sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Confira o que está acontecendo em São José de Mipibu

Estamos evangelizando a família mipibuense nos setores missionários. É um trabalho pastoral permanente que visa a promoção do povo de Deus, principalmente os mais pobres que se encontram nas periferias. Foi com a setorização da paróquia que deu-se início à evangelização pelos setores. Aqui nos reportamos às atividades de Jesus naquele tempo pela Galileia e regiões vizinhas. Quais eram os problemas das comunidades que Jesus encontrava? Eram vários problemas: fome, doenças, individualismo, preconceito e outros. É importante conferir essas citações: Mc 1, 34.44; 3, 12; 5, 43; 6, 30-44; 7, 36. Jesus trabalhava bastante naqueles setores com os necessitados.
Trazendo para o nosso contexto, não é diferente. Quem mais sofre são os pobres que não recebem a atenção necessária e os cuidados básicos. O evangelho é a boa nova de Jesus. Que a nossa catequese nos setores continue mostrando o rosto de Jesus nos pobres e humilhados.

Sairá amanhã o Boletim do Setor I

Boletim do Setor I
  Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim                                                                                      Informativo mensal do Setor I
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade desse ano 2014 visa identificar as práticas de tráfico humano em
suas várias formas e denunciá-lo como violação
da dignidade e liberdade humana. O lema da CF
é: “É para liberdade que Cristo nos libertou”(Gl
5, 1). É preciso erradicar esse mal do tráfico e
Resgatar a vida dos filhos e filhas de Deus.


Reunião no Setor I
Na pauta da reunião está os informes da assembleia pastoral e o tema e lema da campanha da Fraternidade 2014. A reunião também visa incentivar as ações permanentes do setor missionário que deram certos no ano passado: formação, missão e celebração.

O Documento de Aparecida nos ensina...
Que o encontro mais decisivo do discípulo missionário é o encontro com Jesus Cristo. Cabe a cada discípulo missionário seguir Cristo, o caminho, a verdade e a vida. “Neste encontro com Cristo, queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho”(DAp, n. 28). O Documento de Aparecida confirma a missão da Igreja: Evangelizar. Jesus veio para dá a boa notícia do Reino de Deus. “Ele anuncia a boa nova do Reino aos mais pobres e aos pecadores”(DAp, n. 30). Ele escolheu viver no meio dos pobres e nos orientou a não colocarmos a confiança no dinheiro nem no poder deste mundo(cf. Lc 10,4ss).

Formação... “CONHECENDO A PROPOSTA DO EVANGELHO DE MARCOS”
Na tentativa de retomar o caminho de Jesus, a comunidade apresenta Jesus como o Messias-servo e as condições para segui-lo. Entrar nesse discipulado exige “deixar as redes” e ter disposição para aprender de Jesus estratégias para a concretização do reino de Deus. É preciso sair e ultrapassar fronteiras. Só é possível construir o reino a partir de relações tecidas na fraternidade e no serviço.
O evangelho de Marcos nasce da necessidade da comunidade de colocar por escrito suas memórias sobre quem é Jesus, enfatizando que ele não é o messias do poder e da glória, mas o seu messianismo passa pelo sofrimento e a cruz. Eis alguns pontos principais desse texto:
1)Quem é Jesus de Nazaré: O evangelho apresenta Jesus como o Filho do Homem na figura do servo sofredor, que veio conviver e libertar as pessoas empobrecidas, exploradas e excluídas pelo Império e seus colaboradores/as.
2)O seguimento de Jesus: Esse evangelho apresenta mulheres e homens que seguem Jesus desde a Galiléia até Jerusalém, convivendo e aprendendo com ele. Dentro de suas limitações, esse grupo assumiu a causa do reino de Deus, que se fundamenta na justiça e na solidariedade. (Fonte: Centro Bíblico Verbo)
  

Janeiro 2014

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Cristãos fortalecidos

O cristianismo cresceu no mundo, se expandiu de forma brilhante. Tudo isso devido a prática de homens e mulheres que deram testemunho de vida em Cristo. Viver em Cristo significa assumir na vida o próprio evangelho. Quando se anuncia o Evangelho consequentemente a sociedade é chamada à conversão. É chamada para mudança de mentalidade. 
Muitos cristãos foram perseguidos de forma sistemática e humilhados pelas autoridades no período romano. É preciso entender que existe dois projetos diferentes e antagônicos. O projeto de Deus defende a vida para todos. De outro lado, o projeto meramente político exclui Deus porque exclui o pobre do direito à vida em plenitude. Na atualidade há várias formas de perseguição e violência aos cristãos. A invasão aos templos sagrados é um exemplo disso, a calúnia e tantos outros tormentos. 
Rezemos pelos cristãos do mundo inteiro para que sintam-se fortalecidos na palavra e na ação de Deus na história da humanidade. (Carlos)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MIPIBU: Onde está a nossa esperança?

Desejamos um Ano Novo de muita paz e felicidade para todos. Desejamos aquilo que não existe ainda para o povo da cidade. Mas sabemos que é possível construir uma cidade cimentada na fraternidade. Nada acontece por acaso. O que assistimos na vida real são construções humanas. Contudo, acreditamos nas pessoas de boa vontade, que fazem o bem pensando tão somente na comunidade. Estas pessoas não estão do lado dos poderosos, elas caminham com os mais necessitados. Deus se manifesta na vida dos mais humildes, dos pobres e excluídos. "Felizes os que tem fome e sede e de justiça, porque serão saciados" (Mt 5, 6). Jesus não falha em sua justiça. É a nossa esperança. 

domingo, 29 de dezembro de 2013

" O DESEJO DE DEUS"

"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, visto que o homem é criado por Deus e para Deus" (CIC, n. 27).