Por Itacir Brassiani
13 / Nov / 2012 10:20
O título parece demasiadamente longo,
mas é sumamente provocador e programático: “Por uma Igreja versus
populum: memória e projeto”. E o subtítulo completa e concretiza: “A
proposta missionária do Vaticano II revisitada no cinqüentenário da sua
abertura. Uma leitura espiritual e programático-pastoral”. Em outras
palavras: a virada popular da missão.
Este foi
o tema de uma jornada de estudos promovida em Roma no último sábado (10
de novembro) pelo SEDOS (Serviço de Documentação e Estudos, fundado e
mantido por um grupo de Congregações religiosas missionárias). A
reflexão foi conduzida pelo missiólogo Pe. Paulo Suess, alemão radicado
no Brasil há quase 50 anos.
Com sua reconhecida competência acadêmica e indiscutível compromisso sócio-eclesial, Paulo Suess organizou sua exposição em quatro blocos temáticos articulados: 1) A articulação e fio condutor dos Documentos do Vaticano II; 2) Os eixos temáticos transversais dos Documentos; 3) A caminhada: da missão colonial à descolonização; 4) Horizontes: desafios e compromissos.
Segundo
Paulo Suess, na constituição Lumen Gentium (que, para a missiologia, é
mais importante que Ad Gentes), o Vaticano II opera uma revisão
eclesiológica, propondo o povo de Deus como sujeito, e o mundo
contemporâneo como lugar da missão. Quanto ao modo de concretizar a
missão, o Concílio propõe o aggiornamento com o mundo moderno
(perspectiva macro-estrutural) e a encarnação/inculturação na realidade
concreta (perspectiva micro-estrutural).
No percurso percorrido pela Igreja e pela missão a partir do Concílio (da missão colonial à descolonização), que na América Latina teve a importante contribuição das diversas conferências do CELAM, passamos: a) da idéia de território missionário ao conceito de Igreja missionária por natureza; b) da doutrina do monopólio católico da salvação ao diálogo interreligioso; c) da missão ad gentes à missão inter gentes e com as vítimas; d) do eclesiocentrismo à centralidade do Reino de Deus.
Discutindo os horizontes, desafios e compromissos atuais da missiologia, Paulo Suess propõe três: a) o reconhecimento e a afirmação dos pobres e dos ‘outros’ como sujeitos e mediadores da missão, b) o reconhecimento e a afirmação efetiva dos leigos e leigas como sacerdotes, profetas e apóstolos; c) a edificação de uma Igreja autóctone ou local, passando de uma perspectiva de supervisão para a inculturação.
Penso que podemos reduzir a proposta de reflexão missiológica desenvolvida pelo Pe. Suess em duas metáforas, rebatidas por ele mesmo. A primeira, lembra que a atividade missionária hoje deve ser mais semelhante à do jardineiro que à do caçador de borboletas: deve se preocupar em cultivar um jardim, com flores belas, diversificadas e perfumadas, que atraiam e deleitem as borboletas que, todavia, continuarão voando livres. A segunda, sublinha que Jesus foi carpinteiro, e não pedreiro: ele não se dedicou a construir muros que isolam e separam, mas fabricou portas e janelas, que facilitam a comunicação e o relacionamento. Nossa preocupação não deve ser de ‘abrir casas’ em ‘territórios de missão’ mas de iniciar caminhos missionários sintonizados com o mundo de hoje e comprometidos com os povos, particularmente com as vítimas.
O mesmo tema abordado na jornada promovida pelo SEDOS foi retomado pelo Pe. Suess na manhã de domingo (11 de novembro), de uma forma mais abreviada e relacionado com a questão da ‘nova evangelização’, com um grupo de religiosos/as brasileiros que vivem em Roma. Mais tarde ele se encontrou com as leigas e leigos migrantes brasileiros em Roma, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Igreja Santa Maria della Luce no bairro Trastevere) e presidiu a missa da comunidade. Ao todo, as duas jornadas reuniram em torno de 120 religiosos/as, padres e leigos.
Itacir Brassiani, msf*
*Conselheiro Geral dos Missionários da Sagrada Família - Roma
Com sua reconhecida competência acadêmica e indiscutível compromisso sócio-eclesial, Paulo Suess organizou sua exposição em quatro blocos temáticos articulados: 1) A articulação e fio condutor dos Documentos do Vaticano II; 2) Os eixos temáticos transversais dos Documentos; 3) A caminhada: da missão colonial à descolonização; 4) Horizontes: desafios e compromissos.

No percurso percorrido pela Igreja e pela missão a partir do Concílio (da missão colonial à descolonização), que na América Latina teve a importante contribuição das diversas conferências do CELAM, passamos: a) da idéia de território missionário ao conceito de Igreja missionária por natureza; b) da doutrina do monopólio católico da salvação ao diálogo interreligioso; c) da missão ad gentes à missão inter gentes e com as vítimas; d) do eclesiocentrismo à centralidade do Reino de Deus.
Discutindo os horizontes, desafios e compromissos atuais da missiologia, Paulo Suess propõe três: a) o reconhecimento e a afirmação dos pobres e dos ‘outros’ como sujeitos e mediadores da missão, b) o reconhecimento e a afirmação efetiva dos leigos e leigas como sacerdotes, profetas e apóstolos; c) a edificação de uma Igreja autóctone ou local, passando de uma perspectiva de supervisão para a inculturação.
Penso que podemos reduzir a proposta de reflexão missiológica desenvolvida pelo Pe. Suess em duas metáforas, rebatidas por ele mesmo. A primeira, lembra que a atividade missionária hoje deve ser mais semelhante à do jardineiro que à do caçador de borboletas: deve se preocupar em cultivar um jardim, com flores belas, diversificadas e perfumadas, que atraiam e deleitem as borboletas que, todavia, continuarão voando livres. A segunda, sublinha que Jesus foi carpinteiro, e não pedreiro: ele não se dedicou a construir muros que isolam e separam, mas fabricou portas e janelas, que facilitam a comunicação e o relacionamento. Nossa preocupação não deve ser de ‘abrir casas’ em ‘territórios de missão’ mas de iniciar caminhos missionários sintonizados com o mundo de hoje e comprometidos com os povos, particularmente com as vítimas.
O mesmo tema abordado na jornada promovida pelo SEDOS foi retomado pelo Pe. Suess na manhã de domingo (11 de novembro), de uma forma mais abreviada e relacionado com a questão da ‘nova evangelização’, com um grupo de religiosos/as brasileiros que vivem em Roma. Mais tarde ele se encontrou com as leigas e leigos migrantes brasileiros em Roma, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Igreja Santa Maria della Luce no bairro Trastevere) e presidiu a missa da comunidade. Ao todo, as duas jornadas reuniram em torno de 120 religiosos/as, padres e leigos.
Itacir Brassiani, msf*
*Conselheiro Geral dos Missionários da Sagrada Família - Roma
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