sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cardeal Bertone: sacerdotes diplomatas jamais cedam à rotina



Cidade do Vaticano (RV) - O Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone esteve nesta quinta-feira na Pontifícia Academia Eclesiástica de Roma para presidir às Segundas Vésperas de Santo Abade, padroeiro da escola que prepara os sacerdotes destinados ao serviço diplomático da Santa Sé junto a várias nunciaturas ou junto à Secretaria de Estado.

Como em toda forma de ministério sacerdotal, também nesta particular condição existem os seus riscos. Entre eles está o risco do habituar-se, está aquela espécie de adequação superficial à rotina do dia a dia, de acomodação a formalidades vazias que com o passar do tempo correm o risco de tornar-nos menos atentos à dimensão sobrenatural do nosso cotidiano", – frisou o purpurado.

O Cardeal Bertone recordou que com o Ano da Fé o Papa chama "toda a Igreja a uma espécie de peregrinação ao essencial, uma peregrinação que quer levar todos ao coração da experiência cristã, que é o encontro vivificante com o Cristo crucificado e ressuscitado".

"Também para nós que nos encontramos a serviço direto do Sucessor de Pedro, nos dicastérios e repartições da Cúria Romana ou nas Representações Pontifícias, este Ano quer ser um tempo de graça, uma oportunidade para aprofundar o nosso estar radicado no Senhor e redescobrir assim o sentido genuíno do nosso serviço", prosseguiu.

Daí, a exortação do Cardeal Secretário de Estado: "Quanto maior for a identificação de vocês com Cristo, maior será a paixão de vocês pela vida da Igreja, o amor pelos homens de todos os povos e nações, a capacidade de construir relações fraternas, laços de colaboração e de paz para os quais a vida comunitária atual de vocês representa uma ótima propedêutica".

"Tudo isso lhes permitirá enfrentar com mais coragem as dificuldades, por vezes não poucas, que o ministério de vocês poderá requerer, e aceitar com realismo também aqueles aspectos ligados à inevitável fragilidade da natureza humana, dos quais fazemos experiência", enfatizou.

Por fim, o Cardeal Bertone recordou o núncio na Costa do Marfim, Dom Ambrose Madtha, morto em 8 de dezembro próximo passado num trágico acidente automobilístico.FONTE: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário