sábado, 9 de março de 2013

Miséria não combina com felicidade

"Existe um enorme engano quando se fala da globalização.
A pobreza é a única coisa que se globaliza".
(Zaragoza)
Não é em vão o trabalho daqueles que assumem funções com certos privilégios. É que eles trabalham para reforçar o sistema de iniquidade e enriquecer a minoria. Existe uma minoria maléfica que globalizou a pobreza levando milhares de seres humanos à fome, miséria e alienação. Ainda assim se orgulham de suas obras. Tudo isso às custas da exploração. Qual é a recompensa dos autores da miséria? Só Deus sabe. Quanta injustiça!

Dia Internacional da Mulher na Escola Estadual Barão de Mipibu

 A Escola Estadual Barão de Mipibu homenageia todas as mulheres do Brasil com especial atenção à Educação de Jovens e Adultos. Foi uma aula homenagem com reflexão, brindes e mensagens.

Aprendizagem

Estamos vivenciando um tempo de aprendizagem e crescimento. Quando falamos aprendizagem a primeira imagem que vem é escola. Mas não é somente a escola a única responsável pelo ensino aprendizagem. A família é o primeiro núcleo de onde nascem as virtudes, os valores, lugar em que a vida é moldada para o bem. O comportamento diz muita coisa, as opções claream os caminhos. (Carlos)

terça-feira, 5 de março de 2013

Democracia é solução

Uma boa parte da população não tem noção do significado de democracia. Se soubesse o que é de fato democracia as coisas seriam diferentes. Parece que esse assunto é propriedade de poucos. Algumas pessoas se acham no direito de decidir por todos, sem consultar o povo.
A democracia não pode ser para poucos. É importante lembrar que a exclusão social é uma falsa alternativa para uma sociedade de homens que pretendem a liberdade. Quem foi eleito democraticamente ou nomeado a alguma coisa precisa estudar e refletir sobre o seu papel na sociedade diante de várias questões: desemprego, desigualdade, exclusão, depredação ecológica e outros. 
Mas, diante de tudo isso tenho uma boa notícia: temos no planeta uma categoria de gente humilde que não tem necessidade de agradar seu ninguém, tem sim um apetite para buscar o bem comum. Esses não estão no mundo da política. (Carlos)

segunda-feira, 4 de março de 2013

O que está acontecendo em São José de Mipibu?

A Igreja está em estado permanente de missão. Os mais pobres estão escutando a Palavra de Deus pelos setores. É muito importante que isso aconteça. Demonstra um amadurecimento dos missionários, principalmente porque rezam, estudam e sonham com um mundo melhor. O maior e melhor evento é a Palavra de Deus. Ela transforma a vida. A equipe do Setor I está feliz pelos resultados, é a Igreja proporcionando momentos bonitos de encontros com a Palavra de Deus. A missão continua forte em nosso chão de Mipibu. Venham para o Setor I missionário! Participe! (Carlos)
Posted by Picasa

domingo, 3 de março de 2013

A saúde é importante

O problema da saúde pública continua muito sério em nosso país. Todos os dias pessoas se deslocam para centros que tenham hospitais ou postos de saúde em busca da cura. Se levarmos em consideração que estamos em pleno século XXI, as novas estruturas deveriam gerar vida qualitativa para todos.
"Um mutirão de pregadores que curam enfermos, desafogariam os corredores de hospitais do Brasil. Se dá certo na TV por que não nos hospitais"?(Pe Zezinho) Tudo concorre para a formação de consciência crítica. Um povo bem formado é um povo que não se deixa enganar, que se fortalece na solidariedade, no amor, na justiça e na paz. É um povo que se torna administrador da sociedade.

Reflexão

A confusão dentro de nós
É óbvio que nós somos uma combinação de luz e escuridão: nós todos atingimos estágios de hipocrisia e mentiras. Já sentimos inclusive a tendência de querer provar que somos melhores que outros, de subir na hieraquia, de sermos respeitados- mesmo na Arca. Em qualquer lugar

Jean Vanier

JUVENTUDE E MUDANÇA

O mundo vai mudando, a relação do homem para com Deus também vai mudando. Mas existe uma coisa que não muda é a necessidade de Deus. O mundo precisa de Deus a todo momento. Nessa Campanha da Fraternidade refletimos sobre o chamado do jovem para a missão. "Eis-me aqui, envia-me"(Is 6,8). O jovem, o futuro da Igreja, é chamado a se colocar à serviço da Igreja como fez o profeta Isaías. Num tempo em que tudo muda, a família em mudança, a sociedade em mudança, as relações juvenis em mudança, porém, o cristão não muda porque ele tem um referencial, JESUS CRISTO.
É importante lembrar que não é Deus que deve se adaptar as mudanças provocadas pelo homem. Sabemos que as mudanças que ocorrem rapidamente afetam a religião. A concepção de Deus começa a sofrer mudanças. Ao contrário do que muitos pensam, é Deus mesmo que deve moldar o homem, não o homem moldar Deus. Há quem pregue por aí que tudo é relativo, isso vai de encontro a concepção cristã porque a verdade não é relativa para os cristãos. O relativismo favorece o descrédito na religião, em Deus, na verdade. 
Que na caminhada do dia a dia possamos fortalecer a família, a sociedade com valores superiores ao do mundo do consumo. Que nossos jovens assumam a vocação a que são chamados. Que a resposta da juventude seja: "Eis-me aqui, envia-me". (Carlos: Fé e Luz)