quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Inclusão da Juventude

Construir a liberdade não é tão fácil numa sociedade de desiguais. Estamos no início de um ano sem nenhum projeto de sociedade que sirva de referência, principalmente,  para os jovens  que se encontram sem alternativas para o mundo do trabalho. As oportunidades estão cada vez mais encolhidas, sem visibilidade. É preciso dar passos significativos para oportunizar a juventude no mundo. A juventude tem necessidade de revolucionar o mundo com sua criatividade, sua inteligência e sua força. Falta agora um projeto político econômico para promover esse importante segmento para a construção de uma sociedade justa. Sem a juventude não temos futuro. Mas, o que vem a ser jovialidade? "Jovialidade é, pois, o vigor, a essência do ser jovial"(CF2013). Portanto, não se refere a uma idade específica. É preciso ver o sentido da palavra. "Jovialidade vem de duas palavras: jovial e idade. Idade significa a essência, a força, o vigor de alguma coisa. Jovial vem de jovis, nome com que os gregos designavam o deus supremo, o deus da força do dia"(CF2013). Vamos conferir, então, qual será a proposta para introduzir a juventude na dinâmica do mundo. Os jovens precisam de apoio e valorização.
Tudo isso passa por uma nova educação. Tudo aquilo que representa atraso, sofrimento, exclusão, perseguição não é obra que se aproveite na construção de uma nova sociedade. É necessário construir uma mentalidade na juventude para que se libertem da alienação imposta, para que se fortaleçam e se transformem na esperança do povo. Ainda precisamos avançar bastante para atingir esse objetivo. Nesse sentido, a educação deve ser prioridade e sob a liderança do espírito jovial. É um sonho, mas começa assim.
Temos uma longa caminhada para tornar concreto esse sonho, com a juventude assumindo seu protagonismo. O conservadorismo da juventude é reflexo de uma política conservadora que nada muda na história. Que a jornada mundial da juventude possa ser o início de uma nova história.
(Carlos:Movimento Fé e Luz)
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário