terça-feira, 2 de outubro de 2012

  Míriam Leitão -
13.06.2012
Rio+20

As ameaças concretas das mudanças climáticas

Na terceira reportagem especial que fiz para o Bom Dia Brasil sobre a Rio+20, mostro que o clima está mudando e que a humanidade precisa se proteger para evitar o pior. Fui à Embrapa para saber quais os riscos que o Brasil corre. O agroclimatologista Eduardo Assad falou dos nossos pontos vulneráveis. Também mostrei os resultados de um estudo exclusivo feito pela Embrapa. Houve mais calor do que o previsto. Os técnicos chegaram à conclusão de que as mudanças climáticas já afetam o Brasil.
Em Alta Floresta, gravei dentro de uma sumaúma, árvore que no período da cheia retem água, liberada na época da seca. Também fui a São Paulo, no Parque Ibirapuera, e em Sinop, cidade do Mato Grosso.
Quando estávamos lá, o Ibama fez o maior flagrante de desmatamento do ano na região. Foram 500 hectares com o uso do correntão. No pátio do Ibama, há tratadores apreendidos que são adaptados para o desmatamento.
Eu termino a reportagem dizendo assim: Vinte anos depois, o mundo volta ao Rio com velhos medos e uma nova esperança. Bem-vindo, Planeta Terra, e boa sorte a todos nós!
Depois disso, entro ao vivo, do Riocentro que, a partir de hoje, é palco da mais importante reunião sobre desenvolvimento sustentável.
A entrevista com o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil na Rio+20, pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário