sábado, 11 de maio de 2013

Seminário nota 10!

Democratização do Estado Brasileiro é tema de Seminário
A Arquidiocese de Natal promoverá Seminário, dias 10 e 11 próximos, no auditório do SESC, da Cidade Alta, na capital potiguar. O evento faz parte da programação de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira e debaterá o tema: “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro”.
O Seminário terá início, na próxima sexta-feira, 10, às 9h, com um momento de espiritualidade, conduzido pelo cantor e compositor  de músicas religiosas, Zé Vicente. Depois, haverá uma mesa redonda, com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; do bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e do administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. À tarde, serão realizadas mais duas mesas redondas, que terão como expositores professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Paraíba. A partir das 19 h, haverá palestra sobre “O papel civilizatório dos Movimentos Sociais e a luta pela democratização”, proferida pelo Frei Beto, frade dominicano, autor de mais de 50 livros, e que já recebeu vários prêmios pela atuação em prol dos direitos humanos.
No sábado, 11, das 8 às 12h, acontecerão oficinas temáticas, com vistas da construção de pistas propositivas sobre o tema: “O Estado que queremos”. (Fonte: Arquidiocese de Natal)

Pão e circo para o povo?

Seria uma boa notícia para todas as mães da cidade, principalmente aquelas que estão desempregadas, se recebessem como presente a notícia de emprego e renda para todas. Mas, o investimento na alienação continua, a volta do pão e circo é solução para governante que não se interessa pela liberdade do povo. Aliás, o governante autoritário vive eternamente preocupado porque um dia ele será derrotado. Ele sabe disso. "Pão e Circo" representa um ataque à dignidade do povo.

Mipibu e a questão da pobreza

A pobreza é um tema que não se discute porque mexe com o modelo de economia. Tem que discutir porque é o grande mal que preocupa milhares de pessoas. A pobreza real na cidade descobre a verdadeira face do pobre. Quando a face do pobre aparece, aparece também o dirigente opressor. Um não existe sem o outro. "A pobreza não é um problema de assistência, mas antes de justiça" (Comblin). Anunciar o Reino de Deus é buscar um mundo de justiça, amor e fraternidade. Nesse sentido, é necessário formação de novas lideranças porque o mundo de justiça que acontecerá um dia não será bondade dos "poderosos", mas resultado da organização dos empobrecidos, pelo sistema político e econômico. (Carlos: FÉ E LUZ)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sexta-feira cultural no Malvina Cosme

Hoje, trabalhamos o tema "Liberdade e Democracia" no Malvina Cosme. A turma do professor Carlos fez um retrospecto da luta de resistência dos africanos nos engenhos. As produções de textos foram apresentados pelos alunos, assim como dinâmicas envolvendo o tema, danças representando a resistência dos africanos através da capoeira. Os alunos estão de parabéns.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aniversário do Padre Matias


Padre Matias homenageado pela presença dos Arcebispos Émeritos Dom Matias e Dom Heitor e Dom Jaime Arcebispo de nossa Arquidiocese. Uma Igreja forte se faz com homens de fé e apaixonados por Cristo. Parabéns, Padre Matias!
O Padre Matias sempre foi e será uma presença de fortalecimento da Igreja na Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim. No seu aniversário, ao seu lado estavam Dom Matias, Dom Jaime e Dom Heitor. Foi um aniversário bem celebrado e com o reconhecimento do Povo de Deus que agradeceu a Deus pelo dom da vida. Estes são homens de fé que nos enriquecem de felicidade porque é garantia de comunhão na Igreja. Nosso agradecimento ao Padre Matias e ao mesmo tempo, desejamos que Deus lhe cubra de felicidades pelo seu aniversário. (Carlos)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Educação para todos

Educar é uma tarefa muito difícil e representa uma grande responsabilidade. O educador da atualidade precisa conhecer bem a realidade local para intervir com inteligência. A questão não se resume em ensinar apenas mas em dar testemunho com a vida. Muita gente depende do testemunho de outras pessoas. O testemunho é uma forma de colaboração e solidariedade com os outros. Quem critica o professor para diminuí-lo é contra a educação. Quem nada faz pela educação tenta se agarrar em alguma coisa. Se agarra ao professor para criticá-lo de forma negativa. 
O professor é aquele que promove a educação procurando ser o mediador para que o aluno possa seguir em frente. Somos construtores de um mundo melhor para todos. (Carlos)

domingo, 5 de maio de 2013

"É a obediência de Maria que abre a porta para Deus" (Ratzinger)

O mês de maio é uma oportunidade a mais para nos fortalecermos como filhos de Deus pela graça do batismo. Tudo isso porque Maria a Mãe de Deus nos ensina a trilhar no caminho do discipulado. Ela é o modelo do cristão que encaminha pessoas para Jesus. Que a catequese do mês mariano possa transmitir em nossas vidas o sentido da missão, do ser missionário.(Carlos)