sábado, 7 de março de 2015

Reflita agora mesmo!

"A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança" (CIC, 1733). 

quinta-feira, 5 de março de 2015

POBREZA, O QUE É?

A pobreza é resultado da injustiça. Da exploração do homem pelo homem. A pobreza é a negação da vida em plenitude. É a retirada da dignidade humana. 

terça-feira, 3 de março de 2015

O PAPEL DO PROFESSOR

Além de ensinar, o professor, é aquele que situa, deve situar, o seu compromisso no contexto sociocultural. Nesse sentido, a escola faz projeção do futuro a partir da nova mentalidade que se forma na escola. Por isso ela não deve preparar repetidores, imitadores. Mas, homens e mulheres, capazes de construir um mundo melhor.
Assim, se faz necessário novos gestores capacitados para democratizar a escola, fazer da mesma espaço de pesquisa e leitura, de formação de novos leitores conscientes de seus deveres e potencialidades. Os gestores são os articuladores desse processo de transformação da escola. Gestor escolar deve ser acima de tudo um educador com visão de futuro. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

SER PROFESSOR

Ensinar é um desafio importante na vida do professor. É professor aquele que assume a causa da educação, participa do jogo da educação como articulador. Ele articula escola e vida. Colabora com a construção de um mundo com dignidade sim. Que a função do professor seja fortalecida e reconhecida como essencial para uma sociedade justa e solidária.