domingo, 13 de janeiro de 2013

Ameaças de morte

Ameaças de morte: após se esconder, bispo retorna a São Félix do Araguaia

Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos de idade, retornou ao Mato Grosso após passar três semanas num esconderijo devido a ameaças de morte por defender direito de posse dos índios sobre terra indígena.


O bispo emérito de São Félix do Araguaia, MT, dom Pedro Casaldáliga, 84, retornou a Mato Grosso após passar três semanas num esconderijo em Goiás devido a ameaças de morte.

O bispo defende o direito de posse dos índios xavantes sobre a terra indígena Marãiwatsédé, no nordeste do estado. Por isso, estava sendo ameaçado por posseiros. Em novembro, a justiça os obrigou a desocupar a área de 165 mil hectares em que viviam desde 1992.

O padre Paulo Santos, assistente do prelado que se refugiou com ele, disse ao jornal 'Folha de São Paulo' que ambos retornaram a São Félix no dia 29 de dezembro. Eles foram para Goiás em 7 de dezembro, após recomendação do governo federal. A volta de dom Casaldáliga foi discutida com representantes do governo. A decisão levou em conta o apaziguamento da situação.

Todavia, padre Santos disse que dom Casaldáliga recusou a oferta de segurança feita pela presidência da república enquanto ficou refugiado e também no trajeto de volta.

Dom Casaldáliga fundou a Comissão Pastoral da Terra e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e ganhou destaque internacional por denunciar atos de madeireiros, policiais e grandes proprietários rurais durante o regime militar, época em que os índios xavantes foram expulsos de suas terras. 

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário