experiência de comunhão e participação. A visita de casa em casa é um momento importante em que somos o mensageiro e Jesus é a mensagem. É importante dizer que na medida em que os movimentos, pastorais e grupos se desenvolvem como discípulos e missionários, aí os setores estarão fortalecidos porque a Palavra de Deus passa a ser fonte de sua espiritualidade. O setor missionário, atualmente é um espaço de evangelização e aprendizagem. 
As diretrizes nos mostra como a setorização é importante na formação de comunidades e lideranças. "A setorização da paróquia pode favorecer o nascimento de comunidades, pois valoriza os vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças, e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem"(DGAE). Essa é  a nossa grande meta, formar comunidades e lideranças que possam assumir o seu papel de discípulos missionários de Jesus. ( Carlos, Setor I do centro )

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reflexão e Ação
Para pais e filhos refletirem
Padre Zezinho fala sobre a Trindade. Confira!
Vocação do leigo na Igreja e no Mundo
O leigo não faz parte da hierarquia da Igreja mas está em comunhão com a mesma em função da Evangelização. A contribuição do leigo é grandiosa e reconhecida pela Igreja. A partir do Concílio Vaticano II os padres  não estão sozinhos na construção do Reino de amor e justiça. Levar o Evangelho a toda criatura é missão de todos os batizados.Lembramos que somos muitos na Igreja mas formamos um só corpo em sinal de unidade, perseverança e amor. Portanto, o leigo consciente de sua missão não deixa espaço para a desigualdade. "Que todos os leigos sejam protagonistas da nova evangelização, da promoção humana e da cultura cristã"(Documento de Santo Domingo, nº97). Desse modo podemos transformar o mundo porque os parâmetros cristãos nos conduz para Deus.
O leigo é confirmado por Cristo para a missão. É claro que o leigo parte para a missão enviado pela hierarquia da Igreja que, no caso da paróquia, é o padre o responsável por esta administração. O envio dos leigos demonstra verdadeiramente a justa relação da hierarquia com o laicato. "Os leigos, como aliás todos os fiéis, procurem aceitar com prontidão e obediência cristã tudo o que os sagrados pastores, como representantes de Cristo, no exercício da sua função de mestres e governantes, estabelecerem na Igreja"(Lumen Gentium,  nº 37). Esta obediência é uma forma de testemunhar Cristo que foi obediente ao Pai até a morte e morte de cruz. 
O leigo está no mundo para dar testemunho de Cristo ressuscitado. Assim, a vocação do leigo é indispensável nesse contexto do Concílio Vaticano II. É importante saber que a Igreja atualiza permanentemente a vocação do leigo: Evangelizar o mundo inteiro. Nós somos Igreja para no mundo evangelizar. 

domingo, 24 de junho de 2012


A paróquia setorizada é toda missionária
No mês de julho, a paróquia terá a presença de 26 seminaristas do Seminário São Pedro distribuídos nos setores missionários para uma grande jornada que fortalecerá muito mais o povo de Deus. Do dia 1º ao dia 8 de julho, os seminaristas estarão presentes nos setores. Sendo que de 1º a 7 de julho, os seminaristas realizam missão nos setores missionários da zona rural. No dia 8 de julho o evento acontecerá no setor urbano.