sábado, 2 de janeiro de 2016

MOVIMENTO FÉ E LUZ

"Cada pessoa tem sua própria história, que a torna única. Porém, em todo ser humano há um desejo ardente, e, ao mesmo tempo, um certo medo, da comunhão e de pertencer a alguém. O amor é aquilo que mais desejamos, e, ao mesmo tempo, o que mais tememos. Ele nos torna vulneráveis e nos abre, mas cria condições para nos ferirmos pela rejeição e pela separação. Podemos temer o amor porque tememos perder nossa liberdade e nossa criatividade. Desejamos pertencer a um grupo, mas também temos medo de encontrar nele uma certa sensação de morte, porque talvez não sejamos vistos como únicos. Desejamos o amor, entretanto temos medo da dependência e do envolvimento que ele implica. Temos medo de ser usados, manipulados, sufocados, destruídos. Somos todos ambivalentes em relação ao amor, à comunhão e ao pertencer". (JEAN VANIER, FUNDADOR DO FÉ E LUZ)

MENSAGEM

2016 2016 2016 2016
"O Ano Novo vem com novas ameaças de terror, de enfermidades e pestes, de possíveis catástrofes, de violência e de enfrentamento .
Mas ninguém consegue abandonar a esperança de dias melhores para sua família, seus amados, para seu povo e para o mundo. Somos teimosos na esperança ! Como diz a Bíblia, esperamos contra toda chance de esperança ! Mas teimamos em esperar .

Um dia o mundo vai aprender. Se não for nosso tempo, mas alguma geração verá o que imaginamos. E então poderemos derrubar cercas elétricas, muros cheios de cacos de vidro, e cuidados deixando-a motos e carros na rua.
Eu vi isso numa ilha! Ninguém podia roubar porque não tinha como escapar com o produto do roubo! Um dia, ladroes não terão como esconder seu dinheiro corrupto e políticos e empresários que lidam com o dinheiro porco e sujo não terão como esconder o que roubaram do país.
Nunca serão reeleitos. E o governo que acobertar corruptos cairá em dois meses ! Nem eu nem vc veremos isso, mas é isso o que desejamos para um feliz Ano Novo. Hospitais tão bonitos, limpos e com lugar para todos, como são os dez novos estádios da Copa. Um dia os hospitais, pronto socorros, creches serão lugar de paz e com enfermos bem cuidados .
Oremos para isso. Grandes templos, mas também grandes e novos hospitais. E mais milagres sem alarde nas mesas de operação e um pouco menos propaganda de milagres na televisão".
É meu desejo para 2016. (Texto do Padre Zezinho)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

A ARMA DO MAL: A MANIPULAÇÃO

"Deus não costuma intervir, miraculosamente, para vingar a justiça ou salvar a humanitas, manipulada e vilipendiada pelos próprios homens. Nem sempre socorre o justo sofredor, na terrível fossa de sua solidão, sofrendo pela justiça e pelo amor. Os maus triunfam, quando, segundo os nossos critérios, deveriam ser punidos". (L. BOFF)
A última palavra não será como os bandidos desejam, na história da humanidade a última palavra será a justiça de Deus. A humanidade deve sempre estar a procura do sentido da vida. O mau somente triunfa porque consegue ser manipulador. O cristão não entra nessa história porque ele não se sentará à mesma mesa com os poderosos para planejar o mal. É necessário ouvir o juízo de Deus sobre essa questão. Diante do faraó Ele agiu fortemente, celebrou com o seu povo a vitória do êxodo.

TEOLOGIA E PROFECIA

Citando José Comblin: "Teologia e profecia são dois dons, dois carismas bem diferentes. A teologia é trabalho intelectual e a profecia é testemunho dado na praça pública. No entanto, há casos em que alguns podem juntar os dois carismas. Citarei apenas três nomes: um da Europa, e dois da América Latina: Yves Congar, Gustavo Gutierrez e Jon Sobrino. Todos tomaram como tema principal os pobres, porque todos trabalharam pelos pobres e todos foram vítimas de perseguições". p. 266
(Fonte: Livro; A profecia na Igreja)

CASA COMUM

Somos todos responsáveis pela nossa casa, a casa comum, tema da campanha da fraternidade-2016. Acredito na luta daqueles que são desapegados do poder e que entendem o poder como serviço à vida contra as estruturas de morte. Em pleno século XXI ainda existe aqueles que usam o poder para oprimir e matar. 
Mas não acredito em mudanças sem renovação de mentalidade e de atitudes daqueles que sempre estiveram no poder administrando a pobreza e perseguindo os bons homens justos. 

Preparem-se para 2016!!!

Que o ano 2016 seja de muita paz e justiça para todos. Que a bondade e o bem sejam cultivados para que a sociedade possa experimentar a vida com dignidade. O direito à vida pertence a todos e devemos cuidar bem desse direito. Principalmente o direito dos pobres. O direito dos pobres, hoje, é sair da pobreza humilhante imposta por uma globalização excludente. Os pobres se mantém pobres por imposição de um capitalismo selvagem que destrói o ambiente natural com reflexo no social. 
Sejamos atentos para não cairmos nas armadilhas dos sistemas de dominação política que define a vida e o destino do povo numa lógica excludente. Que o novo ano seja pensado na lógica do bem comum.