segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dom Orani: "A Rede Vida foi moldada com seu coração e sua generosidade"

  • PDF
Falecimento de Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e presidente do INBRAC-RedeVida de Televisão
Recebo, comovido, a notícia da páscoa de meu amado irmão no episcopado, Dom Antônio Maria Mucciollo, que, depois de 89 anos de uma vida iluminada, contempla o rosto sereno e radioso de Deus.

Tive a graça de conviver com Dom Antônio Maria Mucciolo desde o início de meu ministério episcopal, quando fui eleito Bispo de São José do Rio Preto, SP, e por ele e pelo inesquecível irmão Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, SJ fui chamado a compor o conselho do INBRAC, Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, órgão mantenedor da Rede Vida de Televisão. Ali, nestes mais de quinze anos, pude observar a sua tenacidade, o seu amor à Igreja, a sua preocupação com as comunicações sociais e pelo anúncio do Evangelho pela Televisão.

Dom Antônio, junto com Dom Luciano e o Senhor João Monteiro Filho construíram a Rede Vida de Televisão, e o sonho destes três homens se transformou na primeira rede de televisão de inspiração católica de nosso país. Dom Antônio deu a sua vida pela RedeVida e a RedeVida foi moldada segundo o seu coração e a sua generosidade, pelo seu franco sorriso e pela sua conhecida caridade e acolhida a todas as pessoas.

É importante salientar o papel que ele teve na criação da primeira rede de televisão de inspiração católica no Brasil. É admirável a coragem e o ânimo com que superou todos os obstáculos. Esta história necessita ser proclamada para a memória da comunicação no Brasil. Será necessário dar o devido valor histórico a esse momento especial da comunicação da Igreja.

Quero elevar a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, minha prece especial pela vida e pelo legado de Dom Mucciolo. No céu, as comunicações sociais ganham um grande intercessor. Para todos os que, como eu, na RedeVida, choram a ausência física de Dom Antônio nos confortemos sempre com o seu permanente espírito de fé e de confiança inabalável em Deus.

Ele voltou ao Pai no dia dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Esse é o dia que o Santo Padre escolheu para anunciar ao mundo o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais (Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização). Tudo a ver com a missão que Deus concedeu a D. Mucciolo.

Às Igrejas de Barretos e de Botucatu, das quais foi pastor próprio, aos seus distintos Bispos, Dom Edmilson Amador Caetano, e seu Arcebispo, Dom Maurício Grotto de Camargo, bem como aos respectivos presbitérios, apresento a minha solidariedade cristã e a minha proximidade neste momento de esperança da comunhão dos santos.

Aos familiares de Dom Antônio, na pessoa de seus irmãos, sobrinhos e das pessoas mais próximas, seus colaboradores, minhas condolências e preces de que Deus os ajude e reconforte neste momento por que passam. Ele foi por certo um Bom Pastor, que muitas marcas deixará na Igreja e em todo o Brasil.

Que Dom Antônio Maria Mucciolo descanse em paz!
 Rio de Janeiro, RJ, 29 de setembro de 2012, Festa dos arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário