sábado, 14 de julho de 2012

"EUCARISTIA, HÁ 250 ANOS, FONTE DA EVANGELIZAÇÃO NAS TERRAS DO MIPIBU"
Estamos preparados para mais uma festa de Santana e São Joaquim nas terras do Mipibu. São 250 anos de evangelização. A história registra a participação de milhares de pessoas desde a sua fundação até hoje. Os frutos são diversos no setor vocacional, catequético, família, juventude e de lideranças católica. A Igreja Matriz, lugar sagrado do povo católico, a casa de Deus, nossa casa, a casa comum dos católicos. Todo respeito a Ela seja dada. Todo católico zela por sua casa, Igreja Matriz, e fundamentalmente cuida de sua Igreja Povo de Deus. Sim, este povo que se mantém fiel ao longo da história. 
Na Eucaristia, Jesus se faz presente na comunidade fortalecendo a comunhão e participação de todos. "Deus une-se conosco pela união mais perfeita"(Nicolau Cabasilas). Não há outra união mais perfeita do que aquela que se dá a conhecer na celebração Eucarística. Meu irmão, a Igreja mostra-nos o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. A decisão está em nosso coração. Seguir Jesus significa reconhecer o seu senhorio. Por isso mesmo, a Eucaristia, para nós, é fonte de evangelização, nos alimenta e fortalece na missão.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

13° INTERECLESIAL - Seminário Nacional de CEBS/2012

PADRE JOSÉ COMBLIN FOI UM GRANDE PROFETA
POLUIÇÃO E DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Céu intoxicado, povo penalizado. Isso não é mais "privilégio" das grandes metrópoles. Hoje, milhares de cidades interiorizadas do Brasil sofrem as consequências da poluição do ar. A campanha da Fraternidade 2011 tratava dessa questão, levando o povo brasileiro a refletir sobre o futuro do meio ambiente. As comunidades cristãs foram chamadas para reflexão, a se preocuparem com a formação da consciência ambiental a saber que todos são responsáveis pela vida no planeta. Essa campanha é permanente. É preciso defender a vida no planeta através da mobilização das comunidades tendo em vista a superação dos problemas sócios-ambientais.
É missão do povo de Deus defender a vida. Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância"(Jo 10,10). O planeta é nossa casa com todas as condições para sobrevivermos mas alguns tiram essas possibilidades quando destroem nossos mananciais, poluem nosso ar e desmatam as florestas. Essa realidade deposita no coração do cristão um sentimento de indignação. Esse sentimento é importante para reconhecermos o sentido de ser cristão no mundo de hoje.
A criação continua a gemer em dores de parto. O que podemos fazer como cristãos? Continuemos com fé, esperança e amor!
(Carlos: Coordenador do Setor I)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Faleceu no Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Eugênio
Ontem, dia 9 de julho, faleceu o Cardeal Dom Eugênio Sales. O Cardeal foi um grande nome na história da Igreja no Brasil. Sua vida foi um testemunho de fidelidade à Igreja de Jesus Cristo. Sempre se dirigiu aos católicos como o bom pastor que cuida de todas as ovelhas e orienta para bem viver a comunhão e participação. O mesmo cumpriu a sua missão com autoridade dada por Deus. A ele, todo reconhecimento de bom pastor.

domingo, 8 de julho de 2012

O Setor I em estado permanente de missão
O Setor I de nossa paróquia realizou visitas nesta manhã com a presença de quatro seminaristas do Seminário São Pedro. Estamos nos preparando para a festa dos padroeiros: Santana e São Joaquim. Logo mais, às 15 horas, estaremos reunidos para um momento de reflexão.