quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado - reflexões do Papa Bento XVI




Celebrou-se domingo passado o Dia Mundial do Migrante e do refugiado. Ao facto se referiu o Papa, na oração do Angelus, ao meio-dia. Recordando o tema da Jornada: “Migrações: peregrinação de fé e de esperança”, Bento XVI comparou o migrante a Abraão, peregrino da esperança: “Quem deixa a própria terra, fá-lo porque espera num futuro melhor, mas fá-lo também porque confia em Deus que guia os passos do homem, como Abraão. E é assim que os migrantes são portadores de fé e de esperança”.

Na mensagem para este Dia Mundial, como aliás noutras suas intervenções passadas, o Papa chama a atenção para a precariedade da situação dos que deixam a sua terra em busca de melhores condições, convidando as nações de chegada a abrir as portas, em sinal de solidariedade. O colega italiano Alessandro De Carolis propõe algumas considerações de Bento XVI sobre este tema.: Como é que se acolhe um imigrado? Com o máximo de indiferença e com o mínimo de consideração pela sua pessoa, pela sua família, pelos fantasmas que traz consigo?!... Somos capazes de pensar no que terá sofrido ao abandonar terra e família para empreender uma viagem cheia de riscos e incógnitas?! Pensar nas situações traumáticas por que muitos imigrantes passaram é importante para quem - forças da ordem, médicos, enfermeiros, voluntários - tenta restituir um pouco de dignidade a quem tem ainda nos olhos o reflexo do inferno que acaba de viver. Há um sentido de inércia e mal-estar generalizado – chegando por vezes até a expressões de ódio – na reacção de tanta gente que, mais ou menos conscientemente, acaba por criar um deserto à volta dos migrantes. Contudo, para vós, cristãos - disse mil vezes Bento XVI - não deve ser assim: “Na sua acção de acolhimento e de diálogo com os migrantes e os itinerantes, a comunidade cristã tem, como ponto constante de referência a pessoa de Cristo, nosso Senhor. Ele deixou aos seus discípulos uma regra de ouro em conformidade com a qual se deve organizar a própria vida: o novo mandamento de amor”. (Audiência ao Pontifício Conselho dos Migrantes, 15 de Maio de 2008).

Para que na bagagem daqueles que emigram em razão de situações difíceis não haja só um calvário assegurado pela viagem e um futuro indecifrável mas “fé e esperança” – como deseja o Papa na Mensagem deste ano - é preciso promover um verdadeiro salto de civilização. E o cristianismo ajuda a mudar essa visão: “As migrações convidam a pôr em claro a unidade da família humana, o valor do acolhimento, da hospitalidade e do amor pelo próximo. Isso deve ser, todavia, traduzido em gestos quotidianos de partilha, de comparticipação e de solicitude para com os outros, sobretudo para com os necessitados (…) Eis porque a Igreja convida os fiéis a abrir o coração aos migrantes e às suas família, sabendo que eles não são somente um “problema”, mas também um recurso”. (Congresso mundial dos migrantes, 9 de Novembro de 2009).

FONTE: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário