terça-feira, 9 de outubro de 2012

  Home > Igreja > 09/10/2012 19:38:39




Povo haitiano não desiste e continua lutando por uma vida melhor


Porto Príncipe (RV) - Passaram-se quase três anos do terremoto no Haiti que destruiu 90% das escolas, 60% dos hospitais, matou milhares de pessoas, deixou mais de 350 mil feridos e mais de um milhão de crianças órfãs.

A metade da população haitiana vive com menos de um dólar por dia, 500 mil pessoas estão desabrigadas, 90% das crianças sofrem de doenças causadas pela água contaminada. Além disso, a cólera está assolando o país e a crise econômica internacional atingiu essa nação já duramente provada.

No entanto, a população nunca desistiu e continua lutando por uma vida melhor. Recentemente, mais de 3 milhões de crianças voltaram às escolas, mais de 20 mil nos institutos salesianos presentes no Haiti. Desse número, mais de 10 mil fazem uma refeição por dia na Obra das Pequenas Escolas do Padre Bohnen.

Uma nota enviada à Agência Fides destaca que os missionários salesianos vivem no Haiti há mais de 75 anos, trabalhando com as crianças pobres, mulheres e doentes.

Segundo dados do Banco Mundial, várias intervenções parecem testemunhar o desejo de renascimento desse país, como a remoção de 11 milhões de metros cúbicos de detritos que tornou novamente possível o movimento pelas ruas, um milhão de pessoas deixou os campos de deslocados e seiscentas mil terão em breve acesso à eletricidade.

As Missões Salesianas de Madri fez um apelo em favor da solidariedade promovendo a campanha "75 anos no Haiti", que convida a comunidade internacional a continuar trabalhando e ajudando os missionários para que essa nação não seja esquecida. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário