sábado, 2 de março de 2013

Centralização do Poder



AINDA EXISTE UMA FORTE CENTRALIZAÇÃO DO PODER
É natural que se comportem de tal maneira, centralizando tudo porque na verdade, a educação que temos hoje, é reflexo de uma educação para o controle excessivo das pessoas. Assim, não há chance para autonomia, aliás, a autonomia que temos é tutelada. A qualquer momento desaparece. O mundo conservador torna todas as instituições conservadoras. Por isso que a maior preocupação de um líder é com o poder. Ele não divide. Por muitas vezes já apresentei o verdadeiro perfil de um líder. Vejam a passagem do lava-pés. Ser líder cristão, é ser servidor de todos. É formar novas lideranças para a Igreja, não para si mesmo. Ora, somente Jesus Cristo podia formar lideranças para Ele mesmo porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. E não há outro. Jesus Cristo assumiu a lógica do menor que padece. E você? Qual é a lógica que você assume em sua comunidade? Um pobre consciente torna-se uma grande preocupação para quem tem o poder como o seu deus. O pobre consciente sabe a razão que o faz pobre. É mais fácil o favorecimento do assistencialismo do que favorecer à mudança de mentalidade. Aqueles que são conscientes, mesmo empurrados para guetos, sabem porque isso acontece. A imposição gera resistência e solidariedade entre os oprimidos. Este é um ponto de grande importância. Aqueles que são considerados pequenos e descartáveis, quando se organizam se tornam grandes e fortes. Que ninguém desista de lutar por uma civilização do amor.
Um líder que tem claro o seu papel não provoca dissidências entre seus amigos, ele preserva a unidade. A lógica do poder e do maior, muitas vezes prevalece nas relações e destrói a comunidade. Para quem coordena grupos, participa de conselhos, pastorais e setores tenham clareza da importância de ser líder. Que tipo de liderança devemos ser? Que tipo de liderança estou sendo em minha comunidade? Sou um modelo de unidade ou intrigas? Centralizo tudo? A reflexão é permanente. Só para ajudar na reflexão: temos grandes lideranças mas quando foram cooptadas pelos políticos, perderam a sensibilidade do líder e ganharam a astúcia de um lobo.
Contudo, é de grande importância continuarmos a nossa missão formando lideranças que pensem diferentes, que sejam respeitados e descentralizadores. Que a paz continue a reinar em todos que desejam o bem. (Carlos: Movimento Fé e Luz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário