sexta-feira, 16 de novembro de 2012

No Dia Internacional para a Tolerância, Secretário-Geral da ONU pede respeito às diferenças

16 de novembro de 2012

Share


(ONU/Eskinder Debebe)Funcionários da ONU celebraram hoje (16) a importância da construção da tolerância e da compreensão para combater a ignorância e o extremismo.
“Em um mundo cada vez mais globalizado – no qual as sociedades se tornam mais diversas – a tolerância desempenha um papel central na convivência entre todos”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para marcar o Dia Internacional da Tolerância. “Em um contexto de pressões econômicas e sociais, alguns tentam explorar os temores e destacar as diferenças, para inflamar o ódio às minorias, aos imigrantes e às pessoas desfavorecidas”, acrescentou.
O Secretário-Geral sublinhou que a tolerância não é apenas um caminho para a convivência pacífica, mas também um motor de criatividade e inovação, uma vez que permite que as culturas compartilhem valores e um fluxo livre de ideias.
A partir de 1996, a Assembleia Geral da ONU convidou os Estados-Membros a observar o Dia Internacional para a Tolerância, em 16 de novembro de cada ano, com atividades voltadas tanto para os estabelecimentos de ensino quanto para o público em geral. A ação seguiu a partir do Ano das Nações Unidas para a Tolerância, em 1995, proclamada pela Assembleia em 1993 por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em sua mensagem para o dia, a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, ressaltou que as sociedades evoluem rapidamente e se multiplicaram os laços que ligam as pessoas, ao mesmo tempo, tornando as diferenças mais visíveis, o que pode ser uma fonte de mal-entendidos e tensão. “Com maior proximidade vieram novas ameaças que são exploradas por aqueles que buscam aprofundar as divisões”, Bokova disse. “O ‘local’ é apenas um clique de distância do” global “na era digital, e isso cria novas vulnerabilidades imprevisíveis para todas as sociedades”. (FONTE: ONU BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário