terça-feira, 30 de junho de 2015

OPÇÃO PELOS POBRES

"A opção pelos pobres quis significar uma transformação da Igreja para torná-la mais acessível aos pobres, a escolha de uma prioridade na ação evangelizadora e a prioridade pela libertação dos pobres, ou seja, pela transformação da sociedade injusta" (COMBLIN).

AD GENTES

"A Igreja não está fundada verdadeiramente, nem vive plenamente, nem é o sinal perfeito de Cristo entre os homens se, com a Hierarquia, não existe e trabalha um laicato autêntico. De fato, sem a presença ativa dos leigos, o Evangelho não pode gravar-se profundamente nos espíritos, na vida e no trabalho de um povo. Por isso, é necessário desde a fundação da Igreja prestar grande atenção à formação de um laicato cristão amadurecido"(AD GENTES, n.21).

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FIDES ET RATIO

"O desejo de conhecer é tão grande e comporta tal dinamismo que o coração do homem, ao tocar o limite intransponível, suspira pela riqueza infinita que se encontra para além deste, por intuir que nela está contida a resposta cabal para toda a questão ainda sem resposta" (FIDES ET RATIO, n.17).

REDEMPTORIS MISSIO

"Tudo quanto, no início do cristianismo, se fez pela missão universal, conserva, ainda hoje, sua validade e urgência. A Igreja é, por sua natureza, missionária, porque o mandato de cristo não é algo de contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja" (RM, n.62).

LUMEN GENTIUM

"Os sagrados pastores reconhecem perfeitamente quanto os leigos contribuem para o bem de toda a Igreja. Sabem que os pastores não foram instituídos por Cristo para assumirem sozinhos toda a missão da Igreja quanto à salvação do mundo, mas que o seu excelso múnus é apascentar os fiéis e reconhecer-lhes os serviços e os carismas, de tal maneira que todos, a seu modo, cooperem unanimemente na tarefa comum" (LG, n.30).

domingo, 28 de junho de 2015

VERBUM DOMINI

"A própria Palavra de Deus denuncia, sem ambiguidade, as injustiças e promove a solidariedade e a igualdade"  (VD, n.100).