sábado, 20 de julho de 2013

Padre, filho da terra mipibuense, enriqueceu a festa dos padroeiros com sua presença

A Igreja Matriz está sendo ocupada pelos fiéis todas as noites da novena dos nossos padroeiros. Ontem foi a vez do Padre Neto presidir a novena, o mesmo bem sintonizado com o povo de Deus, que também é seu povo. A reflexão foi sobre "Juventude e redes sociais", um tema bastante atualizado.




Revista 'Time': "Francisco é o Papa dos esquecidos"



Roma (RV) - Quatro meses após o início do pontificado do primeiro Papa latino-americano da história, a revista estadunidense Time dedica ao Pontífice argentino Francisco uma edição que elogia suas primeiras decisões e questiona se ele será capaz de recuperar a relevância da Igreja Católica na América Latina.

A foto escolhida para a capa da edição, que chega às bancas no dia 29 de julho, logo após o fim da Jornada Mundial da Juventude, apresenta o Papa de perfil, com uma luz branca iluminando parte de seu rosto.

A revista qualifica Francisco como "o Papa dos pobres" e ressalta suas diferenças ao "renunciar a viver em seu palácio". "Um Papa para os esquecidos, um Papa para os abandonados de Deus", aponta a publicação.

"Francisco está redefinindo o pontificado com humanidade e honestidade. Poderá restaurar a sorte da Igreja na América Latina?", questiona a tradicional revista estadonidense.

A foto de Francisco será capa em três edições internacionais da Time (Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Pacífico Sul).
(Terra-CM)
Fonte: Rádio Vaticano

Papa Francisco visita Bento XVI para pedir-lhe orações pela JMJ



Cidade do Vaticano (RV) – Papa Francisco visitou, na tarde desta sexta-feira, no Vaticano, o Papa emérito, Bento XVI, a fim de pedir-lhe para acompanhá-lo, com suas orações, durante sua próxima Viagem Apostólica ao Brasil.

A JMJ/Rio2013, que foi convocada e anunciada pelo Papa emérito, será realizada pelo Papa Francisco, que quis que Bento XVI participasse espiritualmente deste grande evento juvenil. De fato, Bergoglio levou a Ratzinger o livreto do programa da viagem ao Brasil, de modo a acompanhar os diversos momentos da JMJ, e lhe entregou também a medalha comemorativa desta viagem.

Bento XVI agradeceu ao Papa Francisco e, além de assegurar-lhe suas preces, pelo bom andamento da Jornada, recordou também as JMJ precedentes, como as de Colônia (Alemanha), Sydney (Austrália) e Madri (Espanha).

O encontro de Papa Francisco e Bento XVI começou com um momento de oração, na Capela do Mosteiro “Mater Ecclesiae”, onde o Papa emérito reside, e prosseguiu com um colóquio cordial, que durou cerca de meia hora. (MT)

Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Não se destrói um ideal

Confirmar oligarcas é sinal de rendição a um sistema que oprime os pequenos e humilhados. É tempo de superação. Superar as falsas lideranças que entregam o povo de bandeja para os algozes opressores. A nossa luta tem que ser também contra o analfabetismo político, o inferno dos pobres e humilhados.

terça-feira, 16 de julho de 2013

FESTA DOS PADROEIROS: IGREJA SINTONIZADA COM O POVO




A igreja com o rosto missionário faz a abertura da festa dos padroeiros. Muito bonita! Em toda a minha vida nunca vi tanta gente fervorosa na Casa de Deus. A Igreja que ainda traz os traços de Monsenhor Barros, traz também o profetismo do Padre Matias e a sapiência do padre Lenilson. Os setores missionários estão presentes nesse evento de fortalecimento da fé.

A PARÓQUIA FAZ ABERTURA DA FESTA DOS PADROEIROS FORTALECIDA PELA UNIDADE DOS PAROQUIANOS

A programação religiosa da festa dos padroeiros traz um tema de grande importância em conteúdo que será desenvolvido durante as celebrações. É importante ressaltar a relação do tema com tudo aquilo que representa a paróquia no contexto de evangelização. A paróquia é missionária. E os jovens cristãos são chamados a fazer a diferença na condição de discípulos missionários.
"Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja" (cnbb,97), esse texto da 50ª Assembleia Geral da CNBB está interligado na temática da paróquia. A paróquia se atualiza nos fundamentos da palavra de Deus e diz para os seus jovens: "Jovens Cristãos, no Ano da Fé, ide e fazei discípulos missionários de Jesus Cristo em toda Paróquia". (CARLOS)

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O POVO DE DEUS É ACOLHEDOR

Na Bíblia encontramos a história do Povo de Deus. O povo que Deus elegeu para promovê-lo. Não somos nós que promovemos Deus é Ele que nos promove. De forma repetida dizemos que somos instrumentos de Deus para transmissão do seu projeto salvífico. Deus deseja imensamente nos salvar, Ele não vem ao nosso encontro para nos condenar. A Igreja apresenta documentos importantes para que possamos compreender o chamado, a nossa missão no mundo. Um dos documentos mais atualizado da América latina e Caribe é o Documento de Aparecida. É esse documento que está causando as mudanças necessárias no âmbito da paroquial. Setorização é algo novo para nossa realidade que faz a experiência a partir daí com formação permanente e missão. 
O povo de Deus é acolhedor e necessita da Palavra de Deus. O povo não quer espetáculo, pão e circo, quer é ser respeitado e encontrar sentido para a vida. Encontramos sentido na vida em Deus.
(CARLOS)

domingo, 14 de julho de 2013

Uma feliz visita em minha casa: Seminarista Andreson Madson


 Momentos de felicidade ao receber meu amigo Andreson Madson, seminarista da Arquidiocese de Natal que faz seus estudos e experiência missionária na Amazônia no Seminário Joaõ XXIII. Que sua vocação se fortaleça, Deus lhe conduza e proteja na caminhada pastoral.

Pastoral de Conjunto, o que é?

Para quem tem uma militância na vida de Igreja sabe da importância da pastoral de conjunto. Todos juntos ao clero formarão a base evangelizadora na paróquia no espírito de comunhão e participação. Eis um conceito que estabiliza a pastoral de conjunto. A pastoral de conjunto se centraliza na Palavra de Deus, é esta palavra que nos leva na direção de Cristo. É da vontade de Deus que as coisas aconteçam ordenadas para o bem de todos. "Por ora, basta-nos sinalizar que toda busca de Deus por parte do homem tem em Deus mesmo sua iniciativa, está guiada por sua providência e por sua mão, ainda que não o saibamos"(Ladaria). Que possamos na unidade dos cristãos ajudar na construção da civilização do amor. (Carlos: colaborador do setor I)